Resenha: Por Trás de Seus Olhos, de Sarah Pinborough - Jurista Geek

22/03/2021

Resenha: Por Trás de Seus Olhos, de Sarah Pinborough


Quando as pessoas começaram a me indicar a minissérie da Netflix Por Trás de Seus Olhos e eu descobri que se tratava da adaptação de um livro, eu resolvi ler a história original antes de assistir à série, e assim o fiz. Lançado originalmente em 2017, o livro foi escrito pela autora inglesa Sarah Pinborough

 

Louise é mãe solteira que mora com o seu filho, Adam, em um apartamento na cidade de Londres. Trabalhando como secretária de uma clínica psiquiátrica, sua rotina se resume ao trabalho e aos cuidados do filho e da casa. Em uma de suas raras saídas à noite, ela conhece David e, apesar de ter acontecido apenas um beijo, ela acaba envolvida por aquele homem que acabara de conhecer. Tudo muda, porém, quando Louise descobre que o homem do bar é ninguém menos do que seu novo chefe, e o pior: ele é casado. Constrangida, ela faz questão de esclarecer que tudo não passou de um beijo e que eles podem seguir a sua rotina de trabalho sem nenhum imbróglio. 


O problema é que os dois não cumprem o combinado e acabam mantendo o caso. Para piorar a sequência de erros, a mãe do pequeno Adam ainda se torna amiga de Adele, esposa de David. À medida em que Louise tenta se afastar, mais ela acaba envolvida naquele casamento incomum e, à medida em que a história do casal é revelada, são formuladas inúmeras perguntas sem resposta em sua mente (e também na do leitor).


"Tenho consciência de que deveria abrir mão de um dos dois, mas não consigo. É como se estivesse enredada ao redor do casal, entrelaçada entre eles. Quanto mais me apaixono por David, mais fascinada fico por Adele. É um círculo vicioso". 


"Há portas da mente a serem abertas, mas não como eles pensam. De modo algum. Como eles lidariam com a verdade? Provavelmente precisariam de terapia".


Antes de dar a minha opinião sobre a obra, eu preciso dizer que subestimei essa história. Sim, mesmo com inúmeras pessoas falando que não dava para esperar aquele desfecho, eu pensei: duvido, eu sempre acerto em alguma das minhas teorias quando leio um mistério. Em parte, isso aconteceu e eu consegui prever o desfecho, mas o que é revelado em seguida... Realmente, nem se passou pela minha cabeça. Fui feito de trouxa pela autora assim como faz a Agatha Christie 😂. Inclusive, nessa obra há vários elementos familiares para quem costuma ler o gênero, mas isso não a desmerece e, particularmente, não me incomoda. 


A história é narrada em primeira pessoa e os capítulos são alternados entre Louise e Adele. Alguns destes, intitulados como Antes, remetem ao passado de Adele. Os personagens são muito bem construídos, cada um com suas devidas características, mas o destaque vai, sem dúvidas, para Adele, que, apesar de se mostrar um tanto submissa ao marido, vai revelando cada vez mais do seu próprio eu e de sua personalidade manipuladora. 


Por Trás de Seus Olhos é, realmente, um bom mistério. Apesar de eu achar que o ritmo da história foi um pouco lento para um livro do gênero, principalmente no começo, isso acabou não me incomodando, porque a escrita da autora é bem envolvente e fisga o leitor de um jeito que ele não sossega enquanto não chega no desfecho. Para quem gosta de bom mistério e de um plot twist à la Stephen King, com um toque sobrenatural, acredito que será uma leitura bem satisfatória, assim como foi para mim. 


Irei, então, assistir à adaptação da Netflix e espero que esta seja bem fiel ao livro. Posso até, em breve, escrever um post aqui no blog com a minha opinião sobre a minissérie. Deixarei o trailer da mesma ao fim deste post. 


Por Trás de Seus Olhos | Sarah Pinborough

Intrínseca | 352 p. | 2017 


21 comentários:

  1. Oi Gleydson!!

    Eu não li o livro porque me deu preguiça e resolvi ver a série primeiro e depois da série eu perdi completamente a vontade de ler o livro HAHAHAHAHAH
    Eu consegui ligar os pontos da história bem no começo da série e depois as coisas foram se desenrolando e eu torcendo pra não ser o que eu imaginei e era exatamente isso, achei o plot da série meio estranho e bem pobre, ai acabei perdendo a vontade de ler o livro por agora, mas acho que em breve vou dar uma chance, quem sabe é diferente né?!
    Adorei teu post!

    ResponderExcluir
  2. Tenho curiosidade para ler o livro e farei isso antes de ver a adaptação porque sempre acho o livro mais completo e quero a experiência toda com esse enredo. Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Imagino que a leitura seja bem intensa e estou pensando em ler por conta das ótimas recomendações que estou vendo.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Comigo farei o contrário pois como é um gênero que ainda não desbravo muito, vou aos poucos hehehe Mas adorei saber que tem uma vibe Stephen King, o que quer dizer que é bom. Ótima resenha, e espero que goste também da adaptação!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?
    Já tinha ouvido ótimos comentários sobre o livro, mas ainda não li. Pretendo ler em breve, até para ver a série tb
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gleydson! Me parece um ótimo livro para se desbravar. Que bom que gpstou da obra. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Gleydson,
    Gostei muito de ler sua resenha. Tenho lido algumas resenhas que me deixaram na dúvida se iria gostar da leitura. Gosto de saber que a autora nos faz de trouxa estilo Agatha Christie, mas o toque sobrenatural que acaba comigo. Acredito que vou ficar somente com a série, até porque estou bem curiosa para conhecer a história, só acho que não iria gostar da leitura.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  8. Amei o post, esse filme está na minha lista, não sabia que ele era adaptação de um livro. Tomara que ele tenha superado as expectativas de quem gosta da história! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem ?
    Eu já tinha visto na Netflix, mas como não me chamou a atenção (até agora) eu nem imaginava do que se tratava. É um contexto bem intrigante né ?!
    Eu fico em dúvidas se vou gostar ou não, mas a minha atenção você chamou, diferente da Netflix rsrs.
    Dica anotada para ao menos ver se gosto.
    Um mistério sempre é algo bom a ser desvendado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, Gleydson.
    Eu gostei bastante do livro e também fui feita de trouxa. Só não dei nota máxima porque não gostei de repente a autora ir para um lado sobrenatural. E também já tinha visto um final parecido no filme A Chave Mestra.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Gleydson!
    Faz tempo que não navego pelo Netflix, estou desatualizada sobre filmes e séries, mas achei interessante o enredo, através da sua resenha, deu para perceber que além de adultério temos também vários problemas sobre esse trio, ador mistério e acho que vou adorar esse também. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  12. OOi

    Ao contrário de você eu nunca adivinho os mistérios desses livros, e adoro que eu sempre me surpreendo de uma forma positiva. Ainda não li esse livro e estou me segurando para não assistir a série.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  13. Eu não me dou muito bem quando os capítulos misturam passado com presente, mas lendo sua resenha, me parece que foi bem dividido. Parece bem interessante esse suspense.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser muito bom. Mas, eu gosto mais de romance.
    Talvez eu assista à série da Netflix.
    Adorei a sua resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi! Eu também fui enganada pela autora, que soube bem segurar o mistério até a última página e apresentar um desfecho surpreendente. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Oi Gleydson, tudo bem?
    Achei o livro muito bom, mas odiei o desfecho hahaha! Não curto quando envolvem algo sobrenatural em thrillers porque eu acho eles agoniantes justamente pela proximidade com a realidade, sabe? Entre livro e série, preferi a série.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  17. Oi Gleydson, tudo bem?

    Apesar das várias resenhas positivas que li desse livro, confesso que não senti aquela curiosidade em conhecer a obra. Estou pensando em dar uma chance a minissérie da Netflix. Se gostar dela é capaz de dar uma chance ao livro.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  18. Oii,
    Amei a resenha. Mesmo com tantas opiniões após o lançamento da adaptação, eu ainda fiquei com receio de começar a ler o livro. A sua resenha foi sincera e super detalhada, gostei que a autora surpreendeu um pouco. Ainda não vi a série na Netflix, mas só com a resenha do livro já fiquei amsiosa pra assistir.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  19. I want to keep reading the book. It feels good
    bundles cheap

    ResponderExcluir
  20. O livro eu não li, mas a série está na minha lista. Tinha até me esquecido dela. Preciso assistir!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    Romantic Girl

    ResponderExcluir

Subir