Resenha: Origem, de Dan Brown - Jurista Geek

15/04/2020

Resenha: Origem, de Dan Brown


Como eu já mencionei algumas vezes aqui no blog, Dan Brown é um dos meus autores favoritos. Assim como a maioria, eu conheci o autor através de O Código Da Vinci, sua obra de maior sucesso, há muitos e muitos anos atrás. Lembro de, na época, ter "devorado" o livro de uma vez só e me apaixonado pela riqueza de detalhes históricos incluídos na estória. Em 2017, o autor lançou Origem, o quinto volume da série que acompanha o professor e simbologista Robert Langdon, mas eu acabei realizando a leitura somente agora em 2020.

Em Origem, o protagonista recebe um convite para assistir a uma apresentação no Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, que promete mudar o futuro da ciência e da religião. O responsável pela descoberta é Edmond Kirsch, futurólogo famoso por suas previsões e invenções tecnológicas. Curiosamente, ele foi um dos primeiros e melhores alunos de Langdon em Harvard e, com o passar dos anos, ambos se tornaram grandes amigos. Segundo Kirsch, a sua descoberta irá responder duas grandes dúvidas da humanidade: de onde viemos e para onde vamos?

Além dos convidados presentes no museu, o evento é transmitido para todo o mundo, sendo assistido por milhões de pessoas. Quando a apresentação se inicia, tudo corria como o planejado, mas um grande imprevisto a coloca a perder e a descoberta do futurólogo corre o risco de ser perdida para sempre. Langdon, então, percebe que é o único capaz de desvendar o segredo de Kirsch e transmiti-lo para o mundo.

Acompanhado de Ambra Vidal, diretora do museu, noiva do príncipe da Espanha e amiga de Kirsch, e com a ajuda de um sistema de inteligência artificial chamado Winston, Langdon tentará fugir de Bilbao para Barcelona, onde pretendem encontrar uma senha para desvendar o segredo do futurólogo. Do contrário, a humanidade nunca saberá do que se tratava.

Em sua jornada, Langdon terá que enfrentar um grande inimigo disposto a manter o segredo de Kirsch longe de tudo e de todos. Em meio a fatos históricos e descobertas, o professor de simbologia e a diretora do museu precisam lidar com o extremismo de uma determinada religião e um inimigo que parece estar instaurado no Palácio Real da Espanha manipulando todos à sua volta.

"Esta noite sejamos como os primeiros exploradores - declarou Kirsch -, os que deixaram tudo para trás e partiram por vastos oceanos... os que vislumbraram pela primeira vez uma terra que jamais tinha sido vista... os que caíram de joelhos ao perceber, admirados, que o mundo era muito maior do que suas filosofias tinham ousado imaginar."

Sabemos que várias são as críticas quanto à formula que Dan Brown utiliza em suas obras: muitos a julgam ultrapassada, repetitiva e dizem que a série com o Robert Langdon "já deu o que tinha que dar". Sinceramente, não concordo com essa linha de pensamento. Para mim, o autor continua extremamente envolvente em sua escrita e sua narrativa ainda é capaz de conduzir-nos através de todos os lugares que ele descreve, com uma riqueza de detalhes absurda, em especial sobre obras e construções históricas.

Quando leio uma das obras de Brown, me pego formulando inúmeras teorias, mas nunca as acerto por completo. Em Origem, consegui adivinhar alguns pontos da estória (talvez por eu já estar bastante acostumado com o gênero e com a escrita do autor), mas, ainda assim, me peguei boquiaberto em vários momentos. O autor sabe como nos deixar na exata posição em que ele quer que estejamos para que as surpresas que ele preparou sejam chocantes.

Sobre os personagens, preciso dizer que Langdon continua extremamente brilhante! Ele é, de longe, o meu personagem favorito dos autores que gosto. Os personagens secundários, por sua vez, estão cada vez mais bem construídos e, a cada novo livro do autor, mais complexos, fascinantes e deveras surpreendentes. Aproveito para destacar Edmond Kirsch, que é a grande celebridade da obra e poderia até mesmo disputar com Langdon o posto de protagonista de Origem.

À Editora Arqueiro direciono os meus agradecimentos por todo o cuidado com os detalhes ao publicar as obras de Dan Brown. Para os fãs de um autor, isso é muito importante. Li o livro no meu Kindle, mas tive a oportunidade de folhear e analisar a edição física pertencente a uma amiga e destaco que a edição possui todos os requisitos para uma leitura confortável.

Origem é uma obra capaz de nos fazer repensar inúmeras questões acerca de nossa existência e, principalmente, de como a tecnologia interfere em nossas vidas. Ao iniciar a leitura, você terá uma grande dificuldade de parar. Dan Brown continua deveras brilhante.

Origem | Dan Brown
Editora Arqueiro | 432 p. | 2017
Ótimo

64 comentários:

  1. Oiii,

    Eu tenho um misto de muita vontade de ler esta série, principalmente por causa das inúmeras teorias que eu sei que irei elaborar, mas ao mesmo tempo eu tenho uma preguiça tão grande que não sei nem explicar kkkkk. Mas eu tenho um amigo que ama de paixão, quem sabe algum dia eu não dê uma chance para ver se me encanto tanto quanto vocês.

    Beijinhos...
    http://equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre há algum leitor que a gente conhece que AMA os livros do Dan Brown. Do meu grupo de amigos, esse leitor sou eu haha. Beijos!

      Excluir
  2. Eu nunca li anda do Dan Brown e nem sei o motivo, porque acho que vou curtir suas histórias. Adorei suas considerações sobre este livro, mas pretendo começar a conhecer sua obra por Anjos e Demônios.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, começar por Anjos e Demônios é uma boa, afinal, foi o primeiro com o Robert Langdon a ser publicado. E é sensacional também, um dos melhores! Bjs...

      Excluir
  3. Oi, Gleydson como vai? Eu li este livro e gostei muito, aliás Dan Brown dispensa comentários não é mesmo. Que bom que você gostou dos livros. Leia outros livros do autor, pois é sempre agradável lê-los. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como dispensa comentários! Eu já li quase todas as obras do autor, sim, só restam Ponto de Impacto e Fortaleza Digital. Abraço!

      Excluir
  4. Olá!
    Conheço o livro mas, ainda não o li. Quero ler em algum momento da minha vida mas, ainda não é o meu momento dessa leitura. Gostei da sua resenha e sei que o livro aborda muitas questões.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Espero que, quando ler, goste bastante. Bjs!

      Excluir
  5. Oi Gleydson.

    Eu tenho este livro aqui em casa e já adicionei na meta de leitura juntamente com outros livros de Dan Brown. É bom saber que você gostou da leitura e sua opinião despertou muito minha curiosa.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que despertou sua curiosidade, Kênia! Dan Brown é tudo haha. Bjs!

      Excluir
  6. Oie
    Eu amo o Langdon mas dei uma pausa depois Inferno . Tive uma ressaca literária e não me conectei tanto com a leitura . O meu preferido é Anjos e Demônios em Roma. Amoo hahahaha

    Bjos e Cheiros
    Blog Livreando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, uma pena que Inferno tenha te dado ressaca literária. Entre os livros do Dan, Inferno é o que menos prefiro, porém, tem os seus ápices também e eu o adoro. Anjos e Demônios é incrível, não é? Assim como a adaptação cinematográfica. Beijos!

      Excluir
  7. Nunca li nenhum livro dele, mas vi os filmes.
    Parabéns pela resenha.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois primeiros filmes são bem fieis, porém, Inferno não foi bem adaptado. Confesso que eu odiei o roteiro, infelizmente. Abraços!

      Excluir
  8. Olá, tudo bem? Eu tive uma experiência bem ruim com essa obra, estava cheia de expectativas em relação a escrita do autor e não fui surpreendida como esperava, achei essa história bem ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que pena. Talvez você não se dê bem com o gênero ou com a escrita do autor... ou simplesmente não tenha gostado, não é? Um livro nunca agrada a todos.

      Excluir
  9. Um dos únicos livros que não li do autor e acabei passando outros na frente antes de ler. Fiquei bem animada quando lançou, depois acabei esquecendo. Preciso ler em breve.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, Leyanne! Não esquece de me contar o que achou, viu? Espero que você ame também. Bjão!

      Excluir
  10. Eu AMO os livros do Dan Brown mas só li aos três primeiros com o Robert Langdon. Estou doida para ler Inferno e Origem e sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Entendo o fato de alguns não gostarem muito da forma de escrita do autor e acredito que isso se deva ao número de informações que nos são despejadas no decorrer das histórias mas isso é o que mais gosto dos seus livros já que amo história. Quero muito ler ele. Dá para ler antes de Inferno ou tem que ser na ordem?Pq os outros dá para ler de forma independente.

    Abraço,
    Parágrafo Cult | @paragrafocult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo haha. Inferno é o "menos preferido" da minha lista dos livros do Dan, mas, ainda assim, é muito bom. Dá para ler antes de Inferno sim, tem esse ponto positivo na série do Robert Langdon. Abraços!

      Excluir
  11. Oi Gleydson,
    Aqui em casa, quem gosta do autor é minha mãe. Vou até ver se ela já tem esse livro.
    Eu nunca li nada dele, prefiro mais os romances, confessom, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que dizer da sua mãe que nem conheço e já adoro? Bem orkut essa frase hahaha. Enfim, espero que você dê oportunidade algum dia e ame tanto quanto a sua mãe. Beijos!

      Excluir
  12. legal conhecer mais do livro por aqui, minha mãe é super fã de Dan Brown, tem tds os livros dele

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito bom ver que as mamães curtem o Dan Brown. Acho que devo apresentar os livros dele à minha mãe também, quem sabe ela goste. Bjs!

      Excluir
  13. Olá, Gleydson.
    Eu gosto bastante dos livros do autor. E até fiquei bastante interessada nesse na época do lançamento, mas confesso que por estar mais caro acabei deixando para comprar depois e acabei esquecendo dele hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estava bem carinho mesmo no lançamento. Acho que foi esse o mesmo motivo de acabar não comprando-o na época haha. Abraços!

      Excluir
  14. Oi, Gleydson!
    Obrigada pelo comentário lá no blog! Estou seguindo o seu, muito lindo aqui!
    Não curto muito livros que não são de romance, rs. Mas essa história em um filme, eu super veria.
    Beijos!
    Gêmeas De Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu não gosto tanto assim de histórias de romance haha. Assista aos filmes adaptados dos outros livros do Dan, aposto que você vai curtir. Bjs!

      Excluir
  15. Nossa! Faz tempo que li algo do Dan Brown. Provavelmente lerei esse, já que esse ano quero tentar voltar a alguns gêneros que nunca mais li
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #SorteiodaAmizade no twitter; três livros, um ganhador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, pode até começar por esse. Aposto que você vai amar também. Bjssss!

      Excluir
  16. Oi, Gleydson

    Infelizmente eu nunca consegui dar prosseguimento nas leituras dos livros do Dan e isso me deixa muito frustrada, pois acho os filmes excelentes e imagino o quão melhor são os livros. Este eu comecei a ler na época do lançamento porque recebi da editora, mas mais uma vez travei e deixei pra lá. E desde então não tentei mais. Preciso fazer uma nova tentativa, porque a gente sempre amadurece nossos hábito de leitura e pode ser que agora o ritmo funcione pra mim, né?

    Beijo
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os livros são bem melhores! Principalmente Inferno, porque o filme é muito ruim comparado ao livro. Os outros eu acho geniais, mas o roteiro do filme Inferno realmente deixou muito a desejar. Espero que você consiga e ame! Bjs!

      Excluir
  17. Olá

    Normalmente os que criticam o trabalho de Dan Brown são os mesmos que defendem as obras de King haha e falo mesmo, porque é ele que não cansa de enfiar crianças e "monstros" em seus livros e o povo consome sem reclamar, Brown já traz roteiros bem distintos e com detalhes realmente relevantes e adoro isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas podiam ser fã dos dois, assim como eu haha. Ambos são dois dos meus escritores favoritos. Bjs!

      Excluir
  18. Oi Gleydson!!

    Dan Brown fez parte da minha lista de autores que eu não tenho interesse de fato em ler os livros, mas, que nunca perco a oportunidade de ver a adaptação do livro!! kkkkk me desculpe, sei que isso não é exatamente legal. Mas é perceptível em sua resenha o quanto você gosta do autor e de suas obras, fico feliz que mais uma vez ele tenha te entregado um trabalho que te promoveu um boa leitura!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Haha. Pois desde que li o meu primeiro livro dele, nunca mais parei. O considero um autor incrível. Apesar de eu curtir ele bastante, eu seria sincero caso eu não tivesse gostado. Inferno, por exemplo, teve pontos baixos que não me agradaram tanto, porém, ainda assim, gostei bastante. Abraços!

      Excluir
  19. Hey Gleydson! Tudo bem?
    Eu tenho muita curiosidade em conhecer a escrita do Dan Brown, mas não sei pq nunca peguei um livro dele pra ler. Olha aqui a oportunidade! Adorei a resenha!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm, tá esperando o quê para conhecer? Hahaha. Espero que você ame tanto quanto eu quando ler. Obrigado por comentar aqui também, abraços!

      Excluir
  20. Olá Gleydson,

    Todos mundo lê e fala do autor, mas não tenho muito interesse em ler nada dele, quem sabe eu mude de ideia.

    Abraço.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, possa ser que o gênero não te agrade tanto... Mas enfim, cada um com seus próprios gostos literários, não é? Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  21. Oi Gleydson,

    Eu confesso que nunca li nada do auto, mas pelo estilo de leitura dele eu acredito que iria curtir suas obras.
    Quero começar pelo Código da Vinci para ver o que acho, mas esse eu estou de olho também.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm, ótima ideia! Na época em que eu comecei a ler Dan Brown, o primeiro também foi Código Da Vinci e, desde então, me apaixonei pela escrita do autor. Espero que você curta bastante, viu? Bjsss!

      Excluir
  22. Olá!!!
    Talvez eu seja uma das pessoas que nem você não consegue enjoar da escrita do Brown e continuo tentando decifrar os mistérios nos livros do autor que são muito boas.
    Eu não li os outros livros do autor que não são ligados ao professor, pois gosto muito desse personagem em espcífico.
    De todo modo adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Acho que, para mim, é impossível enjoar kkkk. Amo demais! Fico muito feliz que tenha gostado da resenha, viu? Bjs!

      Excluir
  23. Eu sempre leio resenhas positivas dos livros do autor, mas ainda não tive oportunidade de ler um desses livros. Origem e Código da Vinci estão na minha listinha. Ótima resenha, gostei das pontuações feitas.

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade logo. Entre Origem e O Código Da Vinci, te indico começar por este. Bjs!

      Excluir
  24. Oi! Tudo bem? Eu não li esta obra do autor, mas outros livros dele que li me deixaram bem satisfeita. Considero os livros dele muito intrigantes e interessantes. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm, são intrigantes demais da conta haha. Eu gosto porque ele nos leva para vários lugares históricos, também, e conta detalhes etc. É como uma viagem. Bjs!

      Excluir
  25. Infelizmente eu não me dou bem com o gênero :( ja tentei ler o código da vinci mas não curti, em contrapartida adoro os filmes aosijaijs

    https://talodemaca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelos comentários desse post, descobri que a maioria dos que não curtem muito os livros, adoram os filmes haha.

      Excluir
  26. Olá!! Obrigada por visitar meu blog! Vim aqui conhecer seu trabalho e gostei bastante. Já estou te seguindo.
    Nunca li nada do Dan Brown, mas pretendo assim que diminuir um pouco minhas metas de leitura. É bom quando o autor consegue nos deixar de boca aberta... Realmente a tecnologia molda nossas vidas hoje em dia.

    Fiz uma nova postagem e gostaria muito da sua opinião.💟😽

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha curtido, Paloma. Fico todo feliz com um feedback desses ❤ Pode deixar que vou lá no seu blog conferir o seu post. Bjs!

      Excluir
  27. Gostei bastante do livro também, inclusive foi o primeiro que resenhei no meu blog. Gosto bastante do Dan Brown por misturar história, arte, religião e ciência sem ser superficial na estória, acho isso fantástico.

    Acabei mudando o nome do blog de Tertúlia para Wall's Books, para fazer referência tanto aos livros da parede quanto ao meu nome Victor "WALL"ace.

    Já estou seguindo com a nova conta,
    Abraços!

    https://wallsbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber que foi o primeiro livro que você resenhou no seu blog. Obrigado por avisar aqui da mudança no nome e endereço do blog, já que eu costumava visitar o Tertúlia. Adorei a nova nomenclatura, obrigado por seguir! Abraços.

      Excluir
  28. Quero muito voltar a ler Dan Brown, só li os quatro inciais (Anjos e Demonios, Codigo Da Vinci, Fortaleza Digital e Ponto de Impacto), mas sempre adorei a escrita dele. Tenho O Símbolo Perdido mas nunca me animei pra ler, acho que é porque as aventuras do Robert eu sempre lia nas edições ilustradas, e senti falta disso. Por isso acabei parando de ler. Mas todo mundo elogia muito Origem, ainda quero dar uma chance.

    beijos
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Símbolo Perdido é um dos meus favoritos dele, sem dúvidas! Só não li ainda Fortaleza Digital e Ponto de Impacto, mas quero fazê-lo ainda em 2020. Espero que goste de Origem quando tiver a oportunidade de ler. Bjs!

      Excluir
  29. Oi Gleydson,

    retribuindo a visita e já seguindo. Essa série é uma daquelas que eu senti vontade de ler quando começou e não fiz e agora que já tem tantos livros eu sinto preguiça. Adorei sua resenha, mas achei o livro um pouco confuso. Acho que formaria muitas teorias na cabeça, mas ao mesmo tempo talvez eu nem chegue a entender toda essa complexidade sabe?

    beijos

    https://tear-de-informacoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que esse sentimento de confusão invade muitos leitores. Já eu adoro essa complexidade, formulo várias teorias haha. Bjs!

      Excluir
  30. Olá, tudo bem?
    Eu sou apaixonada pelos livros do autor e morro de vontade de ler Origem desde o lançamento, adorei poder ver um pouco mais sobre o livro aqui na sua resenha, parece ser mais uma obra do autor que vai me fascinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acredito que surtirá o mesmo efeito em você, já que também é fã do autor ❤

      Excluir
  31. Eu nunca li nada do autor, acredita? Eu assisti as adaptações, mas os livros ainda não, espero poder fazer em breve. Lembro bem do lançamento desse livro, foi um sucesso só! Adorei saber mais dele através desse post, que ficou incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito sim haha. Muita gente só assistiu às adaptações mesmo, mas espero que tu leias alguma(s) e goste tanto quanto eu, viu? Abraços ❤

      Excluir
  32. Oi, anjo!!!
    Nunca li nada do autor.
    Tenho "Inferno", mas ainda não bateu aquela vontade de ler, haha!
    Que bom que foi uma experiencia boa pra voce. Espero ler em breve!

    Beijinhos 😗
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que Inferno é o meu livro do autor menos preferido, porém, é muito bom, ainda assim. Caso você leia e não se agrade tanto, te aconselho a não desistir do autor haha. Bjs! 😘

      Excluir

Subir