Resenha: Aprendizados, de Gisele Bündchen - Jurista Geek

01/11/2019

Resenha: Aprendizados, de Gisele Bündchen

Aprendizados, de Gisele Bündchen - Editora BestSeller

Desde que Gisele Bündchen anunciou Aprendizados em seu perfil no Instagram, me senti instigado a ler. Confesso que a modelo sempre chamou a minha atenção, seja por sua beleza única e espetacular ou pelo seu modo de se posicionar acerca de causas importantes como o meio ambiente. Logo, me veio o questionamento: o que ela teria a nos dizer/ensinar? 

"O que poderia ser mais importante do que nos conhecermos profundamente e expandirmos continuamente nosso autoconhecimento? (...) No fim das contas, a relação mais duradoura e mais importante que qualquer um de nós vai ter na vida é com a gente mesmo."

Escolhi a frase acima para iniciar minha resenha, pois ela diz bastante a respeito da obra. Em seu primeiro livro, a über model, até então sempre reservada sobre sua vida pessoal, se abre por inteiro para que o leitor possa adentrar em seu íntimo, conhecendo fatos de sua infância à sua ascensão no mundo da moda.

O livro se divide em oito capítulos, isto é, oito lições, através das quais Gisele conta a sua trajetória.  Sempre disciplinada, ela nos ensina como lida com os obstáculos de sua vida e a maneira como tenta tirar sempre o melhor deles. Tendo saído de casa muito cedo (se mudou para Nova Iorque aos dezesseis anos), ela percebeu que precisava se virar como podia, e tamanha disciplina a ajudou nisso.

Bündchen, porém, explica que precisou de um "despertar" (como ela própria denomina suas crises de pânico que se iniciaram aos vinte anos de idade) para entender o pedido de socorro de seu corpo e de sua mente. Quando procurou ajuda profissional, ao invés de tomar a medicação prescrita, mudou completamente os seus hábitos, dentre os quais cortou o açúcar de sua dieta, parou de fumar e começou a praticar ioga.

Entre inúmeros outros aprendizados, ficamos sabendo, também, como a gaúcha veio a se tornar a modelo mais bem paga do mundo, assim como todos os sacrifícios necessários para progredir na carreira. Ela dá todos os créditos não à sua beleza, até porque, segundo ela, havia muito preconceito no início de sua carreira por seus olhos serem "muito pequenos" e por seu nariz ser "grande demais", mas à sua dedicação e foco. Em suas palavras, Gisele disse a si mesma que devia ser a melhor modelo, mas sempre deu o melhor de si em tudo o que faz.

"Acredito que podemos escolher viver no céu ou no inferno bem aqui na Terra. Ambos estão em nossas mentes. Estamos ajudando a criar um ou outro. Você é quem decide se é uma pessoa boa ou má, em vez de deixar os outros decidirem em seu lugar (...) Tem uma frase que adoro que diz que só temos duas maneiras de viver a vida: uma é acreditando que nada é um milagre; a outra é acreditando que tudo é um milagre. A natureza nos mostra que a vida é um milagre."

Preciso dizer que eu temi que Aprendizados fosse "mais do mesmo". Todos sabemos que muitas obras que nos guiam a um autoconhecimento tendem a nos ensinar os mesmos conselhos para tal. Muitos chegam a prometer métodos infalíveis e decepcionam. Gisele, pelo contrário, cumpre sem nem ao menos prometer: antes mesmo de terminar a leitura, a modelo consegue mudar a nossa forma de pensar acerca de pequenas coisas que mudam o mundo. 

A escrita de Bündchen é bem pessoal, digamos assim. Durante a leitura, eu senti como se estivesse vislumbrando-a em uma conversa comigo, com sua voz rouca e suave. É como se ela buscasse, a todo momento, ter uma mente evoluída e aberta. Sua alma é de uma beleza ainda maior do que a física, e eu posso dizer que fui uma pessoa extremamente feliz durante toda a leitura.

Aprendizados nos ensina a ver a vida sob um aspecto diferente e mais bonito. Nos ensina, também, sobre família, sobre amor, sobre como ser uma pessoa melhor. Todos os nossos relacionamentos, até mesmo a forma como nos relacionamos com o universo, modificam completamente a qualidade de nossas vidas. Eu sinto que Gisele tem ainda muito mais a nos ensinar e espero que sua jornada na escrita não tenha acabado por aqui.

Aprendizados | Gisele Bündchen
Editora BestSeller | 238 p. | 2018
Ótimo

61 comentários:

  1. Oi, Gladyson como vai? Ótima resenha, fiquei interessado na obra, pois eu não conhecia esse livro da Gisele. Sua análise despertou meu interesse. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gleydson!
    Esse gênero não me cativa muito, mas gostei de saber sua opinião sobre o livro. Fiquei impressionada de que o livro tem quase 300 páginas e só oito capítulos. Parece tão pouco hahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não está sozinha nessa, Mari: biografias não costumam cativar tanta gente assim, mas eu AMO kkkk.
      Obrigadão pela visita, beijos!

      Excluir
  3. Hey, I loved the comment that you left on my blog. I love how your blog looks, and I obviously cant understand a thing :D If you have Instagram I would like to start follow each other. If you are in add me @dujovicandjela and I will follow you back..we can become blogger friends maybe :D

    Much lovee,
    www.bekleveer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank u so much!
      My instagram is @acampamentodaleitura. I'm going to follow u!
      Xoxo

      Excluir
  4. Oi Gleydson,
    Primeiro devo comentar sobre a lindeza que é seu blog e sua escrita. Amo visitar um blog que realmente tenha conteúdo de qualidade, e isso não falta por aqui.
    Depois, eu conhecia esse livro e sempre admirei a Gisele Bundchen, mas ainda não li sua obra escrita. Vontade não me falta e a sua resenha me deixou ainda mais curiosa.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Leslie! Fico imensamente feliz que tenha gostado e agradeço pelos elogios. Beijão!

      Excluir
  5. Olá, Gleydson.
    Eu não tenho o costume de ler não-ficção, li bem poucos na minah vida. Mas fiquei bastante interessada nesse porque a Gisele é uma pessoa que admiro muito. Talvez eu leia ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma leitura que interessa bastante mesmo, até para quem não tem costume com o gênero. Obrigado pela visita, Sil!

      Excluir
  6. Oi, Gleydson!
    Não sou muito de ler livros de autoajuda mas muitos falaram bem desse livro. Interessante ver esse outro lado da modelo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Acho que é um livro que devemos ler quando nos sentimentos pequenos frente alguma obstaculo, ou na baixa estima.. Gisele é uma pessoa iluminada certamente, ela sempre mostra isso.. E mostra muita simplicidade. Quero ler o livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, Helana! Você definiu muito bem.
      É uma obra realmente motivadora. Beijos.

      Excluir
  8. Olá Gleydson
    Confesso que apesar de ser super fã da Gisele eu tinha receio sim de que a obra fosse mais do mesmo, alguma coisa entre bastidores e autoajuda (não tenho preconceito com nenhum dos dois, só estou numa fase thrillers investigativos e psicológicos), masssss sua excelente resenha me instigou.
    Ainda mais que o plot cumpre sem prometer e a leitura é como um bate papo.
    Além de descrever disciplina e como tirar proveito dos obstáculos como imprescindível para o bem estar.
    Indicação devidamente anotada e vai para a wishlist.
    Ótima semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luli. Que bom que a minha resenha a fez adicionar a obra em sua wishlist... Fico feliz que tenha gostado. Obrigado pelo carinho, bjs!

      Excluir
  9. Oi Gleydson,
    Não sou muito chegada em biografias, mas simpatizo com a Gi, e lendo sua resenha, acho que seria uma leitura fluída.
    Gostei que ela comenta desses momentos da saúde mental dela tb.

    Obrigada pela ajuda lá no blog.
    Estou seguindo aqui tb.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Nana. Obrigado pela visita e pelo comentário. Abraços!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Comprei esse livro esse ano e ainda não li, foi na época da promoção da saraiva e paguei baratinho por ele. Já vai ser uma das próximas leituras.
    Amei sua resenha e gosto de livros que nos passam mensagens positivas e contam histórias reais.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom quando adquirimos uma boa obra e ainda mais por um preço ótimo, não é? Hahaha. Obrigado pelo carinho, beijos.

      Excluir
  12. Eu sou louca para ler esse livro, pois acredito que não só eu, mas muitas pessoas tem interesse em conhecer a história dessa mulher incrível. Fiquei feliz em saber que a obra não é o mais do mesmo, muito pelo contrário, o que me deixou ainda mais instigada e envolvida. Enfim, assim que tiver a oportunidade eu pretendo adquirir a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lana! Sim, aposto que você irá amar quando adquirir. É um livro muito lindo, em todos os sentidos.

      Excluir
  13. Adorei a resenha e o blog! Ainda não li este livro mas pela sua análise, eu também iria compartilhar de várias sensações e reflexões.

    beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  14. Olá! Ainda não tinha ouvido falar sobre esta novidade! Fico feliz que ela tenha lançado um livro e que suas experiências servem de inspiração para as pessoas. Acho que ela é uma profissional incrível e realmente consegue se destacar porque tem algo diferente!

    O título do livro também é bem convidativo. E, como você mesmo mencionou parece que ela tem muitas coisas a ensinar!

    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho do mesmo sentimento em relação à Gisele. Ela realmente se destaca, não há dúvidas disso. Beijos!

      Excluir
  15. Oie!
    Confesso que não é meu tipo de livro. Gosto mais de ficções, com uma narrativa instigante, com alguma problemática a se resolver, sabe?
    Uma pena, mas vejo muita gente elogiando a Gisele.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro ficções com narrativas instigante etc., sou bem eclético. Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  16. Oi!
    Vou ser sincera, sou meio bloqueada ao ler biografias, não sei porque, li uma vez e não gostei, eu não sei explicar. Esse da Gisele fiquei até tentada em ler, tenho no meu kindle, mas ainda não senti encorajada a ler. Lendo sua resenha fiquei curiosa em saber da vida e o despertar dela. Obrigado pela dica quem sabe agora crio coragem, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, muita gente não se identifica mesmo com o gênero, Cris. E eu entendo super! Se você chegar a ler o livro da Gisele, ficarei feliz em saber que te incentivei a isso. Obrigado pelo carinho, beijos!

      Excluir
  17. Oi!
    Eu li esse livro da Gisele Bündchen no início do ano.Ao contrário de você,quando fiquei sabendo sobre esse livro não dei muita importância.Ele despertou o meu interesse quando li a resenha da Pam Gonçalves.
    Eu li o livro em Janeiro desse ano e achei uma leitura incrível.Gostei muito de saber mais sobre a Gisele e ouvir seus conselhos. Virei uma admiradora dessa mulher e meio que me senti um pouco amiga dela.

    Beijão
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe incrível nisso, Babi! Ela é um ser muito iluminado, sem dúvidas. Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  18. Oi
    eu vi a divulgação desse livro, primeira resenha que leio dele e que bom que gostou da leitura, confesso que esse livro não é muito meu tipo de leitura, mas as vezes é bom sair da zona de conforto quem sabe algum dia eu leia, que bom que gostou da leitura desse.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo plenamente. Já saí várias vezes da minha zona de conforto e sempre me surpreendo com o quão interessante pode ser um gênero que eu não curto muito. Obrigado pela visita!

      Excluir
  19. Oi Gleydson, tudo bem?
    Adorei a sua resenha e os quotes que você separou.
    O primeiro deles realmente é uma verdade inegável: nosso principal relacionamento é com a gente mesmo, é com nossa mente e nosso corpo que conviveremos todos os dias.
    Nunca tinha pensado em dar uma chance a esse livro, mas gostei dos pontos que você trouxe e confesso que fiquei bem curiosa. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  20. Hey Gleydson! Tudo bem?
    Eu só vejo elogios pra esse livro e, depois da sua resenha (que está completíssima por sinal), vou colocar na minha wishlist e dar uma chance a ele qualquer dia desses. Qualquer leitura que fala sobre como ser uma pessoa melhor é sempre relevante de se ter!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamires. Tudo ótimo!
      Quando ler, não esquece de contar o que achou. Aposto que irá amar também!
      Beijão.

      Excluir
  21. Olá!

    Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas todas resenhas que leio são sempre positivas. Fiquei feliz em saber que é uma história que vai além da vida da Gisele, que mostra sobre o amor, sobre a família e mais! Também gostei de saber que são 8 capítulos e 8 lições. Sem dúvidas vai para a minha wishlist.

    Aproveite para seguir seu blog e ficar por dentro das novidades <3
    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e olha que alguns pontos dessa obra tinham tudo pra se encaixar no quesito auto-ajuda, que eu não curto muito, mas me surpreendeu bastante.
      Obrigado pelo carinho. Beijos!

      Excluir
  22. Eu fiquei curiosa com o livor na época do lançamento, mas acabei perdendo o interesse conforme o tempo passou. Sua resenha me animou outra vez para ler e quem sabe agora essa leitura sai.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que minha resenha te animou novamente para ler a obra, fico feliz.
      Abraços!

      Excluir
  23. Nossa, amei o primeiro trecho que vc colocou, que profundo e verdadeiro!! Penso que para evoluirmos precisamos realmente buscar o autoconhecimento, relacionar-se consigo, amar-se e a partir daí o investimento do exterior será muito mais rico, pois vamos entregar o melhor de nós. Um livro que “ensina” ou estimula a ver a beleza da vida e traz outros aspectos interessantes, realmente me cativa.

    Bjins
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A gente pode tirar muita coisa daquela quote. As pessoas vêm e vão em nossas vidas, mas a gente sempre vai ter a si mesmo, então, por que não cultivar uma relação incrível consigo mesmo?
      Beijos, Tânia!

      Excluir
  24. Oi, tudo bem? Primeiro queria dizer que vi esse livro na livraria e achei a edição bem bonita. Folheando percebemos que tem um toque todo especial da Gisele na obra. Quando li o título esperava outra abordagem mas percebi que o livro traz muitos mais ensinamentos do que estávamos esperando. A questão do autoconhecimento é essencial. Como iremos realizar nossos sonhos, alcançar nossos objetivos sem saber o que queremos? Sem saber onde queremos chegar? Ou quais desafios conseguimos vencer? Fiquei bem curiosa para saber mais sobre a obra. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erika. Tudo ótimo!
      Apesar de eu ter lido no Kindle, tive a oportunidade de folheá-lo em uma livraria e também achei a edição perfeita. Gisele é muito Gisele haha.
      Abraços!

      Excluir
  25. Oi Gleydson, tudo bem?
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas quero muito. Sempre que leio a resenha ou as considerações de alguém sobre essa leitura, são apenas elogios, e a Gisele é um exemplo de profissional e pessoal. Sua resenha só fez com que eu realmente queira ler o mais rápido possível esse livro.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim. Ela é um exemplo em diversos quesitos. Espero que você tenha a oportunidade de ler o livro o quanto antes. Beijos!

      Excluir
  26. Oiii Gleydson

    Acho que essa é a primeira resenha que leio deste livro, apesar da Gisele ser bem famosa, esse livro não teve a divulgação que merecia e muita gente nem conheceu, uma pena porque pelo que vc contou a obra surpreende bastante e consegue passar ao leitor veracidade e sinceridade, eu gosto de saber que a escrita é bem pessoal, que nos permite enxergar mesmo a autora por trás do que escreve, deve ser interessante pra caramba. Apesar de não acompanhar quase nada da Gisele, acho que leria essa obra sim.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Ivy, eu acredito que não teve a divulgação que merecia justamente por ser um livro. Infelizmente, o brasileiro em geral não se atenta tanto nesse quesito. Se fosse uma obra cinematográfica ou uma série para algum serviço de streaming, aposto que seria um boom de visibilidade. Beijos!

      Excluir
  27. Oi tudo bem?
    Quando vi o livro tb achei que fosse mais do mesmo, esperava algo diferente, mas pela sua resenha vejo que me enganei. Além disso, adorei o quote que abre a resenha
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Acho que muitos se enganam nesse quesito acreditando se tratar de um livro como todos os outros. Beijos!

      Excluir
  28. Quando eu penso na Gisele logo me vem a mente disciplina, foco. Lendo sua resenha vejo que é bem por aí. Fico feliz com ela compartilhando seus aprendizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Ela é muito disciplinada... Quem me dera conseguir aplicar todos os conselhos dados por ela. Espero conseguir aos poucos.

      Excluir
  29. Olá, tudo bem?

    Eu sinceramente sei pouco sobre a vida da Gisele, ela nunca foi uma figura pública que me despertou interesse, pois estou por fora do mundo da moda. Contudo, creio que ela teve muita disciplina e também precisou abdicar de muitas coisas para chegar onde chegou.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza! E ela soube focar no que era bom para ela e dar "não" ao que não acrescentasse. Abraços!

      Excluir
  30. Caramba, que demais essa obra. Eu acho muito interessante quando pessoas que são tão visadas pela mídia, acabam por falar um pouco do seu íntimo. Isso diminui o status que o mundo coloca em cima deles como celebridades, quase deuses, e os fazem mais como humanos. Pessoas comuns sujeitos às intemperes da vida.
    Ótima resenha! E excelente dica. Um grande abraço.

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol. Gisele sempre foi muito reservada, não é? É muito bom poder conhecê-la quase que por completo nessa obra.
      Abração!

      Excluir
  31. Olá, tudo bem?
    Eu não costumo me interessar por livros como esse, mas gostei de ver a sua opinião e fiquei curiosa, pode ser que eu goste.

    ResponderExcluir
  32. Se não fosse por sua resenha, eu passaria batido por esse livro.
    Gosto muito da Gisele Bundchen mas nunca pensaria em parar para ler um livro dela, até porque esse tipo de obra não é nem um pouco o meu estilo e parece algo bem superficial. Mas gostei de saber que ela se aprofunda e que faz tudo parecer um bate-papo entre amigos.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir

Subir