Resenha: Doutor Sono, de Stephen King - Jurista Geek

14/11/2019

Resenha: Doutor Sono, de Stephen King


Na última quinta-feira (07 de novembro), estreou nos cinemas brasileiros a adaptação cinematográfica de Doutor Sono, a continuação do clássico O Iluminado, de 1980, ambos do nosso querido rei do horror, Stephen King. Li a obra na época do lançamento aqui no Brasil, em 2015, e não hesitei em reler para, só então, assistir ao filme. Por isso, vim aqui tecer as minhas considerações acerca da obra.

Como o próprio autor conta, apesar de não ter planejado uma continuação, algumas vezes se pegava a imaginar como estaria Danny Torrance e sua mãe Wendy tantos anos após os eventos que aconteceram no Hotel Overlook. Sendo assim, fomos presenteados com Doutor Sono, que nos mostra um Danny (hoje Dan) adulto e sensato, mas que herdou os problemas com alcoolismo de seu pai, Jack.

"Mas outra parte sua, a parte iluminada, sabia mais que isso. Ele ainda não estava livre do Overlook."

Perturbado com suas visões e com as lembranças dos acontecimentos do Overlook, Dan se afogou na bebida e viu seus poderes e suas pesadas memórias se esmaecerem em sua mente. Tentando se livrar de seu vício, ele se refugia em uma cidade menor e passa a trabalhar como zelador de um asilo. Acompanhado de um gato que pode prever a morte, Dan finalmente descobre um modo de utilizar seus poderes para auxiliar as pessoas nos momentos finais de suas vidas. Tudo ia bem até uma garota aparecer em sua mente pedindo ajuda, fazendo com que ele descubra sobre a existência de uma tribo chamada Verdadeiro Nó.

Abra Stone é uma criança iluminada, que desde cedo demonstra seus poderes. Após encontrar um folheto com crianças desaparecidas, reconhece um garoto com o qual já havia sonhado. Na tentativa de ajuda-lo, acaba sendo descoberta justamente pelo Verdadeiro Nó, responsável pelo desaparecimento. A tribo é composta por uma espécie de vampiros, que descobriram a imortalidade através das crianças iluminadas, estas sendo sequestradas, torturadas e assassinadas por eles para obter o que eles chamam de vapor.  Caberá, então, a Dan ajudar Abra, enfrentando não apenas os integrantes do Verdadeiro Nó, mas também os fantasmas de seu passado.

"Tudo o que vemos ou parecemos não passa de um sonho dentro de um sonho."

Na primeira vez que li Doutor Sono, confesso que eu estava receoso. Apesar de Stephen King ser um dos meus autores favoritos, analiso suas obras sem qualquer parcialidade, pois, assim como qualquer autor (ainda mais com tantos livros lançados), é preciso admitir que ele tem seus "altos e baixos". Vale ressaltar que não a obra em questão não se trata de qualquer continuação, mas de um clássico que é O Iluminado. Logo após iniciar a leitura, meus receios se esvaneceram: Doutor Sono é uma continuação e tanto!

O nosso querido rei do horror acertou em cheio, ao meu ver, principalmente em dois quesitos: os personagens e o plano de fundo da história. Este, apesar de não ser o Hotel Overlook, nos causa tanta tensão quanto. Já os personagens, desde os protagonistas aos secundários, como Billy e Casey, são importantíssimos para a trama, tendo todos eles sido muito bem construídos, com suas particularidades e detalhes. Uma das coisas que mais se destacam em Doutor Sono é a luta de Dan contra o alcoolismo, que, ao contrário de seu pai, resolveu fazer de tudo para vencer o vício.

A leitura flui facilmente e a escrita do autor contribui bastante para isso. Sabemos que King costuma apostar bastante em descrições detalhadas de seus personagens e do ambiente no qual ele está inserido, e isso, ao meu ver, contribui muito para a história. Claro que há autores que o fazem de uma maneira que torna a leitura cansativa, mas aqui estamos falando do rei do horror, que não decepciona quanto a isso.

A Editora Suma, caprichou na edição, nos entregando um livro completo, digno do posto de continuação de O Iluminado: a diagramação está ótima, a fonte em um tamanho perfeito para leitura e as páginas são amareladas, que não cansam a visão do leitor.

Em suma, Doutor Sono se consagra como uma das melhores obras consideravelmente recentes de Stephen King, sendo leitura obrigatória para seus fãs, bem como para os fãs de O Iluminado.

Doutor Sono | Stephen King
Editora Suma | 475 p. | 2015
Ótimo

34 comentários:

  1. Eu comprei esse livro e não o li de primeira. Meu namorado pegou para ler e abandonou porque achou bem chata e isso me desanimou muito. Por isso fiquei enrolando a leitura até essa semana onde peguei para ler novamente (ainda não terminei) para só então ver o filme. Espero ter uma experiência tão boa quanto você. King é meu autor favorito mas como você mesmo disse, essa não é a sequencia de uma obra qualquer e sim de O Iluminado.

    Também amei seu blog <3

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Larissa. Espero que goste do livro também, tanto quanto eu! Abraços.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Eu sou louca para ler tanto O iluminado quanto esse, porém sou beeem medrosa, hahaha. Adorei tua resenha, minha curiosidade de ler as obras só aumentou!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho ouvido falar muito bem deste filme! E combinar vamos que para os fans do Stephen King deve ser uma novidade e tanto. Eu já tentei, mas não consigo ler nem assitir filmes de terror. Rsts Lendo aqui sua resenha até parece tranquilo e a tals, mas na hora do vamos ver saio correndo. Kkk

    Dia eu ainda consigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pra mim é super tranquilo kkkk. Mas eu te entendo, também já fui muito medroso quanto a terror na minha infância. Espero que consiga! Abraços.

      Excluir
  4. Oi, Gleydson como vai? Esse livro é muito bom, sem dúvida um dos melhores da carreira literária do senhor King. Ótima resenha, abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, sem falar que é a continuação de um clássico! Abraços.

      Excluir
  5. OI!

    Embora tenha visto esse trailer não associei que era a continuação do grande clássico de Steven. Já assisti a adaptação das suas obras para o cinema, mas confesso que nunca li nenhum livro seu. Na verdade, já coloquei milhares de vezes na minha lista, todavia nunca li terror ou algo bem próximo.

    Beijos!

    https://pensaliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros de King são tão fantásticos quanto as adaptações cinematográficas. Eu admiro muito a capacidade do autor de nos prender nos mundos que ele cria.
      Abraços!

      Excluir
  6. Oi! Essa sequência foi uma leitura muito boa pra mim, porque até então, eu tinha lido O Iluminado há muitos anos e quando li Doutor Sono, tive que forçar a memória, e acabei relendo o primeiro livro, o que foi muito bom. É uma continuação que me agradou, porque eu pude reencontrar e saber o que tinha acontecido com os dois.
    O filme está na minha lista para assistir, depois de tantos anos do primeiro, quero ver como a história muda de figura. Obrigada pela resenha.

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Partilho dos mesmos sentimentos que você! Fico feliz que tenha gostado da resenha, beijos!

      Excluir
  7. Queria ler tanto esse livro antes do filme, mas nem vai dá. Fora que faz tempo que li O Iluminado e lembro de poucas coisas hhahaahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga ler depois, então, e goste tanto quanto eu gostei, afinal, é uma obra e tanto! Beijos.

      Excluir
  8. Eu sou fã incondicional de King, e também li Doutor Sono em 2015. Mas, como eu sou a loka das leituras em grupo, tenho cronograma pra ler King todo mês, e infelizmente não consegui reler pra ir ver o filme. Fui em uma pré-estreia dia 05, e ADOREI!
    O filme consegue redimir perante aos olhos do mestre tudo que ele não gostou no filme do Kubrick. E mesmo com as alterações extra livro, ficou muito bem feito. Tem crítica lá no blog se te interessar!!
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu adorei essa ideia de um cronograma de ler King todo mês... É uma boa para conseguir ler boa parte de suas obras, uma vez que ele tem MUITAS. Quem sabe eu coloque em prática, viu? Muuuuuito obrigado pela dica, Carol. Beijão!!!!

      Excluir
  9. Oiiii

    Eu gosto bastante das estórias do King e pra mim é fundamental personagens bem construídos em gêneros como este, ainda bem que aqui novamente ele acerta. Achei a ambientação bacana também, legal saber que ela causa aquela tensão no leitor. O filme eu quero demais assistir, o trailer ja me deixou super curiosa e me parece que será uma adaptação super bem feita.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM, eu também acho extremamente fundamental. Afinal, são os personagens que, junto com o autor, constroem a trama. O King é rei em construir personagens incríveis, não é? Beijos!

      Excluir
  10. Olá!!
    Graças ao filme do Iluminado, baseado no livro do autor, eu tenho trauma de filmes de terror até hoje!! kkkkkk Bom, diante disso, é bem improvável que eu me anime a assistir essa sequência. Já peguei vários livros do autor na mão para ler, mas eu sou medrosa para terror! Eu assumo sem vergonha nenhuma!!! kkkkkk
    Adorei saber que esse livro é uma ótima continuação, mas não é um gênero de leitura para mim!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Hahaha. Então, realmente, não é bom assistir à continuação do filme que te deixou traumatizada. Uma pena que não curta o gênero, mas acontece. Obrigado pelo comentário. Beijos!

      Excluir
  11. Ainda não tive oportunidade de ler nada do King, mas sempre vejo elogios incríveis para ele. Assisti apenas as adaptações e confesso que eu adoro! Espero me encantar pela escrita também. O fato do autor saber relatar bem os personagens e todo o cenário, parece incrível. Gostei muito da sua resenha.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha essa oportunidade o quanto antes, viu? Afinal, o King é incrível e não decepciona. Beijos!

      Excluir
  12. Oi, sou bem curiosa para ler O iluminado e sua continuação, Doutor Sono. Ainda não vi os filmes. Bom saber que Doutor Sono conseguiu ser uma boa continuação, com uma ambientação e personagens interessantes, fico ainda mais animada para fazer a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari. Espero que consiga ler o quanto antes, são obras e tanto! Abraços.

      Excluir
  13. Olá!!!
    Eu tenho um certo problema com livros de horror, mas eu tenho muita vontade de ler King e principalmente clássicos como "O Iluminado" e agora mais lendo uma resenha sobre a continuação do livro.
    Eu gosto dessa certa conexão entre os mundo do King e mesmo ele não imaginando em fazer uma continuação suas histórias sei que se interligam de certa forma.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu os amo! Livros de horror, para mim, são TUDO! Claro, desde que bem construídos e que possuam uma história que me prenda. Fico feliz que tenha gostado, Antonia. Obrigado pela visita e pelo comentário. Beijos!

      Excluir
  14. Amo muito o King, mas ainda não tive coragem de ler O Iluminado e por conseguinte, não li Doutor Sono, mas quero muito conhecer esse universo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Apesar de sempre ouvir elogios rasgados para as obras do autor, acredita que ainda não tomei coragem de ler nenhum livro dele? Pois é, a temática me assusta e ai acabo sempre deixando para depois haha Adorei a sua resenha e ver a empolgação!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oie, acredita que não consegui finalizar esse livro? Achei ele meio confuso em algumas partes.
    Ele é assustador.. Pelo menos eu achei, mas no momento ainda não consegui ler inteiro

    ResponderExcluir
  17. Oi, Gleydson.
    Apesar de obviamente conhecer as obras do Stephen King, por enquanto, só li dois livros dele, sendo que um eu achei excelente e outro apenas ok.
    Já assisti as duas adaptações, mesmo não tendo lido nenhum dos livros.
    Eu amo o filme do Iluminado, mas achei o filme de Doutor Sono bem mediano. A única coisa que realmente me conquistou na obra foi a Abra, que é maravilhosa.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/04/resenha-talvez-um-dia.html

    ResponderExcluir
  18. Oi Cleydson!
    Estou doida para ler esse livro, visto que nem assisti o filme kkk. Adoro as obras de King em destaque It A Coisa foi maravilhoso os detalhes e maneira que descreve as cenas. Vou ler O iluminado, ainda não li esse livro e assim consequentemente o próximo. Parabéns pela resenha minha curiosidade foi aguçada, obrigado pela dica, abraços!

    ResponderExcluir
  19. Até hoje não li nada do autor, mesmo ouvindo falar tão bem de seus livros. Eu venho tentando apostar mais no gênero terror, mas ainda sou muito medrosa kkkkkkk Já li coletâneas de contos do Edgar Allan Poe e do Bram Stoker, mas Stephen King eu ainda vou demorar para ler.rsrs

    Sempre ouço que It, a Coisa e O Iluminando são dois dos melhores livros do autor, então foi bem arriscado fazer uma continuação do segundo. Mas que bom que o autor criou mais um sucesso!

    O enredo da história já me provoca medo e ao mesmo tempo revolta, por causa desses torturadores e assassinos de crianças. Se eu lesse ficaria com vontade de matar os vilões. E teria pesadelos por dias!

    ResponderExcluir
  20. Li "O Iluminado" esse ano e foi o melhor livro de SK até o momento de todos que já li. Tenho "Doutor Sono" aqui, mas nem dei quase bola. Depois de ver o post e assistir ao trailer, já irei colocá-lo em minha lista, pois deve ser fenomenal também.

    ResponderExcluir
  21. Olá tudo bem ? Nunca li nada dele, na verdade, o primeiro livro que troquei pelo Skoob, recebi um livro dele, mas nunca li.
    Todo mundo que gosta fala extremamente bem da leitura e de como ele segura o enredo. Eu me sinto desconfortável com enredos que me deixam ansiosa / medo, então evito este tipo de leitura.
    Mas para quem gosta, é sem dúvida, um prato cheio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oiii,

    Eu nunca li nada do King, porque eu tenho pavor só de imaginar como minha mente vai ficar depois da leitura kkkkk eu me impressiono fácil demais com o gênero, então é o tipo de leitura que eu nunca faço. Mas olha, parece ser uma dica incrível para quem gosta do gênero, porque Dr. Sono parece ser uma história completamente envolvente para quem gosta.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir

Subir