Resenha: Um Conto de Natal - Charles Dickens - Jurista Geek

20/12/2016

Resenha: Um Conto de Natal - Charles Dickens


Oi pessoal, tudo bem por aí? Prosseguindo com o projeto Natal Literário do blog, aqui está a resenha de Um Conto de Natal, do Charles Dickens, cujo personagem principal inspirou a criação do Tio Patinhas. Além disso, a história também inspirou inúmeras outras obras.

Em Um Conto de Natal, conhecemos o avarento Ebenezer Scrooge, um senhor muito rico, ranzinza e solitário. Tem um único parente: o seu sobrinho, que tenta, de todas as formas, se aproximar dele, mas sem sucesso. Para ele, não há motivos para sentir compaixão pelas outras pessoas. Além disso, considera o Natal uma época boba, em que as pessoas se divertem à toa, sem motivos importantes, gerando um falso sentimento de felicidade.

Após se negar a contribuir com uma causa que ajuda pessoas carentes no Natal, Scrooge recebe a visita da versão fantasmagórica do seu ex-sócio, Marley, que morreu alguns anos antes. O fantasma mostra as correntes que ainda o prendem a este mundo e todas as consequências por ter sido, durante a vida, egoísta, avarento, orgulhoso e sem bondade. Além disso, ele alerta Scrooge sobre três fantasmas que o visitarão: o espírito do Natal Passado, o do Natal Presente e o do Natal Futuro. Estes, o darão uma única chance de mudar suas atitudes e evitar um futuro assim como o de Marley.

“Por mim – continuou Scrooge, indignado –, cada idiota que saísse por aí desejando Feliz Natal deveria ser fervido, misturado junto com seu bolo de Natal e enterrado com um galho de pinheirinho no coração, isso sim!”

Quando eu acabei a leitura desse livro, eu me perguntei “o que eu estava esperando para lê-lo?”. Sério, que história INCRÍVEL! Eu fiquei sem palavras, literalmente. Não é de se espantar que Charles Dickens seja considerado o romancista mais popular de sua época e é conhecido até os dias hodiernos.

A história possui uma narrativa bem simples e de fácil entendimento, com personagens super carismáticos, com diálogos que conseguem mexer fortemente com as emoções do leitor. Pode-se dizer que a obra inteira tem um enorme apelo sensível e todos os seus aspectos contribuem para isso.

Uma curiosidade sobre a história é que ela foi escrita às pressas para ser publicada em capítulos de jornal, no século XIX, pois o autor tinha dívidas para pagar. Isso, porém, não impediu de que o resultado fosse maravilhosamente tocante, capaz de unir pessoas do mundo inteiro, promovendo, através de um personagem ficcional, a reflexão sobre bondade, compaixão e como a sociedade reage a isso. Um Conto de Natal é, provavelmente, uma obra que perpetuará.

Em 2009, estreou um filme de animação digital baseado no livro. Escrito e dirigido por Robert Zemeckis (diretor de Forrest Gump e, entre outros, O Expresso Polar), o filme contou com Jim Carrey no papel principal. No Brasil, o filme recebeu o título Os Fantasmas de Scrooge. Assista ao trailer, abaixo:



Eu espero que vocês estejam gostando do Natal Literário, pois eu estou AMANDO fazê-lo. Foi com muito entusiasmo que eu o anunciei e é com mais entusiasmo ainda que eu publico as resenhas dos livros. Eu cheguei a pensar que poderia ser meio entediante, pelo fato de ter que ler livros com uma temática só, mas como eu misturei os gêneros, está sendo uma ótima experiência. Beijos, até a próxima! 

Um conto de Natal | Charles Dickens
L&PM Editores | 146 p. | 2003
Ótimo

43 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse título, que a propósito eu não conhecia ainda. Mas acredito que seria uma leitura bem interessante sim. E claro, a temática do natal é sempre muito empolgante para mim. Você conseguiu me deixar bem empolgada na verdade e vou tentar procurar para fazer essa leitura também. Já ouvi vários comentários legais sobre o autor, porém ainda não tive a oportunidade de conferir, quem sabe seja dessa vez ne..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deixei você empolgada. Leia mesmo, tenho certeza de que você não irá se arrepender! Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  2. Oi, Gleydson!
    Eu adoro posts com intuito natalino e fiquei bem feliz ao ler essa postagem em especial. Isso porque estou lendo "Um conto de Natal" no momento. Ainda estou no início, só tive tempo de ler o primeiro capítulo, Scrooge acabou de receber a visita do fantasma, que por sua vez, deu o aviso. Por enquanto só li essa pequena parcela. Fiquei animadíssima com seus elogios ao conto. Também espero concluí-o com a sensação de: "Céus! Eu devia ter lido isto antes".
    Ótima resenha!
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thamiris! Eu também adoro, por isso fiquei muito empolgado para colocar esse projeto em ação. Espero que você ame o livro tanto quanto eu amei. Obrigado pelo carinho, sua linda. Beijão!

      Excluir
  3. Olá,

    Já conhecia essa obra, mas nunca li embora já tenha visto a animação e é realmente muito linda. Fiquei super curiosa para ler o livro e não sabia que a história tinha sido escrita as pressas, o que mostra o quanto o autor é incrível. Eu adoro histórias com fantasmas e elementos sobrenaturais, por isso sempre gostei muito deste conto. Adorei sua resenha!

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vivi! Não assisti à animação ainda, mas pretendo fazê-lo em breve. Obrigado pelo carinho, beijos!

      Excluir
  4. Olá!
    Já ouvi falar nesse título, e tive até certa vontade de ler, porém não sabia exatamente o que esperar, então acabei deixando meio de lado. Sem dúvidas suas impressões sobre ele reacenderam uma pequena vontade de lê-lo. É uma publicação muito conhecida e imagino que valha muito a pena, ainda mais nesse clima natalino super convidativo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que minha resenha colaborou para isso, fico muito feliz. Obrigado pelo carinho, abraços!

      Excluir
  5. Ooe!!!
    Este vonto realmente é um clássico desta época! Eu o li pela primeira vez na minha adolescência e reli ano passado para resenhá-lo no blog. Não assisti este filme que você indicou, mas em 2009 também foi lançada uma comédia romântica com o nome "Minhas adoráveis ex-namoradas" que claramente foi baseado bo conto de Dickens!
    Valeu a dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M.Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um clássico e tanto mesmo! Não sabia sobre essa comédia, obrigado por indicar, talvez eu assista. Beijão!

      Excluir
  6. Oie, essa é minha leitura atual mas estou bem no começo. Bacana saber que você gostou e que a história é sensível. É realmente uma história muito bem falada e que está me despertando uma forte curiosidade. Espero amar também, e estou achando o máximo o natal literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você ame tanto quanto eu. Obrigado pelo carinho <3 Beijão!

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?

    Que bacana!!! Gostei dessa ação de Natal. Confesso que não conhecia o autor, menos ainda sua/s obra/s. Achei bacana você contar a curiosidade do conto ter sido escrito rápido e tal. Fiquei com vontade de ler, de verdade, acho que muita gente está precisando resgatar o espirito de Natal.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, fico muito feliz! Espero que você leia e goste... Não esquece de vir aqui me dizer o que achou ou me marcar na sua resenha, ficarei feliz em ler suas impressões. Obrigado pelo carinho, abraços!

      Excluir
  8. Hi baby, tudo bem? sempre ouvi falar desse livro mas ainda não consegui parar para ler ele, está na minha lista a séculos, eu até leria agora se não tivesse tão focada em Desventuras em série, adorei sua resenha, não sabia que ele foi inspiração para o tio patinhas, sobre o filme eu conhecia só não o associei o livro ao filme hehe acho que ficarei igual a você quando ler, vou pensar: por que não li antes? hehe

    amore adorei seu blog, vou seguir, poderia retribuir? <3

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu já li esse livro e eu amooo ele. Já li em português e em inglês, nos tempos de faculdade hehe
    A escrita é fascinante e o filme também é maravilhoso! Parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Milena! É fascinante sim... só não assisti ao filme ainda, mas pretendo fazê-lo em breve. Obrigado pelo carinho, beijos!

      Excluir
  10. Olá Gleydson!
    Infelizmente ainda não li essa obra... e agora, tô aqui me perguntando porque. Realmente parece ser uma leitura linda e já anotei aqui pra não demorar mais pra conhecer. Sua resenha me fez ficar com mais vontade ainda de ler.
    E o mais legal é que não sabia que tinha o filme, mas prefiro ler o livro antes. Depois vejo o filme... rrsrsr
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não demora mesmo, aposto que você vai gostar tanto quanto eu. Obrigado pelo carinho, beijão!

      Excluir
  11. Olá!
    Tenho esse livro, mas nunca li, na verdade nunca tirei da embalagem, ganhei de presente, mas não senti vontade de ler. Não me pergunte o porquê kkkk
    Vou tentar arrumar um tempinho para isso!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony. Eu te entendo, afinal, eu também tenho vários livros que eu não sei por qual motivo ainda não os li kkkk. Vão aparecendo outros e a gente vai esquecendo uns, não é? Infelizmente! Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  12. O Dickens tem uma escrita simples mas surpreendente. Não daria nada por essa capa, mas pelo conteúdo do conto. Seus clássicos move gerações. Ganhei um Kindle, e eu tenho esse conto nele. Estou que nem você: Por que ainda não li?!
    Abcs,
    Amanda M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda! Sim, a escrita dele é muito surpreendente. Ele é maravilhoso! Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  13. Eu quero tanto ler esse conto!! Mas não quero ler em e-book, e ainda não encontrei uma edição para chamar de minha <3 Seu post só me deixou mais empolgada para conferir essa narrativa do Dickens. E claro que a época e situação do autor quando a obra estava sendo publicada deixa tudo ainda mais interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabrielly! Que bom que gostou... boa sorte para encontrar a versão física. Obrigado pela visita, beijos!

      Excluir
  14. Não sou como os demais que gostam de coisas natalinas e etc, mas seu projeto achei bem bacana. É a primeira vez que passo por aqui, achei o blog lindo e irei seguir. Quando puder passa lá no Clichê Imperial.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jhonatan. Sério que você não gosta? Vou visitar seu blog sim, obrigado pelo carinho, cara. Abraços!

      Excluir
  15. Olá!
    Tentei ler esse livro do Dickens, mas não consegui. Não por não ter gostado, ou algo do tipo, mas porque não consegui arrumar tempo.
    Gostei de saber que o livro te agradou e que você o achou incrível. Fiquei curiosa para saber o que acontece e achei legal essa curiosidade de que ele foi escrito rápido para ser publicado.
    Espero ter a oportunidade de ler esse livor em breve, pois sinto que não me decepcionarei.
    Aproveito para desejar lhe um feliz natal.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna! Nossa, pena que você não conseguiu ler :( Espero que você consiga em breve e goste tanto quanto eu. Obrigado pelo carinho, sua linda! Beijão!

      Excluir
  16. Parece que o natal inspira as pessoas a lerem esse livro que é um clássico. Não tive a oportunidade de ler ainda ele, mas eu gosto muito do personagem que ele inspira, o Tio Patinhas. Depois de sua resenha me deixou ainda mais curiosa e até mesmo vou ver o filme dele hoje rsrs. Beijos e Feliz ntal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, inspira sim! Já vi muitas pessoas postando resenhas sobre ele nos últimos dias, o que é ótimo, pois é um livro maravilhoso. Eu também adoro o Tio Patinhas. Espero que você tenha a oportunidade de ler o livro e goste tanto quanto eu. Abraços!

      Excluir
  17. Oi Gleydson!
    Eu tenho bastante interesse nesse livro do Charles Dickens - sempre ouço as pessoas falarem muito bem da escrita e histórias dele, mas essa no momento é a que que mais quero ler.
    E gosto muito do filme que a Disney fez inspirado no livro - "Os Fantasmas de Scrooge". Infelizmente, parece que poucas pessoas conhecem o filme ou gostam.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/12/critica-animais-fantasticos-e-onde.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não assisti ao filme, mas pretendo fazê-lo em breve. Obrigado pela visita, beijos!

      Excluir
  18. Oiee ^^
    Sabe que eu não conhecia esse livro até pouco tempo atrás? Fui conhecê-lo no meu curso de inglês, onde li um resumo da história e fiquei sabendo sobre a inspiração do protagonista no Tio Patinhas...haha' estou querendo ler a história toda desde então. É uma história interessante, né?
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Dryh! É uma história muito interessante e encantadora. Espero que você leia e ame! Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  19. Oi!

    Eu ainda não li nada do Charles, mas tenho muito interesse. Achei a premissa é bem interessante e adoro saber dessas curiosidades do autor, tipo ele escrever às pressas para ser publicado no jornal. Eu tenho muita vontade de ler o autor, espero ler esse então ano que vem. Haha.
    beijos!

    Parabéns pela resenha e boas festas! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anelise! Eu também adoro essas curiosidades... torna a leitura mais interessante, não sei o porquê, mas torna kkkkkk. Espero que você leia e goste bastante. Obrigado pelo carinho, sua linda. Beijos!

      Excluir
  20. Olá, nunca li este conto assim original do autor, só assisti as várias adaptações feitas para a tv. Quem não conhece, né? Gostei da forma que você apresentou o conto, e até algumas curiosidades que nos trouxe, vou ler ele assim no seu original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quem não conhece? Hahaha. Leia e me conte o que achou, ficarei feliz em saber suas impressões. Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  21. Leia mesmo, aposto que vai adorar. Obrigado pela visita, abraços!

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?

    Acredita que vendo a capa deste livro me recordei de já ter o visto em algum lugar da minha casa há muito tempo? E estava certa! Por uma ironia eu tenho esta obra e casa e nunca tinha me dado conta de quão preciosa é a história que continha nela!

    Foi um de muitos livros passados de "geração" e que acabou parando nas minhas mão. Como na época meu interesse pela leitura não havia se aflorado ainda, ficou de enfeite na estante!

    Fiquei muito feliz de poder conferir suas impressões a respeito desta obra e mais feliz ainda por ter achado a história tão incrível!

    Vou colocá-lo na frente para minha próxima leitura (:

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Que bacana você ter trazido dica natalina pra gente. Bom, eu ainda não tinha lido nada sobre essa obra, acredita? Mas de cara fiquei animada, porque gosto de histórias sobre o natal e essa parece ser realmente muito bacana. Imagino que há muitas mensagens boas nesse livro e parece ser uma leitura agradável, por isso vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Subir