Resenha: O Natal de Poirot, de Agatha Christie - Jurista Geek

24/12/2016

Resenha: O Natal de Poirot, de Agatha Christie


Oi pessoal, tudo bem por aí? Eu, finalmente, me rendi à Agatha Christie! Eu AMO romances policiais e eu sabia que eu estava perdendo muito por não ter lido nenhuma obra da Rainha do Crime ainda. Algumas pessoas me disseram para começar a ler suas obras em ordem cronológica, mesmo que a cada livro seja um caso e uma história diferentes, mas eu não liguei muito para isso e comecei com O Natal de Poirot, que faz parte do projeto Natal Literário aqui do blog. E não me arrependi! Falando nisso, eu estou muito satisfeito, até agora, com a leitura dos livros que integram o projeto. Lembrando que eu estabeleci o prazo de leitura e publicação das resenhas até o fim do ano, ou seja, como esta é a terceira resenha do Natal Literário, faltam apenas duas, que serão publicadas até o dia 31 de dezembro. Enfim, vamos ao que interessa...

Simeon Lee é o patriarca de sua família. Multimilionário, ele teve cinco filhos, dos quais apenas um mora com ele. Simeon resolve fazer algo que pareceria comum para outras famílias, mas não para aquela: reunir todos os filhos no Natal, alegando estar muito idoso e inválido. Muito rude, ele adora brincar com as pessoas, até mesmo com seus próprios filhos (não é à toa que eles nutrem diferentes sentimentos por ele, um deles, inclusive, culpa-o pela morte da mãe).

Na véspera de Natal, um crime choca todos: após ouvirem um barulho de móveis caindo e se quebrando no andar de cima e, logo após, um grito agonizante, Simeon é encontrando morto, em seu quarto, em cima de uma poça de sangue, proveniente de um profundo corte em seu pescoço.

Hercule Poirot, velho conhecido pelos leitores das obras da autora, entra em ação para descobrir o que exatamente aconteceu com o patriarca da família Lee. A única certeza era a de que ele fora assassinado. Descobrir qual o assassino, porém, será um trabalho mais árduo, já que, concforme suas investigações avançam, ele percebe que todos naquela casa tinham motivos para querer Simeon morto.


Você ansiava por um 'bom assassinato, violento, com bastante sangue'. Um que não deixasse dúvidas sobre ser um assassinato! Então, esta é sua história especial – escrita para você. Espero que o agrade– Agatha Christie

Que livro sensacional! Eu o li em uma tacada só e estou encantado até agora. É o tipo de história que te prende do início ao fim. Quando as investigações começam, então, você não consegue abandonar a leitura de jeito nenhum.

Mesmo sem ter lido alguma de suas obras, eu já tinha conhecimento do quão incrível a Agatha Christie foi. Ler O Natal de Poirot confirmou isso. Apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1938, a escrita da autora é leve e faz com que a leitura flua facilmente.

O livro não tem um clima muito natalino, já que acontece um assassinato, mas é uma história incrível! Se eu tiver que escolher duas palavras para definir a obra, estas palavras seriam envolvente e genial.

Eu já estou bem acostumado com mistérios e eu sempre formulo mil e uma teorias quando estou lendo algo do tipo. Eu até cheguei a desconfiar do verdadeiro assassino, mas a leitura foi avançando e eu acabei o esquecendo e não pensando nele mais como um suspeito. Isso porque as revelações nunca acabam: quando você acha que, finalmente, já sabe tudo sobre determinado personagem, mais um fato importante é descoberto sobre outro e você esquece daquele anterior. Eu gostei do fato dele explicitar várias teorias antes de revelar o verdadeiro assassino, já que todos ali tinham motivos para querer Simeon morto. Várias dessas teorias, inclusive, correspondiam com as minhas e isso me deixou muito feliz.

Os personagens são muito bem construídos, principalmente o Poirot, que é brilhante. É um dos melhores personagens, se não o melhor, dos romances policiais que eu já li. Ele absorve cada detalhe e, no final, mostra como coisas praticamente sem importância contribuíram fortemente para descobrir como tudo aconteceu.

Eu super recomendo O Natal de Poirot para quem é fã do gênero, e o considero uma leitura indispensável, além de ser um clássico. Se você ainda não gosta, dê uma chance ao gênero e comece pelas obras da Agatha Christie. Tenho certeza de que você não irá se arrepender. Enfim, um Feliz Natal e que Deus abençoe cada um de vocês! Beijos, até a próxima!

O Natal de Poirot | Agatha Christie
HarperCollins | 224 p. | 2016

39 comentários:

  1. EU QUERO MUITO LER AGATHA.
    Tenho uma colega blogueira que é muito fã dela e tem um coleção imensa. O genero me agrada e acho que vou começar a comprar as edições capa duras para conferir as narrativas.
    Que tenso essa história uma assassinato bem no natal. Na época que foi escrita pode até ter sindo algo tipo NOSSA, mas hoje nem mesmo essa época escapa da violência.
    Se não me engano o Poirot aparece em outros livros, mas que não precisam ler em certa ordem. Adoei sua analise da obra e me deixou mais animada ainda para conferir o livro.
    Feliz Natal!

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiana! Eu também quero comprar as edições de capa dura. Aqueles boxes são maravilhosos <3. Sim, o Poirot aparece em muitas de suas obras, mas as pessoas preferem seguir a ordem cronológica, pois ele, de vez em quando, cita investigações antigas, como ele citou em "O Natal de Poirot", inclusive, mas não foi nada que prejudicasse o entendimento dessa história, foi só umas citações mesmo. Obrigado pelo carinho, beijão!

      Excluir
  2. Olá
    Eu tenho muita vontade de conferir essa leitura, especialmente porque já li alguns comentários bem positivos, sem contar que admiro muito o trabalho da autora, e sempre é bom poder ter a indicação de suas obras. Sou fã mesmo desse gênero, então é claro que adoraria fazer essa leitura. Poirot é mesmo um velho conhecido pelos leitores da autora, então acho muito válido compreender mais uma ambientação em que ele esteja envolvido.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou muito fã desse gênero e adoro quando encontro alguém que também é... fico horas conversando e nem percebo que o tempo está passando kkkk. Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  3. Olá,

    Já li algumas obras da autora, mas essa em especial eu ainda não tive a oportunidade de ler. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu com o Simeon e imagino que todo o mistério que permeia a obra, seja muito bem construído e digno de nos fazer devorar as páginas do livro. É bom saber que os personagens são bem estruturados e a ambientação da história, com esse clima de natal parece ser muito condizente. Dica super anotada!

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviane! Sim, o mistério é muuuuito bem construído, afinal, a Agatha é sensacional. Obrigado pelo carinho, abraços!

      Excluir
  4. Olá Gleydson, tudo bem?

    Tenho um livro da Agatha Christie, mas com essas leituras "obrigatórias" do blog, não consigo lê-lo. Sei que ela é a rainha dos romances policiais e mal vejo a hora de começar a me adentrar neste gênero literário que não conheço profundamente.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo! Espero que você consiga ler o livro da Agatha que você tem o mais rápido possível, ela é maravilhosa. Ah, e espero que você mergulhe de cabeça no gênero e ame. Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  5. Eu MORRO de curiosidade sobre os livros dessa autora, gostaria muito de conhecer algum. Romance policial não é um dos gêneros que mais leio, mas o suspense sempre me deixa muito grudada a leitora. Aliás, por esse ter o natal como tema, fiquei ainda mais com vontade. Adorei a resenha, super completa.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduarda! Espero que você tenha a oportunidade de ler alguma das obras da Agatha e se apaixone, assim como eu. Suspense sempre me deixa muito grudado à história também! Obrigado pelo carinho, linda. Abraços!

      Excluir
  6. Já li um livro da Agatha e adorei. Outro dia eu tive com esse livro pra ler, mas por alguma razão (não lembro qual) não pude ler, mas sua resenha me deixou bem curiosa pra ter essa oportunidade novamente!
    Adorei saber que os personagens são bem construídos, sempre me anima ler isso!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Carol! Fico muito feliz com isso. Se conseguir o livro novamente, não deixe de lê-lo, aposto que você vai adorar. Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  7. Olá!

    Há quem goste de Agatha, mas eu não gosto dos livros dela, acho cansativos, minha praia mesmo são os romances. Porém vc fez uma excelente resenha! Parabéns! Eu já tinha visto esse livro dela.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você não gosta? :( Já eu não gosto muito de romances kkk principalmente se forem "melosos"... Enfim, obrigado pela visita. Abraços!

      Excluir
  8. Oi!
    Sou uma grande fã do gênero e me sinto uma fraude por nunca ter lido nada da autora haha. Vontade é o que não falta mas sempre acabo deixando pra depois e esse depois nunca chega. Gostei muito da sua resenha e do que você apresentou sobre a trama e todo o mistério que ela contém, mas acho que diferente de você eu prefiro iniciar a leitura em ordem cronológica, por isso não sei quando lerei esse mas espero o fazer em breve.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa! Eu também sou muito fã do gênero e me sentia uma fraude também quando não havia lido nada da Agatha. Hahaha. Que bom que você gostou da resenha, muito obrigado! Beijão!

      Excluir
  9. Olá!
    Acho que a maioria dos livros da Agatha são lidos numa tacada só não é?
    Estou tentando descobrir quem poderia ter matado o personagem e me perguntando como tudo resolve. Achei bem curioso o detetive descobrir que muitos queriam matar o homem.
    Com certeza devo ler logo. Acho que vou adorar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bru! Sim, os livros dela são incríveis e eu acho que todos a gente lê em uma tacada só mesmo. Leia mesmo, aposto que vai adorar sim! Obrigado pela visita, beijão.

      Excluir
  10. Olá, tudo bem ?
    Eu nunca li nada dela, nào faz meu estilo, mas como a Larissa disse ; me sinto uma fraude, pois é, eu tbm. Quem sabe um dia..Para você que gosta de livros de mistério e formula mil teses em sua cabeça, esse estilo de livro deve fazer total sentido para você.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gi! Sim, é o tipo de livro que me prende muuuuito mesmo. Se um dia tiver vontade de ler obras desse tipo, comece pela Agatha. Obrigado pelo carinho, beijão!

      Excluir
  11. Olá!
    Amei a resenha e estou empolgada para ler esse livro.
    Eu tenho uma amiga que ama Agatha Christie e ela sempre me fala para ler um de seus livros,nunca me interessei muito por esse gênero, mas a sua resenha me convenceu a experimenta-lo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia. Que bom que você gostou, fico muito feliz com isso. Experimente mesmo, aposto que você vai adorar. Beijos!

      Excluir
  12. Nossa como você demorou a se render a ela kkkkk EU SEK que pode soar um pouco anormal mas enquanto todos estavam lendo livros adolescentes eu estava lá lendo a diva Ágata então qualquer coisa dela eu gosto. Já li esse livro e gostei muito. Sua resenha veio para mim com.um gosto bom de nostalgia. Beijos e sucesso em 2017!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmmm, me sinto péssimo por ter demorado tanto para me render à Agatha kkkkk. Obrigado pelo carinho, te desejo tudo em dobro, abraços!

      Excluir
  13. Oi, tudiy bem? Ainda bem que se rendeu aos encantos dá nossa rainha do crime pois ela arrasa não é? Ainda não li esse livro mas pela sua resenha já fiquei com vontade de ler e descobrir quem è o assassino. Será que foi um dos cinco filhos dele? Nossa.... Preciso ler logo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo, Camila! Leia mesmo... sobre o assassino, só tenho uma coisa a dizer: pode ser qualquer um dos personagens! Hahaha. Beijos!

      Excluir
  14. Oie,
    Amoo livros de mistérios e sou que nem você, formulo mil teorias na minha mente (e geralmente acerto, o que é um saco)! Fiquei curiosa para ler essa obra e já coloquei na lista, quem sabe esse livro não seja minha primeira leitura das obras da autora.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  15. Oie
    sempre no natal escuto falar do livro e da autora, tenho curiosidade mas ainda não tive oportunidade, quem sabe eu leio no próximo natal hahaha muito boa sua resenha e bela dica de litura, a autora arrasa mesmo pelo que sei

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adoro romances policiais. Ganhei algumas obras de Agatha Christie, mas ainda não tive tempo de ler rs Não inteiras rs Mas o que li adorei. Quando começar a ler as obras dela passarei por esta. Bexitus livrescos!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  17. Oi, Gleydson!
    Sou super fã da Agatha e amo seus livros. Já li O Natal de Poirot faz um tempo e ele já está em minha meta para ser relido. A autora é uma diva, seus livros são incríveis e os desfechos nos deixam de queixo caído. Amei sua resenha!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gleydson

    Que bom que você achou o livro sensacional. Eu tinha muita curiosidade em conhecer a escrita da Agatha e resolvi ler Assassinato no Expresso do Oriente, um outro livro com Poirot, mas infelizmente não gostei nadinha. Não vi nada demais na escrita dela e achei o Poirot um mala sem alça! Enfim, me decepcionei e não sei se lerei outro livro dela.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Eu amo o gênero, aprendi a amar a Agatha com minha mãe e você vai gostar ainda mais se ler na ordem cronológica, eu não tinha lido esse ainda mas vou deixar ele furar a fila. Adorei sua resenha e seja bem vindo a família.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Acho que não tem um livro da autora que não seja bom. Ainda não li esse que você resenhou mas adorei saber que o crime ainda é uma presença bem forte, apesar desse nome que passa uma imagem realmente bem mais natalina. Tenho certeza que agora que você se apaixonou pela escrita dela lerá muito mais de suas obras, te indico O Assassinato no Expresso do Oriente, o meu favorito!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Esse foi o único livro da Agatha que eu li até agora, mas, diferente de você, eu não curti muito. Talvez seja por eu não gostar do gênero, ou por não estar muito animada quando o peguei para ler, mas achei bem cansativo *-* Mas a autora consegue surpreender, isso eu não posso negar...haha' fiquei de queixo caído no final *-*
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Quero ler mais Agatha nesse ano, essa é uma das histórias que mais me chama atenção. Confesso que comecei a sentir vontade de ler a autora depois de um episódio de doctor who haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  23. Sou fã de Poirot e esse é um dos meus preferidos do detetive. Agatha tem uma escrita contagiante que nos faz viajar por muitos momentos. Bom saber que outras pessoas também conseguem pegar a essência da autora.

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Ah sou fã da Agatha, conheci seus livros ainda na época da escola, sempre que tinha um tempinho pegava um livro diferente pra ler.
    Esse ainda tive a oportunidade de ler, mas pelo que vi a história é muito por sinal, gosto de ir lendo e tentando desvendar esse mistério todo, a empolgação vai ficando maior quando a autora vai deixando mais pistas no ar e no fim aquele que suspeitamos e deixamos de lado acaba sendo o culpado.. rs
    A mulher é fera na escrita, uma história que nos envolve e praticamente não nos larga até o fim..com uma linguagem que flui sem ao menos sentir...
    Parabéns pela resenha, dica anotada.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Eu tenho que tomar vergonha na cara e ler algum livro da autora. Todos falam super bem da escrita dela e preciso conferir com os meus próprios olhos. Fiquei curiosa para saber quem matou o Sr. Simeon e por qual motivo.
    Adorei a sua resenha e vou anotar o livro para ler em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Ainda não li nada da autora, mas já vi resenhas bem positivas de suas obras e estou bem curiosa para conhecer um pouco mais sobre Hércule e sua mente brilhante para solucionar os casos que aparecem na sua frente.
    Quero muito saber como ele descobriu que o patriarca da família Lee foi assassinado e também quem é o assassino.
    Adorei saber suas impressões!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Subir