Natal Literário - 2016 - Jurista Geek

12/12/2016

Natal Literário - 2016

Oi pessoal, tudo bem com vocês? É com muito entusiasmo que eu anuncio o primeiro Natal Literário do blog. Eu coloquei este projeto no papel há um tempinho e não via a hora de compartilhá-lo com vocês!

Eu escolhi cinco livros que têm como plano de fundo o Natal (alguns clássicos e alguns com base nas minhas preferências) e a ideia é que eles sejam lidos até o final de dezembro e, conforme a o término da leitura, a resenha seja publicada aqui no blog. As escolhas foram:

1) Um conto de Natal - Charles Dickens
O enredo nos traz a figura de Ebenezer Scrooge, um avarento homem de negócios londrino, rabugento e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Scrooge não deixa que ninguém se aproxime e rompa a sua dura carapaça, preocupando-se apenas com os negócios, o dinheiro e os lucros. No anoitecer frio da véspera natalina, ele é visitado pelo fantasma de Jacob Marley (seu antigo sócio comercial, morto há sete anos) que o repreende e anuncia que Scrooge se prepare, pois será visitado por três espectros do seu próprio passado, presente e futuro... A história da redenção do velho Scrooge vêm comovendo adultos e crianças de todas as épocas.
Este é, sem dúvidas, um clássico! Quando eu pensei no projeto, esta obra foi a primeira que veio na minha cabeça e, por isso, está no topo da lista. Um fato interessante sobre esta história é que ela foi escrita, no século XIX, para ser publicada em capítulos de jornal. De lá para cá, ela foi adaptada de inúmeras formas: teatro, TV, desenho animado e, entre outras, histórias em quadrinhos.
Atualização: Resenha publicada, clique aqui para conferir.

2) O Natal de Poirot - Agatha Christie
Simeon, o patriarca dos Lee, resolve convidar todos os filhos para comemorar o Natal na luxuosa mansão da família. É hora de eles deixarem os ressentimentos de lado e visitarem o velho pai. Mas aparentemente as intenções de Simeon não são nobres. Ele quer se divertir às custas do ganancioso grupo de familiares. Tudo começa com algumas alterações em seu testamento... e termina com um assassinato, em um quarto trancado por dentro. Quando Hercule Poirot oferece ajuda para solucionar o caso, encontra uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas.
Esta é a história que eu estou mais ansioso para ler, pois é de autoria da Rainha do Crime, Agatha Christie. Apesar de romance policial ser um dos meus gêneros favoritos, eu ainda não li algo da autora, o que eu considero um pecado hahaha. Mal posso esperar para lê-lo e publicar a resenha aqui para vocês!
Atualização: Resenha publicada, clique aqui para conferir.

3) Dia de Folga - John Boyne
Neste conto breve e melancólico, John Boyne (autor do best-seller O menino do pijama listrado) acompanha o dia de folga de um jovem soldado inglês e seus companheiros, que passam a véspera de Natal em uma das trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Enquanto relembra os natais da infância e o conforto do seu lar, ele vê e ouve as bombas alemãs caindo a sua volta. Em meio a um dos piores conflitos do século XX, o jovem irá vivenciar um espírito natalino muito diferente do que estava acostumado.
Eu já li Fique Onde Está e Então Corra, do John Boyne, e virou um dos meus livros preferidos de toda a minha vida (clique aqui para conferir a resenha). Então, quando eu vi que este conto foi escrito pelo Boyne, eu, imediatamente, o incluí nesta lista. Eu adoro o modo como ele escreve e sua capacidade de emocionar o leitor.
Atualização: Resenha publicada, clique aqui para conferir.

4) Natal Mortal - Nora Roberts
Neste sétimo romance futurista da Série Mortal, de J.D. Robb (Nora Roberts), a policial Eve Dallas, fiel devota da lei e da justiça, depara-se com mais um misterioso caso para solucionar. Natal Mortal nos oferece uma instigante e curiosa história de homicídio ambientada em uma Nova York do ano de 2058. Em meio às festividades de Natal, um criminoso está à solta, fantasiado de Papai Noel. Será que o presente recebido pela primeira vítima do bom velhinho e a referência à canção "Os Doze Natais" significam que foi apenas o primeiro de muitos assassinatos? Ou teria sido um crime passional? Cabe à tenente Eve Dallas procurar as respostas e desvendar o mistério. Para isso, deverá evitar o envolvimento emocional, ignorar as fraquezas e superar os próprios traumas.
Natal Mortal é o sétimo livro da série Mortal, escrita por Nora Roberts sob o pseudônimo J.D. Robb. Eu não li os seis primeiros livros, mas acredito que este fato não prejudique o entendimento da história. Eu achei bem interessante a premissa de um romance policial futurista, então, estou bem ansioso para lê-lo também!

5) Feliz Natal, Alex Cross - James Patterson 
É véspera de Natal, tempo de paz e fraternidade Infelizmente nem todos pensam assim. Após deter um ladrão que estava roubando a caixa de doações da igreja, tudo o que Alex Cross quer é ter uma noite feliz com sua família. Mas, para tristeza de seus filhos, de Bree e de Nana Mama, o detetive será convocado para solucionar não apenas um, mas dois casos no feriado.
Por último, mas não menos importante, está Feliz Natal, Alex Cross (sim, mais um romance policial hahaha), do James Patterson. Este é o décimo nono livro sobre o psicólogo forense Alex Cross e, assim como o livro anterior, não li os primeiros livros da série. Mas livros assim, geralmente, podem ser lidos em ordem não-cronológica sem prejuízos na compreensão da história. O autor é super consagrado no gênero e mal posso esperar para ler esta obra também!

Atualização: Eu precisei tirar O Expresso Polar, do Chris Van Allsburg, da lista. Tenho alguns planos futuros para o blog que envolvem o livro, então, tive deixá-lo de fora deste projeto.

Então, essas foram as escolhas para o primeiro Natal Literário aqui do blog e a primeira resenha já será publicada nos próximos dias. Espero muito que vocês gostem. Beijos, até a próxima!

54 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas escolhas para essa meta, e espero realmente que consiga atingir o que deseja. Dos títulos citados acima, ainda não li nenhum, apesar de conhecer todos. Tenho vontade de ler O expresso polar e O natal de Poirot.
    Boas leituras!!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Estava buscando por livros com essa temática e foi uma surpresa agradável encontrar este post. Já li o do Alex Cross e também o da Agata, ambos excelentes. As outras escolhas, pretendo conferir em breve.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vivianne. Que bom que você encontrou o que desejava aqui. obrigado pelo carinho, abraços!

      Excluir
  3. Olá!

    Apesar do clima ser até gostoso, não gosto muito de natal, acredita? Eu to louca para ler algo da Nora Roberts, confesso que nem sei por qual série começar dela hahahah mas gosto da premissa de Natal Mortal. Gostei das suas escolhas!

    bjs =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anelise! Aposto que dos presentes você gosta, não é? Haha. Obrigado pelo carinho, beijão!

      Excluir
  4. Olá!

    Ai que delícia de matéria, Adorei. Hoje mesmo eu terminei de ler Um conto de Natal e fiquei apaixonada pela escrita de Charles Dickens, ele é maravilhoso. Da sua listinha, eu me interessei por O expresso polar, não sabia que tinha livro dele. E me chamou muita atenção também o livro de natal do James Peterson, não conhecia. Vou procurar por ele.
    Boas leituras!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu também fiquei apaixonado pela escrita dele. Preciso ler mais coisas dele. Que bom que se interessou por alguns livros da minha lista. Obrigado pela sua visita, beijos!

      Excluir
  5. Das suas indicações, quero muito ler o do Dickens, em função de ser um clássico e ainda assim, ser tão popular. Um Dia de Folga, do meu maravilhoso John Boyne é uma indicação perfeita porque a história é curtinha e muito consistente.
    Amei o post.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ivi! O John Boyne é maravilhoso mesmo, que bom que você também acha isso. Abraços!

      Excluir
  6. Oie,
    Gostei das indicações, principalmente a do Charles Dickens, que é um autor que quero muito conhecer melhor. Não tive experiencias boas com os livros da Agatha, pois policial não é o meu forte. Os outros não me chamaram muita atenção, mas obrigada pelas dicas!
    Um Feliz Natal a todos!!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica! Que bom que você gostou. Todo mundo ama essa obra, não é mesmo? Que pena que Policial não é o seu forte... é um gênero que eu adoro ler! Obrigado pelo carinho, abraços!

      Excluir
  7. Oie...
    Adorei a ideia so projeto! Quero conferir TODAS as resenhas :)
    Os livros que mais despertaram meu interesse foi o do John Boyne e da Nora Roberts.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Diane. Obrigado pelo carinho! Beijos.

      Excluir
  8. Olá. Gostei da ideia do projeto e espero que você consiga ler todos os livros a tempo e colocar a resenha aqui afinal o prazo está bem apertado.

    Amei as escolhas que você fez, ainda não li nenhum dos livros escolhidos e apesar de amar a Nora Roberts não pretendo ler essa série mortal dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vai dar tempo sim, eu leio bem rápido. Que bom que você amou as escolhas... Se não fosse o projeto, eu começaria por outro livro da Nora, mas eu comecei por esse mesmo e estou adorando. Beijos, obrigado pela visita!

      Excluir
  9. Olá, tudo bem ?
    Os livros que você escolheu não são livros do gênero que gosto, então ainda não li nenhum. Espero que você consiga ler todos estes livros a tempo.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gisele! Pena que não são do gênero que você gosta :( Obrigado pelo carinho, beijos!

      Excluir
  10. Olá!
    Adoro essa época natalina e estou louca para ler esses livros, pois ainda não li nenhum. Esse mês pretendo ler O Presente do meu grande amor e Um cântico de Natal.
    Já li muitos elogios para Dias de folga e o Boyne é meu autor preferido da vida.
    Boas escolhas para sua lista.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna. Eu também adoro! Eu pretendo ler "O presente do meu grande amor", mas no próximo Natal. Ele já está na lista do Natal Literário do ano que vem. O Boyne é maravilhoso, não é? Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  11. Olá
    é sempre legal ter livros para entrar no clima natalino, então gostei das dicas, nao sei se terei tempo pra correr atras mas ai fica pro proximo natal, ja vi muitos elogios de todos, adorei o post

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre legal mesmo. Que bom que gostou, Catharina. Beijão!

      Excluir
  12. Olá,

    Adorei sua lista e também tenho vontade de ler algo da Agatha. Não conhecia "O Natal de Poirot", mas fiquei interessada. Espero que você consiga ler até o final de dezembro e aguardo pelas resenhas! :)

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isa! A Agatha é INCRÍVEL... fico sem palavras para descrevê-la. Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  13. Hey, acho muito legal que essa época do ano é tão iluminada e especial que inspira a muitos a inovar. Eu não separei leituras específicas dessa época, mas achei que você realmente foi bem feliz e certo em suas escolhas que tem haver com o Natal! Espero que você consiga realizar com sucesso o seu projeto e que seja uma excelente experiência literaria <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Brooke. Que bom que gostou das minhas escolhas. Obrigado pelo carinho, beijão!

      Excluir
  14. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua postagem, pois o Natal é a época preferida de muita gente e nada melhor que encontrar essa temática na literatura, não é? Ainda não li nenhum dos livros mencionados, mas quero muito ler esse do John Boyne e da Agatha Christie, ambos parecem incríveis mesmo. Espero que o seu mês seja incrível e que essas leituras te surpreendem positivamente.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Amanda, super concordo contigo. Sobre os livros da Agatha e do Boyne, não só parecem incríveis, como são. Você precisa lê-los! Obrigado pelo carinho, beijão!

      Excluir
  15. Oie, tudo bem?? Sempre que vai chegando o natal fico atrás de livros com histórias natalinas ou que se passam no natal, e como ainda não li nenhum desses, espero fazer bom uso da tua indicação. O que mais curti foi o da Agatha Christie, faz mais o meu estilo. E te indico também A Menina Da Neve, é ótimo!!! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo, Diana! Que bom que curtiu o da Agatha, é bem o meu estilo também, pois eu adoro esse gênero. Obrigado pela indicação, vou pesquisar e colocá-lo pro Natal Literário do ano que vem. Beijão, linda!

      Excluir
  16. Olá
    adorei as dicas. Como sou uma fã da Agatha com toda certeza do mundo anotei da dica do livro dela, também anotei a do livro " Feliz natal, Alex Cross" a premissa é bem instigante. Para mim essa época do ano é linda eu procuro livros e filmes com essa temática ♥
    Beijos, obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma época maravilhosa, não é mesmo? Pelo visto você também gosta do mesmo estilo de livros que eu, isso é muito legal. Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  17. Confesso que estou morrendo de inveja porque acho que esse é o primeiro ano em muito tempo que não farei leituras natalinas. Tem muita coisa atrasada para colocar em dia, então não vai rolar. Sou fã da Agatha, então com certeza o livro da sua lista que mais quero ler é O Natal de Poirot.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que pena. Boa sorte para que você consiga colocar tudinho em dia, tá? Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  18. Desses eu apenas li o conto do Dickens. Não costumo ler muita coisa relacionada ao natal porque estou lendo livros normais mesmo haha Gosto de escrever sobre o natal ;)
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, sua linda, eu também adoro escrever sobre o Natal. Obrigado pela visita, beijos!

      Excluir
  19. Como não conhecer o conto do velho Scrooge, não importa a adaptação, o livro, filme ou desenho mesmo, sempre consegue trazer sua mensagem linda de natal. Já li O Natal de Poirot de Agatha, foi até mesmo no Natal do ano passado, é bom passarmos essa época com uma historia de investigação com esse detetive tão amado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, não há como não conhecer! Obrigado pela visita, abração!

      Excluir
  20. Adorei suas escolhas. Um conto de Natal é um livro ícone, adorei sua história e sempre que posso, confiro novamente. Tenho vontade de ler O Natal de Poirot, espero conferir sua resenha por aqui. Espero que as leituras te agradem.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Conto de Natal é o tipo de história para se reler, reler e nunca cansar, não é mesmo? Obrigado pelo carinho, abraços!

      Excluir
  21. Oiii, tudo bem?
    Eu também queria ter feito algo para o natal nesse ano, mas acabou que não deu tempo :( Mas quem sabe eu ainda consiga fazer alguma coisinha hahahah
    Dos seus títulos escolhidos, não li nenhum ainda :P Mas assim como você, também adoro o gênero policial e apenas há algum tempinho fui conferir algumas obras de Agatha. E sério, ela merece muito o título que leva hahahahah Ainda não li esse, mas provavelmente lerei em algum momento, pois quero ler muitas obras dela ainda.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não deu tempo, tomara que no próximo Natal você consiga fazer algo bem legal! E sim, a Agatha super merece o título de Rainha do Crime. Ela é muito maravilhosa!!!!! Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  22. Oi Gleydson! Caramba, mais livros que preciso dar uma conferida! Sempre que encontro listas de livro com temas ou top 10, fico incomodada, pois geralmente não li todos. Foi o caso da sua lista, que não li nenhum... rs Mas já vou conferir aqui e ver se ainda consigo ler até o final do ano! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho esse mesmo sentimento quando vejo listas com livros que ainda não li kkk. Dá vontade de sair lendo todos. Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  23. Oie, amei seu projeto, e nesse fim de ano também estive separando uns livros com temáticas de natal para ler. Bom, dos que você mencionou eu pretendo ler Um conto de natal, do Dickens, esse mês, uma vez que esse ano fiz um projeto de ler um clássico por mês e esse é o último livro escolhido. Além disso, amei a premissa do livro do john boyne e coloquei na lista, para tentar ler esse mês. Quanto aos outros, já ouvi falar mas não li. Que pena que vai ler natal mortal fora da ordem da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamara! Que bom que gostou. Leia mesmo, é maravilhoso! É uma pena mesmo ler o livro da série Mortal antes dos outros haha, mas sem problemas. Obrigado pelo carinho, beijos!

      Excluir
  24. Oiii, adorei suas escolhas, parabéns pelo gosto!!
    Eu ainda não li nenhum desses livros mas estou doida para ler! :)
    Vou acompanhar as suas resenhas!!!
    Beeeijos ;*

    ResponderExcluir
  25. Amo o natal e seu clima!
    Claro que os livros também são escolhido com essa temática.
    Da sua lista de indicações, não li Dia de Folga e Natal Mortal, mas adorei as outras leituras.
    Ótimas dicas;
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não amar, não é mesmo, Rízia? Você deve estar bem empolgada também lendo apenas livros com essa temática. Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  26. Olá, Gleydson

    Que projeto bacana. Eu gostaria muito de fazer uma coisa parecida, mas meu cérebro me sabota quando eu estou com algum plano assim, parece que ele não se conecta com nenhuma leitura é um horror! hahaah
    Eu tenho muita vontade de ler o livro do Charles, até hoje não li por falta de vergonha na cara mesmo!
    Ai que saudade da série Mortal... essa série enorrrrrme! hahahah
    Tenho que retomar a leitura!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires! Que bom que você gostou do projeto... Tenta se programar qualquer dia, você faz metas, sei lá, vai que você consiga, não é mesmo? Você já leu parte da série Mortal? Ela é enorme mesmo haha. A Nora é maravilhosa! Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  27. Olá,
    Adorei o projeto para o natal e as leituras escolhidas. Estou bem curiosa para saber suas impressões sobre os contos escolhidos, principalmente sobre o Natal Mortal!

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Michele. Fico muito feliz! Obrigado pelo carinho, beijos!

      Excluir

Subir