Resenha: O Vilarejo - Raphael Montes - Jurista Geek

29/11/2016

Resenha: O Vilarejo - Raphael Montes


Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Quando eu li a sinopse de O Vilarejo, do Raphael Montes, eu fiquei super ansioso e não via a hora de lê-lo. Quando o recebi, autografado, eu fiquei muito feliz! Li em uma tacada só e me surpreendi com a história.

Tudo começou quando o autor resolveu analisar alguns manuscritos adquiridos por um sócio de um sebo do Rio de Janeiro, que pertenciam a uma senhora de cento e dois anos de idade que havia falecido. Raphael buscou meios para traduzi-los, já que estavam escritos em cimério, uma língua antiga, e o livro é fruto dessa tradução.

São sete contos que se entrelaçam conforme a leitura avança. Cada conto tem como título o nome de um demônio diferente e, como dito na sinopse, é ligado a um pecado capital. A ordem dos contos não é cronológica, pois o primeiro mostra o vilarejo já em estado de decadência e nos contos seguintes iremos voltar no tempo para entender os fatos.

Não vá pensando que a história acaba no último conto! Uma informação contida no posfácio é capaz de deixar o leitor boquiaberto, sendo assim, o prefácio e o posfácio se tornam fundamentais para o quebra-cabeça de terror apresentado na história.

"No vilarejo, falar que o pecado mora ao lado é mais do que um dito popular: é uma verdade ameaçadora da qual os moradores se dão conta pouco a pouco. E, para alguns, é tarde demais".

Se você é fã de terror e suspense, como eu, vai amar O Vilarejo. Foi o primeiro livro do Raphael Montes que eu li e não me decepcionei. Com certeza, assim que eu tiver a oportunidade, lerei suas outras obras. É ótimo ter autores brasileiros do gênero com uma escrita tão boa e capaz de mexer com a nossa mente. Apesar de curtos, os contos não deixam a desejar e muito menos deixam falhar o entendimento.

Quanto à edição, a Suma de Letras está de parabéns! A capa, as ilustrações, as "manchas de sangue" nas páginas... tudo colabora para o clima de suspense e terror da história. Ah, e eu fiquei muito feliz com o autógrafo do autor! Guardo com muito carinho em minha coleção.


A mensagem que o livro passa é que você nunca conhece verdadeiramente uma pessoa e nem os seus instintos mais profundos. O livro é um projeto incrível, feito com audácia e merece reconhecimento. Não deixe de ler!

O Vilarejo | Raphael Montes
Editora Suma | 96 p. | 2015
Ótimo

8 comentários:

  1. Oi Gleydson!
    Então, não sou super fã do gênero, mas fiquei curiosa para ler esse livro.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe você nãos se apaixona pelo gênero depois de ler? Haha, beijão!

      Excluir
  2. Oi, esse livro está na minha lista desde o lançamento, a premissa me interessa muito, ótima resenha.
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Arthur! Quando ler, não deixe de me contar o que achou. Abraços!

      Excluir
  3. Ainda não li nenhum livro desse gênero, mais cá entre nós fiquei bem curiosa para saber o restante da historia rs !
    Estou seguindo o blog beijo :*

    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver a oportunidade, leia, não irá se arrepender. Obrigado pela visita, beijos!

      Excluir
  4. Eita, fiquei curioso pra ler. Adorei a resenha!
    Abs!

    ResponderExcluir

Subir