Resenha: Livre - Cheryl Strayed - Jurista Geek

23/11/2016

Resenha: Livre - Cheryl Strayed


Como eu já disse aqui no blog, eu aprecio muito biografias. Eu soube que Livre, da Cheryl Strayed, seria um bom livro assim que li a sinopse.

Aos 22 anos, Cheryl viu sua vida desmoronar. Após perder sua mãe, que não resistiu a um câncer agressivo, sua família começa a se distanciar. Agoniada, ela começa a usar drogas, beber excessivamente e a trair seu marido com qualquer um que passa em sua frente. Quando Cheryl percebe que está destruindo sua vida, ela decide colocar um ponto final em tudo isso. 

“Olhei para o norte, em sua direção, a simples lembrança dessa ponte foi como um sinal. Olhei para o sul, de onde vim, para a vastidão de terra que me ensinou e castigou, e considerei as opções. Havia apenas uma, eu sabia. Sempre havia apenas uma. Continuar andando.” - Cheryl

Depois de quatro anos da partida de sua mãe, Cheryl quer um recomeço. Ela resolve percorrer mais de 1700 quilômetros da Pacific Crest Trail (PCT), uma trilha que se estende da fronteira dos Estados Unidos com o México até o Canadá e tem mais de 4200 quilômetros de extensão. Sem nada a perder, ela gasta suas últimas economias com equipamentos e coisas necessárias para a longa caminhada.

Cheryl sabia que não seria fácil, pois nunca havia percorrido uma trilha em sua vida, mas não imaginava que os desafios seriam tão grandes. Assista ao booktrailer do livro, com narração da autora, fotos da caminhada e também da sua vida pessoal:


Eu posso dizer que Livre é uma das melhores biografias que eu já li. Cheryl não esconde do leitor nenhum fato, contando cada detalhe de tudo aquilo que viveu, todos os erros que cometeu e descreve minuciosamente seus sentimentos, dando ao leitor a impressão de estar dentro da história, vivenciando tudo aquilo.

A narrativa, em primeira pessoa, intercala a caminhada, as lembranças de sua mãe, de seu casamento, de seu pai violento e de toda a sua vida. Quem espera encontrar uma protagonista perfeita e heroína, vai se decepcionar. Cheryl não soube lidar com a morte de sua mãe e isso a levou ao fundo do poço. Claro que uma trilha não é a solução para todos os problemas, mas a solução dos da autora era encontrar a si mesma, o que ela conseguiu durante a caminhada na PCT.

Eu tenho uma quedinha por capas de livros brancas e a de Livre é perfeita! A Editora Objetiva está de parabéns no quesito edição: as páginas são amareladas, a fonte usada é perfeitamente legível e está em um tamanho adequado. Tudo colabora para uma leitura proveitosa.

Livre nos ensina muito sobre superação, renovação e autoconhecimento. Eu recomendo a leitura para todos, principalmente para os amantes de biografias, como eu. Se você está passando por uma fase de mudanças e precisa encontrar a si mesmo, eu te recomendo mais ainda o livro.

Livre | Cheryl Strayed
Editora Objetiva | 376 p. | 2013
 

O livro deu origem a um filme homônimo, dirigido por Jean-Marc Vallée e estrelado por Reese Witherspoon como Cheryl, e Laura Dern como Bobbi, mãe da protagonista. O filme recebeu, em maior parte, críticas positivas e foi indicado ao Oscar em duas categorias. O filme é bem fiel e eu o assisti assim que terminei o livro. Você pode assistir ao trailer legendado, abaixo:

8 comentários:

  1. Oi.
    Puxa, que história sensacional de superação.
    Gosto de histórias assim e fico feliz por saber que tem um filme sobre o livro.
    Vou procurar ver o filme.
    Abraço.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Nunca li nenhuma biografia, mas vontade não falta.
    Já tinha ouvido falar do filme, mas não sabia que era baseado neste livro.
    Pelo que li na sua resenha, o livro parece ser muito bom. Mas vou começar pelo filme primeiro.

    Abraço!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ainda não leu nenhuma biografia? Muitas pessoas não gostam, mas eu amo!
      Pode assistir, é super fiel. Abraços!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Parece ser uma história bastante rica e interessante. Na primeira oportunidade, irei adquirir o livro. Depois quero assisti ao filme.
    Parabéns pelo blog.
    atraidospelaleitura.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito rica sim, principalmente em detalhes. Adquira mesmo, vale muito à pena. Obrigado por comentar, beijos!

      Excluir
  4. Oii, não conhecia ainda esse livro,li poucas historia assim, me parece bem envolvente, talvez eu de uma chance, adorei o blog, estou te seguindo, bjos.

    yuugracindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito envolvente. Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir

Subir