Resenha: O Doador de Memórias - Lois Lowry - Jurista Geek

19/11/2014

Resenha: O Doador de Memórias - Lois Lowry


Título: O Doador de Memórias
Título Original: The Giver
Autor(a): Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Encontre: Skoob

Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar. 
Eu li O Doador de Memórias acreditando que se tratava de apenas um volume. Só descobri que se tratava de uma série, intitulada Quarteto O Doador, alguns dias depois, quando estava pesquisando sobre. Publicado originalmente em 1993, o livro teve, recentemente, os holofotes voltados para ele devido à uma nova edição publicada para promover o filme produzido pela Walden Media.

Jonas vive em um mundo perfeito, onde não há desigualdades, guerras, doenças, fome, e nem mesmo cores. Em sua comunidade, todos desempenham papéis específicos, da melhor maneira possível. Aos 12 anos, acontece uma espécie de cerimônia, onde cada criança descobrirá qual será seu papel na sociedade.

Ansioso pelo dia da cerimônia, mal sabia Jonas que estaria prestes a assumir uma grande responsabilidade, maior do que a de todos os outros: a de ser Recebedor de Memórias. Basicamente, ele será responsável por guardar todas as memórias do passado, todo o conhecimento, pois para todas as outras pessoas só existe a mesmice.o presente, mas para ele, a partir de agora, existirá também o passado, incrível e ao mesmo tempo cruel.

Em seu primeiro encontro com o atual Recebedor, Jonas descobre que a coisa é maior do que parece. Ele precisará de isolamento, preparo e sigilo. As primeiras memórias passadas de doador para recebedor são felizes e encantadoras, como cores, passeios de trenó e noites de Natal, mas depois de algum tempo, ele descobre a dor, a miséria, a fome e a morte.

Inconformado, Jonas precisa decidir se quer continuar vivendo uma mentira, ou se vai arriscar sua vida para mudar isso, e descobrir o que há além da mesmice. O livro é uma mistura de sentimentos, e depois que eu comecei a ler, não parei mais (o li em uma tarde). Assim como qualquer livro, O Doador de Memórias tem seus pontos negativos, para mim, o principal é a quantidade de páginas, ele é muito curtinho (ótimo para quem gosta de livros curtos), e as coisas acontecem muito rápido, principalmente as do final, sem nenhum suspense.

Como eu achei que se tratava de um volume único, me decepcionei bastante com o final, principalmente por não descobrir o que fez com que o mundo ficasse daquela forma, como a mesmice chegou. Espero que nas continuações, isso seja esclarecido.

A autora soube construir uma história inteligente e personagens cativantes. Todos eles têm seu papel na construção da história, até mesmo aqueles que não aparecem com frequência, ou são apenas citados. Eu adoro distopias, mas achei que este livro não iria me surpreender, mas parabéns, Lois Lowry, você conseguiu.

Eu pretendo ler a continuação, mas vou esperá-la ser lançada no Brasil. Espero que todos os ganchos que o primeiro livro deixou tenham sido aproveitados e que todas as minhas dúvidas sejam esclarecidas. E sobre o filme, me decepcionei!

Update: Eu entrei no site da Editora Arqueiro e vi que o segundo volume da série foi lançado com o título A Escolhida. Quando eu o ler, publico a resenha aqui no blog.

13 comentários:

  1. Oi
    Quero ler esse livro parece ser legal e gostei da resenha. Estou curiosa para ver o filme também. Acho que vi em um blog que estava falando de uns lançamentos e a continuação desse estava no meio.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise
      Eu entrei no site da Editora Arqueiro e vi que ele foi lançado com o título "A Escolhida", vou ver se o compro e leio. Que bom que gostou da resenha, não deixe de ler o livro ;)

      Beijos.

      Excluir
  2. Oii Gleydson, tudo bem com você?
    Então, eu ainda não li o livro e nem vi o filme, mas tenho bastante vontade. O livro, pelas resenhas que li, parece ser bem interessante. Sério que é uma série? Não sabia disso, auehah, então como é série, acho que algumas das brechas que você mencionou, serão concluídas no próximo livro, e quem sabe seja melhor que o primeiro não é?

    Adorei seu blog. Seguindo. Sempre que der voltarei aqui.
    Beijos da Jéss ♥.
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéss
      Minha reação ao terminar o livro foi uma das piores possíveis, por isso, não leio mais um livro sem pesquisar antes. Tomara que todos os mistérios sejam esclarecidos.
      Obrigado pelo carinho, beijos!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Este é um livro que eu quero muito ler, mas não sei se vou lendo conforme for sendo lançado ou se espero lançar todos os livros da série rs. Gostei bastante da sua resenha e do seu blog, já estou te seguindo ;)
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Magis
      Que bom que gostou! Os quatro livros já foram lançados nos Estados Unidos, o último foi lançado em 2012. Mas creio que os dois últimos logo serão lançados aqui, já que a procura por eles aumentou devido ao filme.
      Obrigado pelo carinho, beijos ;)

      Excluir
  4. Oii tudo bem?
    Quando soube da adaptação do livro fiquei com lado medo de comprar e não gostar, assisti o filme pela internet e gostei muito, não sei quais são diferenças tem no livro e filme, mas quero ler um dia, sua resenha ficou boa!!
    Fique com Deus! - Doce Literário
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda
      Que bom que você assistiu o filme antes e não se decepcionou. Não deixe de ler o livro!
      Muito obrigado pelo carinho, beijos!

      Excluir
  5. Olá Gleydson,
    Tinha visto no cinema o trailer desse filme, mas infelizmente não pude ir vê-lo! Porém há o ponto positivo: poderei ler o livro antes de ver a adaptação. Adorei sua resenha, bem construída e explicativa, consegui entender bem a premissa da história.

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manu
      Não deixe de ler o livro, e se distopias for um dos gêneros que você gosta, melhor ainda. Obrigado pelo carinho ;)
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Gleydson,
    Até agora não muitas resenhas positivas desse livro, ele não me chamou muito a atenção, não tenho vontade de ler o livro e nem assistir o filme :p. Mesmo não gostando do livro sua resenha esta ótima!!!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel
      Que bom que gostou da minha resenha. Eu gostei bastante do livro, como eu disse, ele tem pontos negativos. Enfim, vou ler o segundo livro e publico aqui a resenha, não deixe de dar uma passadinha aqui ;)
      Obrigado pela visita, abraço!

      Excluir

Subir