Resenha: Se Eu Ficar - Gayle Forman - Jurista Geek

20/08/2014

Resenha: Se Eu Ficar - Gayle Forman


Se Eu Ficar conta a história de Mia, uma violoncelista de 17 anos. Prestes a terminar o ensino médio, a adolescente vê a chance de estudar em uma renomada faculdade de música. Tudo vai bem, até que ela e sua família resolvem visitar alguns amigos e parentes em um dia de neve e sofrem um grave acidente.

Quando acorda, Mia ainda consegue ouvir a música tocando no carro, olha para suas roupas e vê que está em perfeito estado, já o carro, virou um “esqueleto de metal ambulante”. Ela acha que está tudo bem com ela, até encontrar seu próprio corpo. A partir daí, Mia tenta entender o que está acontecendo, e descobre que a decisão de continuar vivendo ou de partir é sua.

"Todo esse lance de coma induzido é papo de médico, não cabe aos médicos, não depende dos anjos que não podemos ver. Também não depende de Deus que, se existir, está em algum outro lugar por aí neste momento. Só depende de mim".

O livro intercala o presente e o passado de Mia. Como é narrado em primeira pessoa pela protagonista, ficamos sabendo de tudo que acontece através dela. À medida que familiares e amigos vão visitá-la, Mia nos conta toda a sua história.

Os personagens criados pela autora são extremamente cativantes e muito bem elaborados, cada um com sua personalidade definida. Os pais de Mia são incríveis, o irmão mais novo, Teddy, é muito engraçado e super inteligente. Seu namorado, Adam, faz parte de uma banda de rock chamada Shooting Star, que está começando a ganhar notoriedade, sua melhor amiga, Kim, é uma figura, e seus avós, que não a abandonam nem um segundo no hospital.

O livro tem uma linguagem simples, fácil de entender, a leitura é super leve e flui bem rápido, além de ser muito emocionante. E mais do que tudo, a história te prende. Você sofre junto com a protagonista e deseja nunca ter que passar por uma situação igual ou parecida com a dela. Eu “devorei” o livro muito rápido e estou muito ansioso para o filme, que será lançado no Brasil dia 4 de setembro.

No final do livro temos um trecho do livro que dá continuidade a história, Para Onde Ela Foi, desta vez narrado por Adam, namorado de Mia, e também uma entrevista com os atores do filme feita pela autora.

Se Eu Ficar | Gayle Forman
Novo Conceito | 224 p. | 2014

Pelo trailer, podemos perceber que o filme será bem fiel ao livro e tão emocionante quanto. Assista-o legendado, abaixo:

10 comentários:

  1. Tô lendo esse livro agora,achando até um certo ponto meio corrido mas acho que melhora...confesso que fiquei muito curioso com os comentários de outros blogs e de pessoas que já leram e com a sua resenha :D
    Grande abraço!!
    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que minha resenha te deixou curioso. Leia mesmo, você não vai se arrepender. Abraço!

      Excluir
  2. Oi Gleydson!
    Tá todo mundo falando super bem desse livro né, e mês que vem ainda estreia o filme! Queria muito ler o livro também antes!
    Bjos!
    Karen
    http://www.bookadvisor.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ainda não vi nenhuma resenha negativa sobre ele. Tomara que o filme seja tão emocionante quanto o livro. Beijos!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu já li o livro (só falta ver o filme) e não achei ele tudo isso o que algumas pessoas acharam, achei que o livro precisava de um pouco mais de ação.
    Adorei a resenha.
    Bjs e sucesso com o blog!
    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna
      Ele realmente não é lá essas coisas, mas eu gostei muito da história. Como você disse, ele precisava de um pouco mais de ação. Ainda não li o segundo livro, pretendo lê-lo em breve, espero não me decepcionar.

      Beijos.

      Excluir
  4. Estou louca para ler esse livro, espero comprar ele mês que vêm e gostei da sua resenha a cada opinião que vejo fico com mais vontade de ler esse livro,

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise
      Que bom que gostou da minha resenha. Se puder, compre mesmo, e depois assista o filme.
      Muito obrigado pelo carinho, beijos ;)

      Excluir
  5. Olá!
    Eu amei este livro, embora que ainda não assisti o filme... Mas me envolveu do início ao fim! Amei como a autora trato dos pontos fortíssimos abordados ao longo da narrativa. É o tipo de história que, ou você ama muito, ou você odeia! Eu amei rsrsrsrs
    Estou com o segundo na minha pequena imensa fila de espera para ler :D Já encontra-se na minha estante... Espero amar mais do que amei este primeiro livro!
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ariana
      Que bom que você já tem ele na sua estante, ainda não o comprei. Talvez eu o compre na Black Friday junto com outros livros. Tomara que eu goste da narrativa do namorado da Mia.
      Obrigado pela visita, beijos ;)

      Excluir

Subir