Resenha: Ponte para Terabítia - Katherine Paterson - Jurista Geek

07/08/2014

Resenha: Ponte para Terabítia - Katherine Paterson


Ponte para Terabítia teve sua primeira edição publicada em 1977, nos Estados Unidos. No ano seguinte, Katherine Paterson, autora do livro, ganhou a Medalha Newbery (prêmio literário), tornando o livro um clássico da literatura infantil estadunidense.

O livro nos conta a história de Jesse Aaron, um garoto de 10 anos, que mora em uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos. Muito tímido e pobre, ele sofre o que hoje chamamos de bullying. De uma família de cinco filhos, sendo quatro garotas e um garoto, Jesse é rejeitado pelo pai. Com o sonho de ganhar a corrida da escola, Jesse passa as férias treinando, mas se vê derrotado por Leslie, sua nova colega de classe e vizinha, que vem a se tornar sua melhor amiga. Ela é filha de dois escritores muito ricos, que resolvem passar um tempo longe da cidade grande, da tecnologia e do luxo.

Dona de uma imaginação fértil, Leslie junta suas ideias à capacidade que Jesse tem de desenhar. Assim, eles criam Terabítia, uma terra encantada só para os dois, onde eles são rei e rainha. Para chegar lá, eles precisam atravessar um riacho com uma corda, que fica pendurada em uma árvore às margens do riacho. Em Terabítia, eles vivem suas maiores aventuras, enfrentam monstros e defendem seu reino de qualquer ameaça, sempre acompanhados do cachorro que Jesse dá de presente a Leslie, Príncipe Terian (ou P.T.).

As únicas pessoas que parecem gostar de Jesse são Leslie, May Belle, sua segunda irmã mais nova, que o admira e quer ser como ele, e Profª Edmunds, sua professora de música. Certo dia, ela o convida para visitar um museu. Ele prefere não convidar Leslie, pois quer passar um tempo sozinho com sua professora preferida. É aí que quem já assistiu o filme sabe o que vai acontecer.

"Feche seus olhos, mas deixe sua mente bem aberta".

Eu tenho que concluir minha sem contar o que acontece, o que é quase impossível, pois é assim que Jesse consegue “crescer”, deixando de ser a criança amedrontada e tímida de antes, passando a ser mais próximo do pai e de sua família, principalmente May Belle, que tanto o admirava e ele a ignorava.

O livro mostra que a vida nem sempre é como queremos que seja, e que não se vive apenas de fantasia, nem apenas de vida real, mas das duas coisas juntas. Além de mostrar a realidade das famílias mais carentes, onde o pai passa o dia trabalhando e não tem tempo para a família, e a mãe vive estressada por ter que cuidar da casa e de cinco crianças sozinha, e o bullying é praticado nas escolas.

Se eu quisesse, poderia escrever dezenas de linhas repletas de elogios ao livro, de tão bom que é. É um infanto-juvenil muito bem estruturado, que causa um impacto, capaz de emocionar leitores de todas as idades. É um livro para ser apreciado, e não é a toa que é um dos meus favoritos.

Ponte para Terabítia | Katherine Paterson
Salamandra | 160 p. | 2006

12 comentários:

  1. Eu adoro o filme, o livro deve ser muito bom também! Adorei a resenha, consegui ver todo o filme passando na minha cabeça, pelo visto ele deve ser bem fiel.
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o filme é muito fiel ao livro, quase que totalmente.
      Abraços!

      Excluir
  2. Não assisti o filme ainda, por motivos de: deixar para outra hora. Mas fiquei doido pra ler o livro, parece realmente emocionante. Está na minha lista de desejos já :D

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos únicos livros que eu digo que tanto faz você o ler ou assistir o filme primeiro. Os dois têm a mesma capacidade de emocionar.
      Abraços!

      Excluir
  3. Oii, já assisto ao filme e gosto muito, mas nem sabia que tinha o livro huheueh Gostei bastante da sua resenha! Beijo, entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o livro é desconhecido por muita gente. Fico feliz por ter gostado.
      Beijos!

      Excluir
  4. Otimo livro, otima resenha!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nunca li o livro, mas já assisti ao filme e chorei litros! aushahuausha
    Adorei a resenha, beijos!
    www.choqueliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiza
      Só não chorei porque eu não choro assistindo filmes ou lendo livros. Não é porque eu não queira, mas porque, realmente, não me dá vontade de chorar, haha.
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá, já vi o nome desse livro várias vezes (afinal, é um clássico) mas não sabia do que se tratava a história. Gostei muito da sua resenha, preciso lê-lo logo!
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari
      Acho que todos já ouviram falar, nem que tenha ouvido falar apenas do filme. Que bom que gostou! Beijos ;)

      Excluir

Subir