Resenha: Agora Eu Entendo, de Pam Gonçalves - Jurista Geek

19/12/2020

Resenha: Agora Eu Entendo, de Pam Gonçalves

Agora eu entendo - Pam Gonçalves - Agência Página 7


O Natal, para mim, que sou cristão, é uma das épocas mais especiais do ano, pois é celebrado o nascimento de Jesus Cristo. Logo, eu gosto de comemora-lo de todas as formas possíveis: indo à Igreja, me reunindo com minha família e amigos, ceando com eles etc. Infelizmente, as comemorações do presente ano terão que ser limitadas, em virtude da pandemia que enfrentamos com o Covid-19. Mas, que isso não seja capaz de diminuir a magia dessa época tão linda!


Como eu já havia anunciado há alguns dias lá no Instagram, eu estava MUITO ansioso para dar início ao projeto Natal Literário deste ano (clique aqui para ver as obras escolhidas). A primeira resenha do projeto que lhes trago é de um conto, super curtinho, escrito por uma de minhas booktubers favoritas: Pam Gonçalves


Em Agora Eu Entendo, conhecemos Bianca, uma jovem que, outrora, foi uma menina que amava o Natal e ficava impaciente enquanto esperava a mãe montar a árvore na sala de sua casa.


"[...] uma vez poderia jurar que ia ficar de castigo quando escapei dos cuidados da minha avó, subi no guarda-roupas do quarto da minha mãe, peguei a caixa de enfeites que ficavam acumulando poeira o ano inteiro lá em cima, montei a árvore capenga no canto da sala e fiquei plantada ao lado dela sorrindo até minha mãe chegar do trabalho".


Atualmente, cansada das brigas de família durante as festas de fim de ano, decide não comemorar o Natal. Para tanto, decidiu permanecer sozinha em seu apartamento, acompanhada apenas de sua gata de estimação terrorista: Arya. A programação da noite?  Maratonar os filmes de Harry Potter com brigadeiro, pizza e cerveja. Insistindo em não atender os chamados de sua família, o destino lhe reservou uma grande surpresa.


"Todo mundo sabe que se o ano termina, ele nasce outra vez e a última coisa que eu preciso é de alguém me perguntando o que eu fiz".


Preciso dizer que me surpreendi com a evolução na escrita da Pam. Há alguns anos, li Boa Noite, o seu primeiro livro a ser publicado e alguns pontos referentes à narrativa e aos diálogos me incomodaram. Em Agora Eu Entendo, isso não aconteceu em momento algum, pois a autora nos entrega diálogos engraçados, uma narrativa coesa e um desenvolvimento ótimo. 


Os personagens foram muito bem construídos, desde a protagonista à sua gata terrorista. A história é levemente previsível, mas acredito que isso se deve em virtude do tema que, como sabemos, é bem explorado em diversos livros, filmes, séries etc. 


O conto possui apenas 33 páginas e, quando você menos espera, chega ao final com um gostinho de quero mais. Sensível e engraçado como a maioria das histórias natalinas, Agora Eu Entendo é capaz de emocionar o leitor, mas também de lhe proporcionar boas risadas, além de passar uma linda mensagem sobre o valor dos momentos que passamos com aqueles que amamos. Aposto que vocês não irão se arrepender de dar uma chance a uma história tão linda. 


Agora Eu Entendo | Pam Gonçalves

Página 7 | 33 p. | 2019


29 comentários:

  1. Early to wish you: auspicious Christmas Eve, merry Christmas!
    West kiss hair lace front wigs human hair

    ResponderExcluir
  2. Oi Gleydson, tudo bem?
    Eu amo o Natal, ele é minha época preferida. Por isso adoro ler livros e ver filmes com esse tema. Por isso gostei muito do seu projeto, vou querer acompanhar suas dicas. Esse conto eu ainda não conhecia, mas gostei de que além das lindas mensagens ele ainda é divertido. É tão difícil encontrar livros que nos façam rir, e nesse momento é tudo o que preciso. Pena que não leio digitais, mas irei colocar na lista para indicar. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma das minhas épocas favoritas também, sem dúvidas! Fico feliz que tenha gostado e que irá colocar na lista para indicar, apesar de não ler livros digitais. Obrigado pelo carinho, bjs Cila 😍

      Excluir
  3. Pela leitura curtinha, já sinto que seja rápida. Não sou de ler livros natalinos, embora os que li gostei bastante. Espero ter também essa experiência.


    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super rápida! Uma pena que não curta obras natalinas... quem sabe um dia, não é? Abraços, Ley ❤

      Excluir
  4. Olá, Gleydson.
    Por aqui também é a mesma coisa. Sempre participo da cantata de Natal da minha igreja e e esse ano assisti pela TV. Quanto ao conto se der vou ler ele. Estou meio sem tempo esse fim de ano, mas dá para ler ano que vem hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei super chateado por não poder participar como nos outros anos das celebrações natalinas da Igreja, mas espero que tudo isso passe logo! Leia mesmo ano que vem, espero que goste, abraços!

      Excluir
  5. Eu gosto da escrita da Pam, mas não sabia da existência desse livro. Adoro o clima natalino e claro que vou adorar a leitura.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto, acho que ela evoluiu bastante quanto à escrita!

      Excluir
  6. Oi Gleydson, feliz Natal!!!
    E sobre sua dica, eu já li esse conto da Pam e gostei bastante. Obviamente, acho que sempre faltam coisas, principalmente por ser um conto, mas num geral, foi emocionante e conversou com meu coração.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em um conto sempre "falta algo" mesmo, inclusive quando gostamos muito, pois ficamos com aquela vontade de ler mais, né? A história também conversou com o meu coração ❤ Bjs, Alessandra!

      Excluir
  7. Acho que nunca li nada da Pam, mas confesso que sou curiosa para conferir algum livro dela. Acho que vou começar com esse, é tão curtinho e bem a cara dessa época. Tenha um feliz Natal e que em 2021 você possa estar com sua família, todos bem e com bastante saúde, que precisamos. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima ideia para começar mesmo, viu? E obrigado pelos desejos de Natal, te desejo tudo isso em dobro, viu? Muita saúde e paz ❤❤❤❤ Bjs, Hanna. Obrigado pelo carinho!

      Excluir
  8. Oi Gleydson, tudo bem?
    Eu sou fã da Pam mas confesso que me decepcionei com o primeiro conto dela que li (no livro Sobre Amor e Estrelas). Eu acho que ela transferiu bastante do que parece ser a personalidade dela pra protagonista. Mas gostei de ler sua resenha porque foi incentivo para que eu dê uma segunda chance à versão escritora da Pam. =)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou super fã dela e o primeiro contato que tive com sua escrita foi com "Boa Noite"... Algumas coisas em relação aos diálogos e tal até me incomodaram na época que li, mas é um ótimo livro para curar ressaca literária, sabia? Esse conto que você citou eu ainda não li, mas gostei de saber sua opinião. Bjs! ❤

      Excluir
  9. Oi!
    Só li Boa Noite da Pam e também tenho ressalvas sobre a obra, que bom que deu para notar uma evolução na escrita da Pam nesse conto e que a história é linda.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que nossas ressalvas possam ter sido as mesmas quanto a "Boa Noite"... Sim, fiquei muito feliz de notar a evolução. Bjs, Gio! ❤

      Excluir
  10. Olá! Gostei muito do blog e já o segui!Não li nenhum dos livros que mencionaste me cima! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha gostado, darei uma passada no seu para retribuir, sim. Abraços ❤

      Excluir
  11. Oi Gleydson, tudo bem?

    Por questão de divergências religiosas na família passei 23 anos sem poder comemorar o Natal. Hoje apesar da comemoração ser bem simples, gosto de ver a casa enfeitada e principalmente do espírito de renovação e paz que a data traz.

    Ainda não li esse conto da Pam, pois confesso que até então a premissa não tinha me chamado muito a atenção. Mas depois de ler a sua resenha, acho que vale a pena dar uma chance a obra.

    Beijos;*
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo, Ariane... E contigo? Nossa, divergências religiosas em uma família sempre é um assunto polêmico, né? Que bom que, atualmente, você consegue comemorar. Obrigado pelo carinho, beijos!

      Excluir
  12. Olá, tudo bem? Realmente parece ser um conto lindo. Também gosto muito da época de natal e tudo relacionando. Bom saber que pode-se notar uma evolução da escrita da Pam. Eu conheço ela da época de booktuber também, então tenho curiosidade em conhecer alguma obra dela. Adorei e dica super anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo, Ana... E por aí? Sim, é um conto muito lindo e de aquecer o coração. Beijos!

      Excluir
  13. Ahhh que bacana perceber a evolução de uma autora! Eu ainda não li nada da Pam, mas o tema me chama bastante atenção!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a evolução dela está bem evidente se comparada à sua primeira obra publicada. Bjs!

      Excluir
  14. When I look your blogs I will more interest about you.

    hd closure wig

    ResponderExcluir

Subir