Resenha: O Homem de Giz, de C. J. Tudor - Jurista Geek

18/05/2020

Resenha: O Homem de Giz, de C. J. Tudor


Na pequena cidade de Anderbury, em 1986, Eddie, Gav, HoppoMickey e Nicky compunham um grupo de amigos, que costumava se reunir para andar de bicicleta pelas ruas e pelo bosque, sempre em busca de alguma aventura que os ajudassem a sair da pacatez do lugar.

Após um terrível acidente durante uma feira na cidade relacionado ao Sr. Halloran, professor recém-chegado em Anderbury, a vida dos garotos muda para sempre, em especial a de Eddie. Quando Gav ganha uma caixa de gizes de cera coloridos em seu aniversário, as crianças resolvem criar um código com bonecos rabiscados com no asfalto para que pudessem se comunicar sem que ninguém entendesse. Um certo dia, porém, uma série de desenhos misteriosos os leva até um corpo desmembrado no bosque. Depois disso, nada volta a ser como antes.

Apesar da série de eventos, todos seguiram suas vidas e, trinta anos depois, apenas Eddie, Gav e Hoppo continuam em Anderbury. Eddie, que agora é professor, recebe uma proposta tentadora de um antigo amigo, justamente quando coisas muito estranhas voltam a acontecer. Todos eles, então, recebem uma carta com um boneco de palito desenhado e pedaço de giz. Assim, o medo e a desconfiança toma conta de cada um deles, em especial de Eddie, que é o mais afetado por tudo o que está acontecendo. Muitas verdades são reveladas e todos, aparentemente, têm algo a esconder.

"O problema é que nenhum de nós chegou a um acordo sobre quando de fato tudo começou. Foi quando Gav Gordo ganhou o balde de giz de aniversário? Quando começamos a desenhar figuras de giz ou quando elas começaram a aparecer do nada? Foi aquele acidente terrível? Ou quando encontramos o primeiro cadáver?"


No início, O Homem de Giz pode parecer um pouco lento, porém, quando a estória começa a se desenvolver, você não consegue mais parar de ler. À medida em que a estória avança, inúmeras questões são levantadas, assim, o leitor quer desvendar os mistérios da trama e acaba "devorando" o livro.

A leitura flui muito bem e a narrativa instigante da autora contribui bastante para isso. Vale a pena ressaltar que, na minha opinião, ela se desenvolve lentamente no início, o que pode nos levar a pensar que todo o desenvolvimento da trama é assim, mas não se engane, logo ela "entra no ritmo certo". A estória é narrada em primeira pessoa a partir do ponto de vista do protagonista, Ed, e os capítulos se alternam entre 1986 e 2016. Esse salto de tempo entre um capítulo e outro, inclusive, ajudou a deixar a leitura ainda mais instigante.

Quanto à edição da Intrínseca, não tenho nem palavras para descrever como ficou linda: capa dura, corte das páginas colorido, primeira folha do início de cada capítulo preta, as ilustrações dos bonecos de giz... Tudo contribui para o clima tenso da estória. A diagramação também ficou muito boa, assim como a obra parece ter sido bem revisada.

Um assunto recorrente quando se fala em O Homem de Giz é que a estória tem suas semelhanças com uma das obras mais famosas de Stephen King: It. É preciso admitir que, sim, há várias semelhanças, porém, o enredo do qual estamos falando já foi explorado em inúmeras outras obras também, como a série Stranger Things, que possui referências às obras de King. Acredito que a autora possa, sim, ter se inspirado no rei do horror, afinal, estamos falando de Stephen King, que é inspiração para muitos escritores. Vale lembrar, também, que em O Homem de Giz não estamos falando em eventos sobrenaturais, mas do ser humano em sua forma mais brutal e perversa. A obra está longe de ser uma cópia de It.

Ao meu ver, ficaram algumas pontas soltas, mas não prejudicaram o entendimento da estória. Foi uma questão de falta de explicação acerca alguns detalhes. Fora o aspecto de horror e suspense da trama, é interessante também ver os conflitos internos dos personagens e fazer teorias acerca de suas verdadeiras intenções, em especial do narrador da obra, Eddie. Todos os personagens possuem segredos que, à medida em que a estória avança, vão sendo revelados e alguns são de chocar o leitor.  Fiquei muito surpreso com algumas das revelações, e com outras nem tanto. O último capítulo, inclusive, nos revela algo que é deixado no ar desde o início, mas que a gente acaba esquecendo durante a leitura e, quando finalmente é revelado, você fica tipo "meu Deus, como eu não havia lembrado disso?".

A trama repleta de mistérios e com personagens de caráter duvidoso é um prato cheio para quem gosta do gênero. A obra da C. J. Tudor também pode ser uma ótima opção para quem ainda não é adepto, mas quer começar a ler obras desse tipo, já que nela estão presentes todos os elementos característicos do gênero. O Homem de Giz cumpriu o que propôs.

O Homem de Giz | C. J. Tudor
Intrínseca | 272 p. | 2018
Muito bom

44 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu já li dois livros da autora, só não li o último lançamento ainda, e sempre fico decepcionada com a falta de respostas característica dela no final, apesar de gostar das construções das histórias no geral. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as pontas soltas também me incomodaram. Concordo contigo sobre a construção das histórias. Preciso ler outros livros da autora, inclusive. Bjs! 😘

      Excluir
  2. Oi Gleydson!

    Menino eu sempre ouço falar muito bem desse livro e claro da autora também e preciso concordar com você as edições da intrínseca para os livros dessa autora sãos sempre muito maravilhosas mesmo. Eu não sou fã de thrillers e horror, eu sempre deixo passar kkkkkk, mas, fico feliz que mesmo com a ressalvas o livro tenha te entrgado o que você esperava.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, foi uma leitura satisfatória, apesar de alguns pesares haha. Estou querendo ler outras obras da autora. Abraços! 😉

      Excluir
  3. Li somente O Que Aconteceu Com Annie, da mesma autora. Eu amei a leitura dele, porém não quis ler O Homen de Giz porque várias pessoas que conheço detestaram e fiquei bem receosa. Mas acho ele lindíssimo e ainda pretendo dar uma chance.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e se agrade da estória, apesar dos pesares, assim como eu haha. Bjssss! ❤

      Excluir
  4. Já li elogios generosoa para com o livro, bem como li ríticas vorazes quanto as semelhanças com as obras do King, o que pra mim é um ponto positivo porque amo os livros do autor. Quero elr O HOmem de Giz o mais rápido possivel.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo os livros do King ❤ haha. Sou MUITO fã! Realmente, há semelhanças, mas também não me incomodaram. Bjsss!

      Excluir
  5. Oi, Gleydson como vai? Este livro esta na minha lista de futuras leituras. Que chato que houve pontas soltas, ainda bem que não prejudicou a leitura. Ainda sim pretendo lê-lo. Ótima resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é realmente chato quando isso acontece. Espero que leia mesmo e goste bastante! Abraços.

      Excluir
  6. Oi Gleydson.

    A cada resenha que leio sobre este livro, minha curiosidade aumenta, Quero ler O Homem de Giz o mais rápido possível porque tenho gostado muito do gênero thriller e a trama cheia de mistérios sempre chama atenção. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre fui muito curioso, também, sobre essa leitura antes mesmo de realiza-la. Obrigado pelo carinho de sempre, Kênia. Bjs! ❤

      Excluir
  7. Oi, Gleydson tudo bem? Eu sempre leio resenhas sobre esse livro e uma amiga que está lendo ele esse mês, está gostando muitissimo da história. Eu não li tantas críticas sobre ele que fiquei sem vontade de lê-lo, só o fato de ter pontas soltas me deixa estressada, acredito que se um livro possui uma história única, precisa ter um final redondinho.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo: um livro bem construído merece um final e tanto! Com O Homem de Giz essa questão não foi tão decepcionante assim, mas com Blasfêmia, que publiquei resenha há um tempinho aqui no blog, foi bem pior.

      Excluir
  8. Olá! Este livro parece muito interessante! Estou tentando vencer as barreiras do medo para ler o gênero, mas ainda não consegui! srsr Mas sem dúvida que parece ser uma história bacana! De vez em quando algumas pontas ficam soltas mesmos e, quem sabe, não foi propósito do autor? srsr

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, alguns autores deixam pontas soltas propositalmente para que o leitor deixe a imaginação fluir haha. Confesso que, apesar de ter uma imaginação bem fértil, a minha ansiedade não me deixa gostar de pontas soltas kkkk. Abraços!

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? Nossa, que interessante saber dessa comparação com It do King. Acho que não tinha ouvido falar da semelhança, mas que bom saber que são enredos diferentes da sua forma. Conheço a autora por conta da Bienal que ela veio, mas ainda não li nada dela. Acho que começarei por esse exemplar. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu nem sabia que ela havia vindo para a Bienal? Hahaha. Descobri durante a leitura de O Homem de Giz, quando pesquisei mais sobre a autora haha. Fico feliz que tenha curtido a resenha, bjs! ❤

      Excluir
  10. Oi Gleydson,
    Eu tenho esse ebook no meu kindle, mas ainda não o li!
    Estou em busca de um thriller de tirar o fôlego e fico aliviada que por mais que tenha influência do King, não tenha sobrenatural.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sinopse, a gente até acha que tem algo sobrenatural, mas não é o caso. Então, pode ler tranquila haha bjs!

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu vi muitos comentários sobre esse livro e parece que a Intrínseca caprichou mesmo nessa edição. Confesso que não é uma leitura que eu faria, pois raramente leio suspense e terror não leio de jeito nenhum. Sou medrosa mesmo kkkk.
    Mas parece ser uma leitura interessante para quem curte o gênero e que bom que, apesar do início mais lento, a trama ganhou ritmo e se tornou envolvente. Uma pena que algumas pontas tenham ficado soltas, mas parece que no geral foi uma história bem desenvolvida.
    Adorei a resenha e só vou passar a dica por ser um estilo de leitura que realmente não funciona para mim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caprichou mesmo, viu. Adoro edições assim! Sim, apesar dos pesares, a trama fluiu bem e as pontas soltas não me incomodaram tanto. Fico muito feliz que tenha gostado. Bjs! ❤

      Excluir
  12. Oi, Gleydison!
    A Intrínseca realmente arrasa nas edições! Eu não li esse livro, li O que aconteceu com Annie, do mesmo autor e gostei bastante. Mas já li que esse livro é o melhor dele até agora. Preciso ler com certeza!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que O que aconteceu com Annie será a minha próxima leitura da autora... só não sei quando haha. Tenho outras obras em minha fila de livros por ler. Bjs!

      Excluir
  13. Oi!
    É a primeira resenha que leio desse livro, fiquei intrigada com o mistério e já minha curiosidade bateu a porta kkk, adoro muito suspense e você tocou no nome muito conhecido King, li It e vou ler esse com certeza. A autora nunca tinha ouvido falar esse nome, mas vou procurar saber mais de suas obras, obrigado pela dica, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que surpresa boa saber que você descobriu o livro por aqui ❤. Obrigado pelo carinho, Cris! Espero que leias e goste tanto quanto eu 😘

      Excluir
  14. Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas não me lembro de ter lido alguma resenha sobre ele antes. O enredo me chamou a atenção, fiquei curiosa para ler. E, que bom que você avisou que o início é meio lento. Assim quando pegar pra ler a obra não tem risco de eu me irritar muito e achar que o livro é todo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Eu gosto de avisar logo, porque algumas pessoas não aguentam o desenvolvimento lento do início de algumas obras e acabam desistindo da leitura. Nesse sentido, eu sou persistente haha.

      Excluir
  15. Olá, tudo bem ?
    Eu acho que é um livro com um tema bem envolvente e bem escrito. Eu fiquei sabendo dele porque a escola do meu filho mandou ler, só achei inadequado a idade dele e quando li, questionei a escola, eles recolheram e trocaram.
    A capa é linda e por si só já chama a atenção.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Meu Deus, e eu presumo que seu filho seja uma criança ainda. Não é uma leitura para crianças mesmo não haha. Ainda bem que você questionou a escola. Acredito que, por envolver crianças na premissa, devem ter achado adequado, mas não é o caso. Bjs, Gi! 😘

      Excluir
  16. Oi, Gleydson.
    Esse foi o primeiro livro que li da autora e me apaixonei pela escrita dela. Não costumo ler King, então não enxerguei as referências, mas acho isso muito normal e até mesmo uma homenagem! Que bacana que ele seja tão inspirador!!!
    E posso te falar uma coisa meio louca?! Eu até curto umas pontas soltas porque fico um tempão inventando minhas próprias teorias para explicar as coisas! hahhaha
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também foi a minha primeira leitura da autora e fiquei instigado por outras obras. Também sou o louco das teorias e fico formulando várias, mas eu gosto de saber, no final, se eu estava certo ou não haha. A dúvida faz minha ansiedade bater de leve kkkkk. Bjs! ❤

      Excluir
  17. Eu fiquei tão feliz com as referências que encontrei nessa história, teve até de Doctor who hahahahaha. Mas admito que não curti tanto o desfecho =/ acho que alguns personagens mereciam mais destaque. Agora quero ler os outros livros dela

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não identifiquei as referências de Doctor Who porque, infelizmente, não li nenhum dos livros. Concordo contigo: alguns personagens realmente mereciam mais destaque, como Nicky, por exemplo.

      Excluir
  18. oiii
    eu li esse livro e gostei bastante dele, como vc disse o começo foi um pouco lento, mas a medida em q fui lendo o livro foi ganhando ritmo e me prendendo cada vez mais.
    att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Pah. Comigo aconteceu exatamente o mesmo haha. Abraços!

      Excluir
  19. Li essa obra ano retrasado e gostei demais, uma história que nos prende o tempo todo, com um suspense e tanto. Recomendo para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me prendeu bastante depois que começou a se desenvolver legal. No início, nem tanto haha. Também recomendo bastante!

      Excluir
  20. olá

    eu não acredito em originalidade em totalidade. Tudo é fruto de algo já feito com uma marca pessoal de quem está remodelando. Tem livros do próprio King que são meras reproduções de enredos deles com novos personagens e mais algumas coisitas. A vida humana é isso. Recriar sempre.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo. Ainda mais porque sempre há algum autor consagrado em cada gênero que vão servindo de referência para os novos autores. Bjs!

      Excluir
  21. ainda nao li essa obra, no lançamento fiquei bem curiosa mas acabou que deixei de lado, sua resenha me lembrou o motivo de na epoca eu ter desejado ele :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tá na hora de colocar a leitura em prática haha. Espero que leia e curta!

      Excluir
  22. Olá, adorei ler sua resenha e opinião sobre o livro, essa leitura está na minha lista de desejos tem um tempo, gosto muito do gênero e foi bom me lembrar da obra, espero ter a chance de ler em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim. Fico feliz que tenha gostado, espero que goste também, viu?

      Excluir

Subir