TAG da Quarentena - Jurista Geek

01/04/2020

TAG da Quarentena


Quando eu vi a TAG da Quarentena no blog Duas Livreiras, eu lembrei que há muito tempo eu não respondia alguma e achei bem interessante a proposta. Como todos sabem, o mundo está enfrentando uma pandemia com o Coronavírus (Covid-19) e a melhor forma de prevenção é ficando em casa, pois o vírus é extremamente contagioso. Vamos fazer a nossa parte e torcer para que essa situação se resolva o mais rápido possível.

Voltando à tag, esta foi criada por Karine, do canal Kabook TV, como mais uma forma de entretenimento durante esse período de quarentena. Sendo assim, cá estou eu para responde-la. Let's bora!

1) Você acaba de se trancar em casa e não sabe por onde começar: indique o primeiro livro de uma série que te deixará preso neste mundo até o último volume.

Sem dúvidas, A Guerra dos Tronos, primeiro volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo, do George R. R. Martin. Os livros são incríveis, com uma riqueza em detalhes absurda, e bem extensos. Então, é uma ótima escolha para nos prender neste mundo até o último volume (risos). Vale ressaltar que, até o momento, temos cinco volumes publicados: A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões. Os últimos dois volumes da série (Os Ventos de Inverno e Um Sonho de Primavera) ainda não foram lançados e não possuem data para tal. Para nós, fãs da série, só nos resta aguardar.


2) Hora de experimentar uma leitura diferente: indique um livro que te tirou da zona de conforto. 

Sem dúvidas, foi O Milagre de Manhã, do Hal Erold, uma vez que não costumo ler obras de autoajuda e acredito que essa tenha sido a minha primeira leitura do gênero. Por incrível que pareça, o livro me surpreendeu positivamente, mas acabei não colocando em prática as técnicas ensinadas pelo autor. Muita gente que lê e começa a praticar o que o autor ensina, relata mudanças significativas em sua vida, seja na qualidade, no humor, no trabalho... Erold defende que tudo começa a mudar quando você passa a acordar cedo e segue alguns passos ensinados por ele. Então, quem sabe algum dia eu ponha em prática os ensinamentos do livro.


3) Você já superou todas as suas expectativas e se sente um leitor ávido: indique um livro do seu gênero favorito. 

Um dos meus gêneros favoritos é, sem dúvidas, terror. Eu me prendo na história de uma maneira que eu não sei nem explicar. Um livro pelo qual eu tenho um carinho muito grande é O Vilarejo, do Raphael Montes, porque, além de ser uma história incrível e com um final surpreendente, tenho a obra autografada. Vale ressaltar que o e-book da obra está disponível para download gratuito (até o dia 06.04.2020) na Amazon, na Play Store e no blog da Companhia das Letras. Sendo assim, se você ainda não leu e quer fazê-lo agora mesmo, não perca a oportunidade de baixa-lo. É incrível, sem mais! Caso queira conferir a resenha da obra, clique aqui


4) Esta é a sua quarta leitura e você já está sentindo os primeiros sintomas da ressaca literária. Indique um livro que vai te curar desse mal. 

Um livro que conseguiu me curar de uma ressaca literária pesada foi Boa Noite, da Pam Gonçalves. Eu acompanho a autora desde em que ela possuía um blog literário, o Garota It, assim como o seu canal no YouTube. Fiquei muito feliz quando ela anunciou o seu primeiro livro e gosto bastante do seu trabalho como autora. A protagonista se chama Alina e acaba de ser aprovada no vestibular, indo morar em uma república de estudantes em outra cidade. É uma leitura leve, divertida, com diálogos simples e personagens cativantes, mas que trata de um assunto sério e muito importante. Recomendo bastante não só a obra, mas também o trabalho da Pam no geral.


5) O fim da ressaca chegou! Seu diagnóstico de animação para ler está mais forte do que nunca: indique um livro que faça você lê-lo em um único dia, do início ao fim! 

Há tantos livros que me prenderam ao ponto de eu lê-los em uma tacada só... Mas o mais recente foi Origem, do Dan Brown, um dos meus autores favoritos. Eu comecei a ler quando acordei e só sosseguei quando terminei a leitura. Me prendeu completamente, do início ao fim. A obra foi lançada em 2017, mas só agora tive a oportunidade de lê-la. É mais uma história protagonizada pelo incrível Robert Langdon, dessa vez ao lado de Ambra Vidal, que, na estória, é noiva do príncipe da Espanha. Inclusive, logo logo irei publicar a resenha da obra aqui no blog.


6) Sua quarentena está em reta final e você precisa renovar sua animação na leitura: indique um livro 5 estrelas e favoritado! 

O Exorcista, do William Peter Blatty. Todos que me conhecem sabem que eu sou muito fã dessa obra, assim como da adaptação cinematográfica. Eu admiro bastante o autor também, que, infelizmente, faleceu em 2017, e essa não foi a única de suas obras que eu tive o prazer de ler. O livro é um clássico e deve ser um dos preferidos de muitos amantes de literatura de terror, assim como eu. A adaptação cinematográfica possui algumas sequências, inclusive, que não se saíram tão bem de bilheteria e crítica, mas que eu também gosto bastante. Talvez para a hodiernidade, o filme, lançado em 1973, não cause tantos impactos como outras obras de terror atuais, mas, para a época, causou uma revolução no gênero e pânico na maioria dos telespectadores. Na minha opinião, se trata de uma obra-prima de terror!


7) Para fechar sua quarentena com chave de ouro, nada melhor do que uma leitura impactante: indique um livro que superou suas expectativas! 

O Quinto Mandamento, da Ilana Casoy, que acompanhou as investigações policiais em torno do Caso Richthofen, que aconteceu em outubro de 2002 e teve ampla cobertura da mídia. A autora acompanhou o trabalho dos legistas, o levantamento de pistas, a reconstituição do fato típico na presença dos criminosos, revelando um comportamento perturbador por parte destes, assim como outros detalhes. Vale ressaltar, para todos os efeitos, que não é uma obra que divulga o crime ou coloca os assassinos como superestrelas, pelo contrário, é um livro que descreve a investigação e suas conclusões. É uma leitura interessante, em especial, para estudantes de Direito, mas não é necessário ter algum conhecimento prévio, logo, qualquer leigo no assunto pode realizar a leitura. 


8) Nada de abraçar o amiguinho: indique um amigo para responder a TAG e se proteger dos males do mundo.

Então, eu sou uma pessoa muito indecisa e não vou conseguir escolher três pessoas para responder a essa tag. Se você tem um blog e quer responder (ou até mesmo se não tiver, pode colocar aqui nos comentários as suas respostas), fique à vontade. Só não esqueça de me mandar para que eu possa deixar um comentário.

Mais uma vez, reforço as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS): fique em casa e cuide de si e daqueles que você ama! A melhor forma de prevenção do Covid-19 é o isolamento social, então, aproveite para ler bastante e cuidar da sua saúde física e mental. Abraços!

57 comentários:

  1. Olá,

    Adorei a TAG, super criativa!
    Dos livros só li A Guerra dos Tronos e curti a leitura.
    O Milagre da Amanhã está na minha lista.


    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Jessica! Espero que curta O Milagre da Manhã também. Bjs!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Que surpresa bacana saber que tu viu a tag no meu blog, haha. Foi muito divertido respondê-la nesse momento tão triste. Eu li "O vilarejo" semana passada e simplesmente amei, é sensacional. Quero muito ler "O exorcista".

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Larissa! Eu adoro o seu blog <3 O Vilarejo é incrível mesmo, não é? Espero que ame O Exorcista tanto quanto eu, pelo visto, temos um gosto para livros parecido haha. Bjs!

      Excluir
  3. Oi Gleydson!!

    Menino essa pandemia tá uma loucura mesmo viu? Eu quase perdi meu ritmo de leitura, mas, na ultima semana de março corri contra o tempo! Mas indo ao que importa, alguém finalmente já fez essa tag eu estava esperando ela aparecer para postar lá no blog quando tivesse oportunidade! Dos livros que você indicou eu conheço A Guerra dos Tronos, Vilarejo e Boa Noite, mas ainda não cheguei a ler nenhum deles!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, já estou ansioso para que você responda lá no seu blog! Amo ler tags haha.

      Excluir
  4. Olá!
    Adorei a TAG! Da sua listinha apenas dois eu não tenho na estante, mas os que tenho fiquei com vontade de lê-los agora mesmo, hahaha. O Exorcista está na minha meta desse ano, então espero lê-lo logo e que também seja um favoritado. E Dan Brown é um dos autores que mais admiro, justamente por conseguir me deixar presa e intrigada do início ao fim, por isso quero muito reler os livros dele e ler os que ainda não consegui, como Origem e Inferno.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí, adorei saber disso. Pelo visto temos gostos parecidos! Espero que ame O Exorcista tanto quanto eu. E sobre os dois últimos livros de Dan Brown, Inferno foi o que menos gostei, mas, ainda assim, é incrível!

      Excluir
  5. Oi, tudo bem? Ainda não tinha visto essa TAG por aí. Gostei das suas sugestões, ainda não li nenhum (apesar de já ler lido outros do Dan Brown) hihi. Não consegui me ater à narrativa de Guerra dos tronos, nem no seriado, então, nunquinha que ia querer ler os livros. Já vi esse livro, O milagre da manhã, mas também não sou de autoajuda. Mas, talvez, eu vá ler, sim. Gosto de implementar novos hábitos e acho importante para o nosso crescimento. Já quis ler o livro da Pam, mas já li muita resenha negativa, aí desisti. Eu vi que o livro do Raphael estava de graça, mas realmente não tenho interesse - apesar de saber que ele é um ótimo autor.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Nina! Uma pena que não tenha gostado de GoT. Entendi as suas ponderações sobre cada obra. Sobre o livro da Pam, eu até dei 4 estrelas, porque algumas coisas nele não me agradaram, em especial os diálogos. Mas é um livro bom pra sair da ressaca literária. Bjs! Obrigado pelo carinho <3

      Excluir
  6. Ooi, amei o estilo da tag. To meio parada na leitura ultimamente e não vejo a hora de sair dessa ressaca, fiquei super afim de ler Boa noite!

    Beijos
    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gleydson como vai? Muito criativa a TAG. Adorei poder conhecer um pouco mais de seus gostos literários nas respostas. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Luciano. Abraços!

      Excluir
    2. Mais amigos na blogosfera! Vocês foram um achado! Estou tão feliz!!!

      https://professoreduardoblog.blogspot.com/
      E-mail: profeduardoeducacao@yahoo.com

      Excluir
  8. Começar uma quarentena com As Crônicas do gelo e Fogo é uma excelente pedida. Eu am demais esses livros e achei sua indicação muito acertada. Boa quarentena pra você e FIQUE EM CASA.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ivi! Uma boa quarentena para você também. Deus queira que tudo isso passe o mais rápido possível!

      Excluir
  9. Olá, Gleydson.
    Eu vou salvar aqui porque achei a tag bem bacana e se dervou responder. Já li quase todos os citados, só não li o ultimo e o de autoajuda. Queria muito ter os últimos livros de As Crônicas de gelo e fogo para ler nessa quarentena. Vamos ver se enfim ele termina.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil! Espero que responda e goste bastante. Que boa surpresa saber que você leu quase todos <3 Espero que o George termine logo de escrever a série, mas ele sempre demora bastante :(

      Excluir
  10. Incrível essa tag e suas respostas também.
    Gostei do blog. Estarei por aqui agora.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Emerson!
      Fico muito feliz que tenha gostado. Visitarei o seu blog também.
      Abraços!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem? Adorei a TAG que nos conscientiza, e suas respostas. Amo também os livros do Dan Brown, e não consigo pará-los até descobrir seus segredos haha Alguns outros não conhecia, porém fiquei curiosa pelos seus comentários. Acho que irei responder no blog! Ótimas escolhas!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou do mesmo jeito haha. Não consigo parar de ler os livros dele até descobrir o mistério por trás de tudo. Dan Brown é incrível, não é? Bjs!

      Excluir
  12. Oii
    Eu já vi essa tag em algum lugar e gosto bastante da criatividade da mesma. Sempre tive muito interesse em ler Boa Noite da Pam Gonçalves.

    Três de Dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria. O livro da Pam é muito bom, tem alguns pontos que não me agradaram, mas é ótimo pra sair da ressaca literária e, além de tudo, ainda conscientiza. Então, é uma boa leitura!

      Excluir
  13. Já li O Vilarejo e curti, mas Boa Noite deixou a desejar pra mim
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é como eu disse em alguns comentários acima, Boa Noite também me desagradou em alguns pontos, mas me agradou em outros e foi uma boa pra sair da ressaca literária. Bjs!

      Excluir
  14. Oi Gleydson, tudo bem?
    Adorei a TAG e suas respostas, bem fora do lugar-comum.
    Também sou fã da Pam e tenho muita vontade de conhecer os livros dela. O TCC dela inspirou meu tema de TCC também, inclusive. ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, Priih! A Pam é uma maravilhosa, não é? O tema do TCC dela também me inspirou em um projeto da faculdade <3 Que bom que temos isso em comum. Beijos!

      Excluir
  15. Oiiieee Gleydson

    Eu nem conhecia esse livro da Ilana Casoy, acho ela super competente e entende muito do assunto dessa área do crime e psicologia.
    Eu tb acompanho a Pam desde o Garota It, adorava aquele blog e as resenhas dela. Nunca li os livros dela ainda, mas pretendo.
    O Vilarejo tb está na minha lista, assim como uns outros livros do Raphael, todo mundo super elogia este autor sempre e tenho curiosidade já que amo livros de suspense / terror.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A Ilana é incrível. Eu admiro-a demais, ainda mais porque curso Direito, as obras dela me fascinam. Espero que leia os livros da Pam e do Raphael e ame tanto quanto eu <3 Bjs!

      Excluir
  16. Oie, amei a Tag e curti suas respostas, eu só não curto livros de terror hehehe
    Mas adorei saber um pouco mais dos seus gostos!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Mila <3 Nunca se aventurou por nenhum livro de terror pra ver se gosta? Haha. Bjs!

      Excluir
  17. Eu já tô querendo responder a TAG de tanto que eu gostei haha. Suas respostas foram ótimas, eu também ficaria com GOT se me trancasse em uma casa.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leyanne <3
      Que bom que temos isso em comum haha. GoT é incrível. Bjs!

      Excluir
  18. Ainda não li nenhum dos livros citados, mas confesso que O Vilarejo está no meu kindle e é uma leitura que, sem dúvidas, me tiraria da zona de conforto.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está esperando o quê para ler, então? Haha. Espero que goste bastante <3 Bjs!

      Excluir
  19. Oi Gleydson!
    Eu adoreeeeei a tag hahaha Ainda não tinha visto, embora acompanhe também a KaBook, rs. E achei super legal as suas escolhas, mas - tirando o milagre da manhã que li até metade - não li nenhum desses. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gostou! Adoro a Kabook também <3
      Obrigado pelo carinho!

      Excluir
  20. Oii
    gostei da TAG, eu já li vários livros nessa quarentena, mas desses dai eu super pularia fora dos livros de terror, não curto esse gênero.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, terror não é um gênero que agrada todo mundo. Bjs!

      Excluir
  21. Que tag maravilhosa, adorei suas escolhas de livro. Morro de curiosidade pra ler o livro da Pam, mas ainda não tive oportunidade. Também lembro do blog dela ♥

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Bruna! Espero que tenha oportunidade e goste bastante também ♥ Bjs!

      Excluir
  22. Que tag maravilhosa! Eu amei!

    Eu baixei "O Vilarejo" quando ele estava gratuito, mas vai demorar muito até eu criar coragem de ler.kkkkk... O terror não é um dos meus gêneros preferidos, mas venho tentando vencer meus medos e apostar em alguns livros arrepiantes.rs

    Ao contrário de você, minha experiência com "Origem" não foi das melhores. Sou muito fã do autor, mas tentei ler Origem em janeiro e não passei da metade da história. Vou retomar a leitura em algum momento, mas agora sem expectativas. Se li até a metade e não me agradou precisaria que algo de drástico acontecesse na história para modificar minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que amou, Luna! Fico muito feliz com isso...
      Espero que ame "O Vilarejo", pois é uma história surpreendente. Uma pena que "Origem" não tem sido uma experiência muito boa para você :(
      Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  23. Eu não li nenhum desses livros que você respondeu hahaha
    Mas eu acho que o livro que eu indicaria para entrar no universo e só sair quando terminar é Trilogia Corte de Espinhos e Rosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela indicação, Maria Paula!
      Irei agora mesmo pesquisar sobre essa trilogia. Bjs!

      Excluir
  24. Olá!
    O milagre da manhã é realmente um bom livro para sair da zona de conforto, é bom para mudar hábitos e destacar algumas outras atividades essenciais.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pena que não consegui colocar as dicas do autor em prática ainda :( Bjs!

      Excluir
  25. Fiquei um pouco desesperada com essas categorias? Fiquei hahahahah
    Eu ainda não li nenhum dos livros que vc escolheu, mas quero ler este do Raphael Montes <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha.
      Espero que leia o livro do Raphael, é incrivel ♥

      Excluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu amei essa tag! Ainda não li nenhum dos livros que você citou, mas tenho curiosidade de ler Guerra dos Tronos. Só não li ainda por preguiça, porque são muito grandes hahaha. E mesmo sem ter lido Origem, concordo muito com a sua escolha porque os livros do Dan Brown são muito rápidos de ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Maria Luiza. Para mim os livros do Dan são sempre rápidos, porque eu me empolgo e não sossego enquanto não termino haha. Bjs!!

      Excluir
  27. Adorei a tag, sempre gosto de tags, adoro conhecer as preferências literárias da pessoa. Dos livros que você citou só conheco A Guerra dos Tronos, embora nunca tenha lido inteiro. Mas gostei de conhecer os outros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu gosto de tags pelo mesmo motivo. É uma troca mútua de conhecimento acerca das preferências de cada um quando se responde uma tag.

      Excluir
  28. Parabéns pela tag, Gleydson!! Ficou top!
    Dos livros que você citou conheço dois: A Guerra dos Tronos, O Milagre da Manhã e Dan Brown.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Fernanda! Obrigado pelo comentário e pela visita!
      Beijos ❤

      Excluir

Subir