Resenha: O Chamado do Cuco, de Robert Galbraith (J.K. Rowling) - Jurista Geek

28/10/2019

Resenha: O Chamado do Cuco, de Robert Galbraith (J.K. Rowling)


Eu li O Chamado do Cuco exatamente na época em que foi divulgado que o autor, Robert Galbraith, é, na verdade, um pseudônimo da J.K. Rowling. Eu adorei a obra, mas acabei não lendo os outros volumes que foram sendo lançados da série. Uma das minhas metas para 2020 é dar continuidade à série, uma vez que quatro livros já foram lançados. Sendo assim, tudo indica que ano que vem teremos as resenhas dos outros três volumes da série aqui no blog. 

A modelo Lula Landry foi encontrada morta e todas as evidências apontam para um suicídio. Por outro lado, seu irmão, John Bristow, acredita que ela foi assassinada, já que, supostamente, não haviam motivos para ela colocar um fim na própria vida, por isso, ele contrata o detetive particular Cormoran Strike

A vida de Strike está em decadência: ele acaba de se separar, definitivamente, de sua parceria e está afundado em dívidas. Sem ter para onde ir, ele passa a morar em seu escritório, que, por sinal, está um caos. Com pouquíssimos casos, ele não tem dinheiro nem para pagar um(a) assistente, por isso, ele tem contrato com uma agência de empregos que o envia, periodicamente, secretárias temporárias. 

A enviada da vez é Robin Ellacott, uma mulher esperta, eficiente e muito inteligente, que acaba de ficar noiva de seu namorado, Matthew. Apesar de um primeiro contato desastroso com Strike, ela passa a ajudá-lo com o caso, já que seu sonho sempre foi ser uma detetive, como nos filmes que assistia quando era criança. A partir daí, o detetive mergulha de cabeça no caso e faz de tudo para descobrir quem pode ter tirado a vida da jovem modelo e quais os motivos. 

"O que lamentamos é a imagem física que flutua por uma multiplicidade de tabloides e revistas de celebridades; uma imagem que nos vende roupas, bolsas e uma ideia de fama que, em sua morte, provou-se vazia e transitória como uma bolha de sabão. O que realmente nos faz falta, se formos honestas o suficiente para admitir, são as travessuras divertidas dessa garota de boa vida e fina como papel, de cuja existência de quadrinhos marcada por abuso de drogas, vida tumultuada, roupas elegantes e namorado perigoso e errante, não podemos mais desfrutar."

O Chamado do Cuco é uma estória e tanto! A escrita da J.K. é muito gostosa de se ler e flui facilmente, então, eu não me senti entediado em nenhum momento. Antes dessa obra, eu não conseguia imaginar a criadora do universo de Harry Potter escrevendo um romance policial, mas ela é boa em tudo o que faz. 

Os personagens foram construídos com bastante maestria (sabemos que, nesse quesito, a J.K. nunca decepciona, não é mesmo?), principalmente os secundários, que roubam a cena várias vezes. Também é muito interessante ir conhecendo as pessoas que conviviam com Lula e o a maneira como cada um contribui para descobrir a identidade do(a) assassino(a). Uma das minhas personagens preferidas foi, sem dúvidas, a Robin. Sério, ela é sensacional e eu espero que ela tenha mais destaque ainda nos próximos livros. 

Sobre a edição, a Rocco está de parabéns! A diagramação ficou ótima e todos os pontos contribuem para uma boa leitura: fonte simples e em tamanho agradável, ótimo espaçamento e folhas amareladas. A capa também ficou muito linda e eu achei que a ilustração combinou bastante com a história.

Eu recomendo O Chamado do Cuco para todos que adoram um bom romance policial, repleto de mistérios, assim como eu. Confesso que eu consegui adivinhar a identidade do(a) assassino(a), pois eu fico formulando várias teorias, mas, ainda assim, o motivo do assassinato me surpreendeu e a forma como o Strike chegou à conclusão também.

Vale lembrar que a estreia da série televisiva Strike, baseada nos três primeiros livros já lançados, estreou em agosto de 2017. Nela, teremos Tom Burke no papel principal e Holliday Grainger como Robin.

O Chamado do Cuco | Robert Galbraith (J.K. Rowling)
Editora Rocco | 448 p. | 2013

29 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, que para mim é muito bem desenvolvido sim, mas eu até que esperava mais... expecativas!! Sobre a edição, está maravilhosa mesmo, a rocco sempre se destaca. Que bom que você curtiu a leitura!! Vou querer conferir a série com certeza!!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonadaaaaaaa nesse livro, ainda não tive a chance de ler o segundo volume, mas estou muito curiosa. Fico muito impressionada com sua resenha, pois achei muito difícil escrever sobre esse livro, qualquer coisa que a fantástica J.K. Rowling escreve me deixa encantada, ela é maravilhosa!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gleydson!
    Gosto de livros com temáticas de suspense policial, mas confesso que não me atraiu os livro. Não sou fã da autora e admito que tenho um certo preconceito por conta de tanto alvoroço ao redor dela. :/
    Fico feliz que tenha curtido e espero que você consiga cumprir a meta e ler os outros livro da série. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar desse livro mas não conhecia muito bem a história, mas parece ser uma daquelas que prende a gente do início ao fim, gosto mundo desse cenário cheio de mistério! Sua resenha ficou ótima, dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Acredita que eu não sabia que era uma série? Hahahaha achei que era volume único. Fiquei bem curiosa com sua resenha, espero ler em breve.

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá amore,
    Já vi algumas resenhas desse livro, mas não me chamou muito a atenção até então. Mas ao ler sua resenha confesso que fiquei mega curiosa pela leitura. E já anotei a dica!
    Parabéns pela resenha!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu desconhecia os fatos de a obra fazer parte de uma série (achei que era um livro único) e também que era escrito como pseudônimo da autora!
    A premissa é bem interessante e fiquei intrigada para saber se a jovem modelo Lula foi mesmo assassinada ou cometeu suicídio e como o detetive conseguirá provas sobre o ocorrido.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem?
    Sendo da Tia JK, não importa se for com pseudônimo ou com o nome verdadeiro dela, eu quero ler, e esse está na minha lista de leitura desde que lançou! Espero realizar a leitura muito em breve! *--*
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu li esse livro e a história é realmente maravilhosa! Só que demorei um pouco para ler, acho que um mês, não sei realmente porquê. Mas sempre indico essa obra quando as pessoas gostam de um bom policial, esse tem todos os elementos necessários para nos encantar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gley
    Esse livro não está na minha lista de prioridades, mas tenho vontade de ler, pois adoro livros policiais. Eu fico formulando teorias também, quem nunca? Gostei de saber que o livro é bom. Sobre a adaptação eu não me recordava que teria. Acho que vou assistir sim.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gente que grata surpresa saber que a escritora de Harry Potter escreveu outros livros. Adorei esse livro policial e fiquei curiosa para saber se foi mesmo suicídio e e se foi assassinato quem foi que matou. Sua resenha me deixou muito intrigada para ler o livro e vou anotar na minha listinha.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Eu quero ler esse livro! :) E muito!!! ahah Que maravilha que não te desiludistes!! Eu vou ter de esperar que saiam os sete..!!! hehehe

    Que bom que as personagens são tao bem cosntruidos... E verdade, J K sabe faze-lo taaaao bem!! Nem conhecia a serie!!! Mas so assito depois de ler..! :P

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Muito legal ler uma resenha desse livro. Gostei de saber sua opinião sobre ele e confesso que fiquei curiosa para ler também. Já faz um tempo que não leio esse estilo e seria uma ótima ler essa série.
    Não sabia que iria virar série de TV, enfim dica mais que anotada.

    Leituras, vida e paixões!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  14. OOi!
    Olha só... sempre via esse livro, mas , mesmo sendo da rainha JK, nunca tive votade de ler. Agora, após sua resenha, precisooooo para ontem. Vou ter que me acalmar aqui pois nem mesmo tenho o livro. </3 Espero lê-lo em breve, pois você me deixou repleta de curiosidade para saber mais sobre esse caso da modelo, e desse romance..
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Estou me sentindo mal agora.
    Li todos os livros do HP mais de 20 vezes e não sabia que a J. K. escrevia com pseudônimo. E sim, ela é genial então deve ser impossível não gostar desse livro, sem contar que eu também adoro romances policias.
    Indo pesquisar os preços em 3, 2, 1...

    ResponderExcluir
  16. Olá! Robert Galbraith/J.K. Rowling faz sucesso mesmo, que bom que é gostosa e flui. Adoro assistir romance policial, ainda não experimentei ler o gênero. Também ainda não li nada da autora. Que sabe acado lendo esse livro e mato dois coelhos com uma só cajadada. Haha' Personagens bem construídos faz toda diferença. Que bom que não sentiu tédio hora nenhuma, que gostou dos personagens e que a diagramação está ótima. Dica anotada. Beijos'

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Eu sou uma apaixonado por romances policiais, e infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler a obra. Gostei de sua resenha, você conseguiu me deixar ainda mais instigado pelos mistérios que acontecem durante o enredo.Não conheço a escrita da autora, mas me parece ser bem fluída.

    ResponderExcluir
  18. Oii tudo bem?

    Nunca li esse livro, apesar de ter interesse sempre acabo passando outros na frente, mas adorei a dica da serie.
    Amoooo essa atriz e acredito que vou assistir assim que lançar.
    Adorei a resenha. Bju

    ResponderExcluir
  19. Inacreditavelmente, comprei esse livro no lançamento e ainda não o li. Preciso resolver isso o quanto antes, senão logo não terei vida suficiente pra ler todos os livros que estão na fila. E caramba não sabia da série, irei ficar de olho e tentar ler antes dela estrear.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Muito legal ler a resenha desse livro que eu amo tanto, mas do qual poucas pessoas ouviram falar! Ótimo livro, ótima resenha!
    www.playmymind.com.br


    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Li esse livro no segundo semestre de 2015 e lembro-me que gostei bastante do livro e não consegui adivinhar de jeito nenhum quem era o assassino, haha. Tenho os outros dois livros da série comigo, mas até hoje não criei coragem para ler, mas com essa notícia da série me animei demais e com certeza irei ler os outros o mais breve possível, pois o Strike é realmente incrível e a Robin meio que surpreende por ser tão organizadinha, haha. Nossa, já estou doida para ver a série, espero muito que seja fiel aos livros!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Sou apaixonada pelas obras da J.K. e essa e Morte Súbita não chamam minha atenção, acho a premissa bem legal e envolvente por conta do questionamento do assassinato ou suicídio, mas acho que o livro não se encaixa no momento que estou vivendo, quem sabe em uma próxima oportunidade eu não acabe lendo. Deixarei a dica passar agora.
    Beijos,Lari.
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Faz um tempinho que comprei o eBook, mas tinha esquecido dele, por isso não li haha. Você acaba de me lembrar.
    Amo os livros da J.K. e a premissa me atrai bastante. Agora só falta arranjar tempo para colocar a leitura em dia.
    Amei a resenha,
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oieee
    Tudo bom?
    Eu adoro romance policial, já tive a oportunidade de ler e confesso que deixei passar com medo de me decepcionar.
    Mas sua resenha me fez querer ler e vou encarar em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. O título e a capa desse livro sempre me chamaram atenção, mas acredita que eu não sabia que era da J.K. Rowling? o_o estou surpresa!!!

    E gostei muito da resenha, me fez gostar do livro. Parece uma boa história, apesar de não ler muito histórias de detetives, parece muito legal! Aguardo ansiosa a série!!!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  26. Já conhecia o título, mas estou bastante surpresa com o fato de J.K. Rowling tê-lo escrito. Confesso que não sabia.
    O enredo parece ser muito bom e já me vejo curiosa sobre quem seria o assassino. Apesar de não ler muitos, romances policiais me despertam o interesse. E a meta do ano é ler mais esse gênero, então por que não?
    Gostei bastante da sua resenha.
    Bjs, Mila

    http://esquadrao-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá Gleydson!

    Não li essa obra,mas já posso concordar com você que J.K Rowling não deixa a desejar! Li apenas Morte Súbita da autora, e ela tem um jeito maravilhoso de descrever as coisas ao redor e principalmente os personagens! Portanto, já coloquei O chamado do cuco na wish list e agora quero ler tudo dessa mulher!
    Parabéns pelo post! Abraços!

    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Como não amar algo que J.K. Rowling pôs as mãos? Simplesmente impossível. Eu amei esse livro, achei a história muito envolvente e viciante, e fico muito feliz em saber que você gostou também.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir

Subir