Resenha: Natal Mortal - J.D. Robb (Nora Roberts) - Jurista Geek

29/12/2016

Resenha: Natal Mortal - J.D. Robb (Nora Roberts)


Oi pessoal, tudo bem por aí? Esta é a penúltima postagem do Natal Literário do blog! Estou muito feliz por ter conseguido, apesar do pouco espaço de tempo, fazer as leituras escolhidas e publicar as resenhas nas datas certinhas que estipulei antecipadamente (a última postagem do projeto sairá dia 31 de dezembro). Hoje, vocês irão conferir as minhas impressões sobre Natal Mortal, da Nora Roberts, escrito sob o pseudônimo J.D. Robb.

A história gira em torno da tenente Eve Dallas, em Nova Iorque, no ano de 2058, e a tentativa de desvendar um assassinato sinistro: Marianna Hawley foi estuprada e assassinada em sua própria cama, onde foi encontrada amarrada, com acessórios natalinos sobre seu corpo. Além disso, o assassino deixou um presente que tinha relação com a canção The Twelve Days of Christmas (Os Doze Dias de Natal). Este é um padrão que virá a ser seguido nos assassinatos posteriores. Junto com sua assistente, Delia Peabody, a tenente descobre que o assassino se veste de Papai Noel, o que torna tudo ainda mais difícil, já que é Natal e a cidade está lotada de pessoas vestidas assim.

Mesmo sem ter se recuperado totalmente de um caso passado, Eve insiste em tomar as rédeas deste e, junto com sua equipe, fará de tudo para descobrir a identidade do assassino e uma maneira de pará-lo antes que ele mate mais pessoas de acordo com os dias restantes da canção.

“É uma velha canção de Natal, tenente. O nome é 'Os Doze Dias de Natal'. O autor envia ao seu verdadeiro amor um presente para cada dia, começando com uma perdiz em uma pereira”. 

A premissa de Natal Mortal chamou muito a minha atenção. Além de ser um romance policial (um dos meus gêneros favoritos), se passa no futuro, e obras futurísticas me atraem bastante. Não é um futuro tão distante, já que a história se passa em 2058, mas as mudanças descritas em relação aos dias hodiernos são bem notáveis.

Eu poderia ter dado cinco estrelas à obra, se algumas coisas não tivessem me incomodado. Apesar de eu ter adorado a forma como a autora desenvolveu todo o mistério (eu acertei quem estava por trás dos assassinatos, inclusive), eu me irritei várias vezes com a protagonista. Ela passou por situações bem difíceis ao longo de sua vida e de sua carreira, mas eu vou direto ao ponto: ela é muito chata. É a primeira vez que leio um romance policial e não consigo gostar tanto do protagonista. Todo personagem tem pontos positivos e negativos, mas os de Eve ficaram muito evidentes e eu não consegui nutrir um grande apreço por ela. Alguns de seus comentários também me incomodaram bastante, mas não vou citá-los, pois podem ser considerados spoilers. Em contrapartida, gostei muito dos outros personagens, como a Peabody, sua assistente, que é muito divertida e vive roubando a cena. Ela tem uma certa implicância com o detetive Ian McNab e eu aposto que isso envolve um sentimento a mais. Quero muito ler os outros volumes para descobrir se os dois começam a se relacionar de outra forma.

No geral, eu achei que a autora soube desenvolver uma boa história e eu vou, com certeza, dar uma chance à série. É meio estranho eu ter começado pelo sétimo volume, mas isso só aconteceu por causa do Natal Literário e por ser um caso diferente por obra, então, isso não prejudicou o entendimento da história. A leitura também flui facilmente, prendendo a atenção do leitor do início ao fim. Quando eu menos esperei, o livro estava acabando e fiquei com um gostinho de quero mais.

Enfim, eu recomendo Natal Mortal para quem adora romances policiais, assim como eu, e também para quem quer dar uma chance ao gênero. Mas não façam como eu e leiam o sétimo volume antes dos anteriores hahaha. Comecem pelo primeiro livro da série, que é Nudez Mortal. Beijos, até a próxima!

Natal Mortal | J.D. Robb (Nora Roberts)
Bertrand Brasil | 392 p. | 2007

32 comentários:

  1. Oi, Gleydson!
    Apesar de sinistra, essa proposta é muito interessante. Também gosto de romance policial e livros que se passam no futuro.
    É uma pena que o protagonista não tenha te satisfeito por inteiro, mas pelo menos você gostou dos outros personagens.
    No geral, eu adorei a sua resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro, ainda mais por nunca ter lido nada de Nora Roberts.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Este não é o estilo de livro que gosto, mas gostei bastante de sua resenha. Nunca li nada da Nora Roberts e acho que ainda vou esperar mais um pouco.
    Feliz 2017.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Embora eu adore romance policiais, nunca li nada da Nora Roberts e esse parece ser um livro e tanto. Pena que a protagonista não seja tão legal assim, pra mim o que mais sustenta o romance policial nem é tão o misterio em si, mas os personagens, um livro que é um exemplo claro disso é o Chamado do Cuco da JK Rownling, ela consegue desenvolver personagens como ninguem. Adorei a resenha!

    Abraços

    Resenha Jogador Nº1
    {Des}Construindo o Verbo

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto bastante do genero, mas não gosto do (da?) autor(a). Não bato com o tipo de escrita dela, acho. E saber, também, que esse livro tem uma protagonista chata não faz com que eu morra de amores por ele né? hahahaha

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá querido.... bom, essa série na Nora nunca me chamou a atenção.... rdepende muito do romance policial pra eu gostar, mas até que essa premissa é bem interessante... porém, essa série é enooorme, lembro que quando eu trabalhava na livraria, vendia muito bem, mas eu não curto muito não, apesar de gostar muito de vários títulos da autora... céus, será que me fiz entender?
    bom ano novo!

    ResponderExcluir
  6. Adoro essa coisa futurista! Gostei da premissa do livro, últimamente estou precisando de coisas assim, mais adultas, confesso que se fosse pela capa e pelo título eu passaria reto, o título me parece bem fraco e repetitivo, não chama a atenção, são resenhas que salvam livros bons do esquecimento!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Esse livro junta tudo que eu amo, futuro, histórias policiais e natal, como eu não conhecia ele? Fiquei muito curiosa para saber mais dessa e das outras histórias; procurarei para lê-los na ordem haha.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Eu não li nada da autora ainda, mas pretendo ler ano que vem. Apesar das considerações, eu espero que realmente tenha gostado do livro e que de uma chance para a série, porque muita gente fala super bem dela. E fico feliz que a leitura foi fácil e não tenha prejudicado o entendimento. Parabéns pela resenha. :)

    bjs!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá =) Eu não conhecia a obra, adorei conhecer atrás da sua resenha pois está excelente. Que chato que você se irritou com a protagonista, mas que bom que você gostou da maneira com a autora escreveu e desenvolveu o mistério. Adoro policial em filmes e série mais ainda não li nenhum. Beijos'

    ResponderExcluir
  11. Nora Roberts Diva! Conheci a autora por essa serie e sou apaixonada. Tomara que vc consiga ler todos e também se apaixone assim como eu, cada livro tem otimos casos e a Eve é durona, sempre dando o seu melhor pela justiça. O Roarke dispensa comentários. Ótima resenha e adorei o "especial de natal".

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Nunca li nada da autora e estava pensando em começar por essa série mas descobri recentemente que ela já conta com 40 volumes e isso me assustou bastante haha. Quantidade de livros à parte gostei muito da premissa desse livro; adoro livros desse gênero e embora a protagonista já tenha me deixado com um pé atrás por conta da sua descrição, fiquei com muita vontade de dar uma chance à série.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Já tentei ler alguns livros da autora, mas não consegui, pois o mistério não funcionou para mim e não digo isso por ter descoberto o que tinha acontecido, mas, sim, porque a história não colou, sabe? É uma pena que a protagonista tenha te irritado, mas acho que esse é um dos livros que eu poderia dar uma nova chance de uma nova leitura, pois tenho a impressão que posso gostar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Olá. Eu costumo dizer que vou viver e não lerei todos os livros da Nora, uma escritora que eu amo de paixão inclusive. No entanto essa série é tão grande, mas tão grande que eu desisti de tentar ler, na verdade eu me perdi antes de começar. Fico feliz que você teve uma boa experiência com esse livro. Beijos

    ResponderExcluir
  15. oie. sempre ouço falar nessa série e ela é muito amada. uma pena que você não tenha gostado muito da eve, prsonagem principal, mas talvez isso se deva a você ter conhecido ela no sétimo volume da série, se conhecer do 1 talvez mude de opinião. E bacana que você gostou do ritmo da série e pretende voltar nos outros volumes. Eu quero ler essa série qualquer hora dessas.

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito de séries com histórias independentes, assim, não ficamos presos em começar alguma por ter que seguir uma sequência para entender melhor. Uma pena a personagem não ter lhe agradado, ainda mais sendo "chata", fica realmente impossível se aproximar da personagem. Espero que as próximas leituras da série seja melhor para você.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Particularmente adoro a escrita da Nora Roberts e há muito tempo esta série está na minha lista de futuras aquisições!

    Me assemelho com suas "doiduras" e também costumo ler algumas séries de trás pra frente (kkkk)

    Gostei muito das suas impressões e pretendo logo logo poder conferir a série!

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir
  18. Oi! Já tinha visto esse livro por aí, mas não tinha me interessado, na verdade. Sua resenha ficou muito bacana. Vou dar uma chance aos livros de Nora Roberts, pois ainda não li nada. E pode deixar, vou começar pelo começo rsrs

    Beijos!
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada da autora e confesso que não sou muito fã de romances policiais, sabe? Mas achei curiosa essa premissa e todo o mistério, só que desanimei ao ver que você achou a protagonista chata, é muito ruim quando isso acontece.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Olá, nunca li nada da autora, pois não sou muito fã de romances, mas tenho curiosidade de conferir essa série investigativa. Adorei a resenha, me deixou bastante curiosa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Confesso que não é um gênero que estou habituada a ler, mas me intriguei bastante por ser uma obra futurística e isso me agrada muito, sem contar nessa capa maravilhosa.
    Adorei saber suas impressões e a obra já entrou na minha lista de leituras, afinal ainda não conheço a escrita da autora e conhecer um pouco mais sobre essa série investigativa.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Realmente estranho você ter lido o sétimo livro da série antes dos anteriores, mas como fazia parte de um Natal Literário, dá pra entender. É bem o estilo que gosto, essa história de romance policial cheio de segredos e muito suspense me deixa bem animado para conhecer tal leitura.

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Adorei conhecer um pouco mais sobre o livro. Recentemente, eu li uma publicação falando sobre a autora do livro, mas ainda não tinha lido resenha sobre esses livro de ficção policial.Eu gosto muito de livro relacionado ao gênero e quero muito ler. Mas prentendo seguir o seu conselho de começar pelo primeiro livro da série e não pelo sétimo, como você foi "obrigado". Adorei a resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu amo romances policiais, então sou até suspeita pra falar. Eu adorei a ideia do livro e fiquei muito curiosa para saber sobre esse assassino em série, mas eu realmente fiquei meio decepcionada por saber que você descobriu quem estava por trás de tudo, isso é muito frustante em uma história policial e essa coisa da protagonista ser ruim é uma merda também, mas fazer o que? As vezes era essa mesma a intenção. Vou colocar o livro na lista, mas pretendo começar pelo primeiro, né? hahahaha.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  25. Oiee ^^
    Eu gosto bastante de histórias futurísticas, mas não gosto de romances policiais...hehe' é um dos poucos gêneros que não me agradam *-* Apesar disso, tenho curiosidade de ler mais coisas da Nora (li um livro dela e acabei não gostando muito) e espero mudar de opinião. Fico feliz em saber que gostou, mas se eu for ler a série, vou começar mesmo pelo primeiro...haha'
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  26. Olá
    muito legal o enredo do livro, parece ser algo bem tenso e que nos prende, isso é ótimo, por isso que esses gênero me atraem, nunca li nada desse autor mas sempre tive curiosidade por ver alguns elogios, quem sabe eu nao arrisque com esse livro

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Essa não é aquela série de livros que tem mais de 40 volumes? hahahaha Eu gosto muito do gênero policial, mas não estou acostumada a ler muitos livros dele, então essa sua dica foi muito legal, pena que só vi depois que o Natal já tinha passado. Entendo muito bem que quando a protagonista é chata desse jeito que você citou, a gente fica com raiva meio que a todo momento quando ela abre a boca hahah Não sei ainda se daria uma chance à série, já que ela é gigante, mas a minha curiosidade com certeza aumentou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa. Claro, a sua resenha também me incentivou muito e já estou adicionando o título à minha lista de desejos. O fato da personagem ser chata me deixou com um pé atrás, não vou mentir. Mesmo assim, ainda vou arriscar a leitura.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oie,. Confesso não bser conhecedora dá obra. Mas o que me atiçou por essa leitura é pela época que ela deve ser lida. Outra coisa, a Nora é diva! Então não há como negar que dentre cem bilhões de leituras, colocaria a frente de tudi!
    Beijos, Amanda M!

    ResponderExcluir
  30. Olá Gleydson, tudo bem?

    Não tive nenhum contato com a escrita de Nora Roberts, embora tenha uma trilogia aqui, mas ainda estou me preparando psicologicamente para lê-la, rs.

    Sabe quando você vê muita gente falando bem? Então. Morro de medo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada da autora e morro de vontade de ler os livros dela, fico feliz em ver que você recomenda essa série, eu também adoro um bom suspense policial e devo dizer que a trama é muito chamativa. Mas com certeza irei atrás dos livros anteriores antes para ler a série em ordem. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  32. Sports Betting for Today - 1xBet Korean Sportsbook
    ‎New 1xbet app download Sports Betting Website · ‎News · ‎Sports News · ‎Promotions · ‎Contact Us

    ResponderExcluir

Subir