Crítica: Procurando Dory (2016) - Jurista Geek

08/07/2016

Crítica: Procurando Dory (2016)


Sinopse: Um ano após ajudar Marlin (Albert Brooks) a reencontrar seu filho Nemo, Dory (Ellen DeGeneres) tem um insight e lembra de sua amada família. Com saudades, ela decide fazer de tudo para reencontrá-los e na desenfreada busca esbarra com amigos do passado e vai parar nas perigosas mãos de humanos.

Oi pessoal, tudo bem por aí? Por aqui está tudo ótimo! Então, Procurando Dory era um dos lançamentos mais esperados de 2016, não só por mim, mas por um número gigantesco de pessoas, afinal de contas, é a continuação do incrível Procurando Nemo (2003). Quando o primeiro filme foi lançado aqui no Brasil, em julho de 2003, eu tinha apenas quatro anos de idade; hoje, treze anos depois, estou prestes a atingir a maioridade e me diverti tão quanto naquela época. 


Na cena inicial (que já havia sido divulgada pela Disney), vemos a bebê Dory (que é a coisa mais fofa desse mundo) e seus pais brincando de esconde-esconde. A pequena Dory é um pouco tímida e insegura em relação ao seu problema de memória, diferente do que estamos acostumados a ver na versão adulta. 

Após a cena inicial, voltamos ao "presente": um ano se passou desde os acontecimentos de Procurando Nemo e a peixinha está vivendo com Nemo e Marlin. Depois de lembrar de algumas coisas, Dory e seus dois companheiros partem em busca de informações de seu passado e, principalmente, de sua família. 


O filme é sensacional! Muitas pessoas estão cometendo um grave erro comparando-o com o estrondoso Procurando Nemo, mas esta sequência não tinha o objetivo de superar o primeiro filme, apenas dar continuidade. É um longa recheado de cenas engraçadas, mas também de muita emoção e de cenas que partem o coração do público. 


O filme está cheio de lições de superação envolvendo seus personagens problemáticos: o polvo Hank, por exemplo, tem um tentáculo a menos e sofre de estresse pós-traumático; Dory, como todos já sabem, tem amnésia; a baleia Destiny possui uma visão ruim; o sonar de Bailey, uma baleia-branca, não funciona muito bem; e Beca, um pássaro HILÁRIO, sofre com problemas intelectuais. Até mesmo Marlin tem alguns surtos gerados por sua superproteção. 

Uma das coisas que mais chamou a minha atenção foi a maturidade de Nemo ao lidar com os problemas. Como todos sabem, ele possui uma nadadeira menor que a outra, e isso foi bastante explorado no primeiro filme; em Procurando Dory, ele dá um show em seus discursos de superação e mostra que é possível levar uma vida normal, apesar dos problemas. Na verdade, essa é a grande mensagem passada pelo filme. Outra coisa que me alegrou bastante foi o fato de algumas coisas serem esclarecidas: como a Dory aprendeu a falar baleiês, de onde vem o seu lema "continue a nadar".


Procurando Dory é um filme capaz de divertir todas as idades, e com certeza agrada aqueles que eram crianças na época de Procurando Nemo, como eu. É uma animação que proporciona muita alegria e emoção ao público, além das mensagens sociais. Não deixem de assistir!

Procurando Dory |  2016 |  Duração: 1h35min 
Produção: Pixar Animation Studios | Distribuição: Walt Disney Pictures
Direção de Andrew Stanton & Angus MacLane
Roteiro por Victoria Strouse & Andrew Stanton

58 comentários:

  1. Eu assisti esse filme duas vezes e amei <3
    Achei bem legal o filme, ainda mais a forma que mostraram que apesar da perda de memória recente a Dory consegue fazer qualquer coisa, tudo através do seu jeitinho especial de ser.
    Bjs e sucesso com o blog!
    https://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti o filme, mais estou ansiosa pra assistir <3
    e já sei que vou chorar no filme haha
    Beijinhos
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só não chorei porque não sou muito emotivo, haha.
      Beijos!

      Excluir
  3. Eu assisti esse filme e acho ele realmente genial. Com certeza não há como comparar com "Procurando Nemo", as lições desse são profundas ao seu modo. Saber lidar com as diferenças para mim, é o ponto alto desse filme, e pelo que se percebe, muitos não sabem fazer isso.
    Também amei saber como ela aprendeu "baleiês", e de modo geral, toda a trupe que aparece, nos tira um pouco de emoção e solidariedade. Amei esse filme!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe genial nisso, haha <3. Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  4. Olá
    Eu ainda não assisti ao filme, mas estou muito ansioss para conferir, especialmente ppr já ter lido vários comentários positivos a respeito. Comparações com o primeiro filme não devem faltar, mas antes mesmo de ver, já compreendo que a intenção mesmo é dar continuidade e não superar. Deve ser engraçado mesmo, assim como devem haver várias emoções nesse percurso.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corre, menina! Você tá perdendo tempo, hahaha.
      Beijão!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não assisti o filme, mas estou morrendo de vontade de assistir. Muitos amigos meus já assistiram e me falaram que está muito engraçado, um até comentou sobre a lição de vida que eles nos passam. Vou fazer de tudo para conseguir assistir essa semana.

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista mesmo, tenho certeza que você vai adorar, assim como seus amigos. Abraços!

      Excluir
  6. Aaaaaaaaah como pode todo mundo estar assistindo esse filme e eu não? Sério, eu nem vi o trailer do filme, mas já vi tanta resenha dele e comentários sobre ele que eu nem preciso assistir o trailer pra ficar curioso pra assistir ele, a produtora do filme soube bem como criar a animação e é por isso que está fazendo um enorme sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me fazendo a mesma pergunta: como pode todo mundo estar assistindo esse film e você não? Hahaha. Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  7. Olá,

    Embora eu não tenha gostado tanto de Procurado o Nemo (sempre fui uma criança estranha haha) fiquei curiosa para assistir o filme da Dory, pois como você mesma disse, são personagens que querendo ou não marcaram a infância. Gostei de saber que o filme é bom e traz mensagens de incentivo e o respeito as diferenças. Pretendo assistir em breve e também formar minhas opiniões.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim você não gostou de Procurando Nemo? Tô de mal com você! Haha. Brincadeira, não te julgo por isso, afinal, nada agrada a todos. Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  8. Crise de fofura! Um minuto de silêncio para essa maravilha *-* Ahhhhhhh que amorzinho esse filme. Depois de anos esperando a continuação, finalmente lançam e não deixa nada a desejar.
    Amei!
    Beijos,
    Giih Rosendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe fofura nisso, Giih! Muito amorzinho mesmo <3 Beijão!

      Excluir
  9. Ainda não assisti essa fofura de filme, mas estou louca pra ver e lendo sua resenha, a vontade aumentou kkk
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades <3

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  10. estoou suuuper ansiosa para o filme, e queero muuuuuuuito assistir, esperi tanto por ele ^^
    Beijinhos
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também esperei muuuuito por ele. Assista mesmo, aposto que irá amar! Beijos <3

      Excluir
  11. Olá ♥
    Estou há tanto tempo esperando esse filme que fico emocionada a cada opinião que leio dele. Adorei conhecer um pouco mais da trama, ela parece ser incrível. Gostei muito de saber que o Neno está maduro para lidar com problemas e que há esclarecimentos para algumas perguntas que ficaram em aberto.
    Preciso ver esse filme para ontem.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também esperei tanto por ele que foi bem emocionante assisti-lo. Pois é, o Nemo me surpreendeu por sua maturidade. Beijão, obrigado pela visita! <3

      Excluir
  12. Eu estou louca para ver esse filme, tenho certeza de que vou ficar nostálgica e que vou gostar muito. Também não concordo com as pessoas estarem comparando com o Procurando Nemo, são filmes diferentes e esse apenas complementa, apenas nos faz matar a saudade, além de mostrar um pouco mais sobre essa gostosura que é a dory.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que concorda, Beatriz. Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  13. Eu, particularmente, esperava mais deste longa. A Dory foi uma personagem muito forte no primeiro filme e eu acho que merecia um enredo mais original. Mas visualmente, é um filme lindo e com certeza, as crianças se divertirão muito, vendo!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena que não te surpreendeu. Mas tudo bem, é um filme lindo mesmo. Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  14. Olá,
    Confesso que ainda não vi o filme porque perdi um pouco o interesse, mas lembro que quando era criança e vi Procurando Nemo, eu amava. Também vi alguns cometários de pessoas criticando o "Procurando Dory", mas gostei da sua opinião de que esse filme não tinha a intenção de superar "Procurando Nemo". Que ótimo que tenha gostado!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH, que pena que você perdeu o interesse. Mas caso ele volte, não deixe de assistir (ou assista sem interesse mesmo, haha). Beijão!

      Excluir
  15. Ola lindona eu amo animações e pretendo assistir esse com meu filhote de 02 anos, adoro o carisma da Dory sempre perdida mas muito verdadeira, não há como não se encantar, para fãs como eu que adoraram o filme Nemo essa animação é obrigatória para assistir. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Eu adorei a sua resenha sobre o filme. Eu assisti Procurando a Dory, e me emocionei na parte em que ela se perdeu da família. Eu acho que os dois filmes "Procurando o Nemo e Procurando a Dory" são perfeitos. E eu também percebi as mensagens que o filme quis passar para as crianças e adultos.
    E essas fotos que você postou é um ataque de fofura ♡

    XoXo, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Alice. Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  17. Oie, assim que estreou eu fui conferir o filme. Quando saiu Nemo eu era adolescente porém assisti com minha irmãzinha e adorei e depois de treze anos voltei ao cinema dessa vez para assistir com meus pequenos. Tenho um filho de seis anos e uma filha de cinco. Foi muito bom ir ao cinema com minha família e ter a diversão garantida. Adorei o filme é dei boas risadas.
    Puxa você tinha apenas quatro anos quando saiu, deve ter sido uma continuação bem esperada para você com gosto de infância.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é uma certeza de diversão garantida mesmo. Pois é, eu tinha quase a idade de seus filhos quando Procurando Nemo saiu <3. Obrigado pelo carinho, beijão!

      Excluir
  18. Oi!
    Eu fiquei morrendo de vontade de ir ver Dory, mas ainda não consegui pois meus dias estão bem corridos.
    Fico feliz em saber que o filme é realmente muito engraçado e para toda a família, espero ir em breve ver também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sabrina! Veja mesmo, tenho certeza de que não irá se arrepender. Beijos!

      Excluir
  19. Olá!! :)

    Tenho ouvido falar imenso deste filme ultimamente!! :) ahah Bem, eu acho muito bom que consiga divertir todas as idades...

    Tinhas ouvido falar que existiam algumas inconsistencias, mas adoro que me faça lembrar o filme que tanto gostei em criança!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme para divertir toda a família mesmo, hahaha. Obrigado pelo carinho, abraços!

      Excluir
  20. Hey, tudo bom?
    Assisti Procurando Dory ontem, e não tenho palavras para descrever a emoção que eu senti assistindo. Procurando Nemo foi o primeiro filme que eu assisti no cinema, então ontem assistindo com meus pais e minha irmã, foi só chororó.
    Amei.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A emoção deve ter sido imensa, até consigo imaginar. Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  21. Oii, Tudo bom?
    Como não amar esse filme não é??
    Demoramos 12 anos pra finalmente poder assistir ele. Eu amei cada cena, chorei no final.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não amar? <3 Eu também amei cada cena! Abraços!

      Excluir
  22. Olá,

    Nossa, qualquer adjetivo que eu usar pra classificar esse filme vai ficar aquém do que ele realmente é. Fantastico, incrivel...Muito bem feito. Mais um classico dos cinemas infantis. ''In love'' com ele.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo TOTALMENTE com você, Amanda. Incrível é pouco, haha. Beijão!

      Excluir
  23. Acredita que não assisti o filme? Aliás, faz muito tempo que não assisto animações. Assisti Procurando Nemo mais de 1 vez e adorei, mas não senti a necessidade de haver outro filme com a Dory, a personagem é bacana, mas pra mim a história tava fechada lá atrás. Talvez quando sair em dvd ou na tv a cabo eu assista. E sua resenha ficou ótima, é bom saber que mesmo não tendo muito interesse por ele é um bom filme.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena que você pensa assim, mas quem sabe você assista e goste, não é? Hahaha. Obrigado pela visita, beijos!

      Excluir
  24. Acho que eu fui uma das únicas no planeta que não assisti Dory ainda :)
    Louca para assistir!
    Adorei sua resenha do filme e o blog, já seguindo :)
    Beijos,
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho bom você correr para assistir, está perdendo tempo. Haha. Muito obrigado pelo carinho <3

      Excluir
  25. Olá.

    Nossa, estou doida para assistir o filme! Vejo muitas pessoas falando bem e que o filme é para pessoas de todas as idades. Eu vi Procurando Nemo e amei o filme. Vejo que a história é bastante divertida e que promete grande suspiros aos que vão assistir. Eu vou esperar sair no dvd para poder ver!

    Amei o post.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito divertida sim, não tem como não dar boas risadas, haha. Beijos!

      Excluir
  26. Oii, tudo bem?
    Eu estou doida para poder assistir ao Procurando Dory, eu cresci assistindo ao Procurando Nemo. E essa foto da Dory filhote é a coisa mais fofa do mundo, e eu tenho certeza de que vou me divertir muito assistindo ao filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também cresci assistindo Procurando Nemo. Obrigado pela visita, beijos!

      Excluir
  27. Olá, tudo bem?
    Eu estou hiper animada com esse filme, apesar dele trazer uma história que não é inovadora, estou muito ansiosa para ver pelos olhos da Dory. Adorei sua crítica e melhor ainda em ver que você aprovou o filme. Com certeza assistirei logo que tiver uma oportunidade.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Kétrin. Assista mesmo, obrigado pela visita. Beijão!

      Excluir
  28. Oie!
    Acredita que não assisti nenhuma das duas animações? Sério, ainda não me senti inspirada para assistir, e vou deixar para outro momento. Eu gosto de animações, mas essa é uma que não me interessou no momento.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que pena :( Mas tudo bem, quem sabe em algum momento te interesse, não é? Beijos!

      Excluir
  29. Assisti ao filme recentemente e me apaixonei! Tudo no filme é lindo, muito lindo! Recomendo pra qualquer idade <3

    Um beijo,
    http://imaturidadeadolescente.tk/

    ResponderExcluir

Subir