Resenha: Minha Mãe É Uma Peça - Paulo Gustavo - Jurista Geek

30/03/2015

Resenha: Minha Mãe É Uma Peça - Paulo Gustavo


Sinopse: Em sua estreia na literatura, Dona Hermínia — ou melhor, Paulo Gustavo, seu criador — fala sobre sexo, dietas e religião, dá conselhos de como criar os filhos, explica a antipatia que tem por Freud e sua “mania de colocar tudo que é culpa na mãe”, mostra como navegar na internet e faz seu guia de viagens. E, ao contrário dos manuais que ensinam como segurar o marido, conta os segredos para não perder o ex. Paulo Gustavo ficou famoso com o monólogo Minha mãe é uma peça, em cartaz desde 2006. Pelo papel, foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator. Em 2013, o espetáculo virou filme, que teve o maior público do cinema nacional no ano, com 4,6 milhões de espectadores. Agora, a dona de casa divertida e mandona, que arranca gargalhadas cúmplices no teatro, na TV e no cinema, surge no livro Minha mãe é uma peça em fotos, ilustrações e textos inéditos escritos com a colaboração de Ulisses Mattos e Fil Braz.

O Paulo Gustavo já levou sua personagem para o teatro, para as telas de cinema e agora para as páginas dos livros. Em Minha Mãe É Uma Peça, embarcamos de cabeça na vida de Dona Hermínia e podemos saber mais ainda sobre seu cotidiano.

Como era de se esperar, ela continua super protetora e não larga do pé dos filhos: Marcelina, "a gorda imensa", Juliano, fã da Beyoncé, ou da "Cebion", como ela a chama, e do Garib, que sempre foi um anjo, mas casou com uma mulher feia. Ela não poderia deixar de criticar seu ex-marido, Carlos Alberto, e sua esposa, a "vaca" da Soraia.

Além de falar sobre sua vida, Dona Hermínia fala sobre vários outros assuntos, como viagens, relacionamentos, redes sociais, preconceito, comportamento, etc. Ela também não poderia deixar de alfinetar as mães que não educam seus filhos de forma correta.

"Gente, eu fico pasma quando uma pessoa chega pra mim e diz "minha vida daria um livro". É, daria um livro, sim. Daqueles bem encralacados, cheios de problemas, que em vez de ajudar deixa a pessoa mais maluca ainda. Ela lê seu livro e logo depois tem que ler um de autoajuda." - Dona Hermínia, pág. 9. 

"Minha mãe é uma peça" é, de longe, o livro mais engraçado que eu já li, me peguei dando altas gargalhadas lendo-o. O Paulo Gustavo, com a ajuda de Ulisses Mattos e Fil Braz, soube construir uma história divertidíssima, que prende o leitor até a última página.

Os personagens são os mesmos do filme e da peça, mas a Dona Hermínia é a única narradora. É como se o leitor estivesse ouvindo a sua voz narrando a história.

A Editora Objetiva está de parabéns quanto à edição do livro. Todos os fatores colaboram para uma boa leitura: a capa consegue atrair o leitor, o material resistente, as páginas amareladas e a fonte em um tamanho ideal. Sem falar nas imagens retiradas do filme, da peça, de anúncios da internet, jornais e revistas.

Para o leitor, é interessante assistir ao filme ou à peça antes, para ter uma ideia dos personagens e de suas personalidades. Lembrando que isso não atrapalha a leitura, já que as histórias do livro são inéditas.

Eu recomendo o livro Minha Mãe É Uma Peça para todos que adoram uma boa história de humor! A leitura é indispensável para os fãs do Paulo Gustavo. Fiquem ligados no blog e nas redes sociais, pois teremos o SORTEIO de um exemplar do livro ainda esta semana. Abraços, até a próxima!

Minha Mãe É Uma Peça | Paulo Gustavo
Editora Objetiva | 152 p. | 2015
              

17 comentários:

  1. Oi o livro tem um a premissa muito bacana, e já esta na minha lista ><, amei sua resenha, você gostou não foi? haha, amo livros que falam do cotidiano de uma forma humorística
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Arthur. Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  2. Oi Gleydson!
    Ri muito com o filme e adorei a Dona Hermínia :D
    Quero mito ler esse livro, pois promete muitas gargalhadas, tenho vontade de assistir a peça, mas nem sei se ainda existe rs

    Quero participar do sorteio <3
    Adorei a resenha, estou ansiosa para a leitura!
    Beijos!
    http://choqueliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há como não rir com a Dona Hermínia, ela é uma peça, literalmente. Hahaha. Que bom que está participando do sorteio. Beijão!

      Excluir
  3. Oi, Gleydson!
    Não sabia que tinha o livro "Minha mãe é uma peça", adorei saber. O Paulo Gustavo é super engraçado, imagino o livro como deva ser.
    Bjuu,
    http://orocardovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é uma figura! O livro é divertidíssimo, vale a pena ser lido. Obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Eu adoro o Paulo Gustavo, ele é um cara engraçado, carismático e inteligente. Todas as vezes que passo os canais e vejo que esse filme está passando, logo coloco no canal e assisto. Sempre dou risada, mesmo sabendo quais são as piadas, por ter assistido várias vezes. Até pouco tempo, não sabia que tinha o livro.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o livro foi lançado há pouco tempo e ainda é desconhecido por alguns. Eu também já assisti ao filme várias vezes e não me canso. Beijos!

      Excluir
  5. Gleydson!
    Me acabei de rir com o filme e agora quero me acabar de rir com o livro.
    Imagino mesmo o quanto D. Hermínia está hilária no livro também.
    O Paulo Gustavo é um dos humoristas da nova geração com muita criatividade e só podia sair coisa boa.

    “Que o coelhinho traga muito mais que ovos de chocolate! Que ele lhe traga muita paz, amor, saúde, felicidade, compreensão e carinho. Feliz Páscoa!”.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, Rudy! Não há como não dar boas risadas com a Dona Hermínia. Beijão!

      Excluir
  6. Eu ainda não assisti ao filme, mas já vi alguns vídeo na net, e ameeeeeei a dona Hermínia, meu Deus como ri!!!!
    Aquele vídeo que ela fala de Crepúsculo, Senhor!! É hilário demaaaaais!!!
    Assim que deer, assistirei o filme e também quero mtoooo ler!!
    bjoooos
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa assistir o mais rápido possível, haha. Põe hilário nisso! Obrigado pela visita!

      Excluir
  7. Oii! Nossa, imagino como deve ser divertido, eu adorei o filme e sempre vejo vídeos dele no youtube e dou boas risadas. Beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu não vi nem o filme e nem a peça, quem sabe agora consiga pelo menos ler o livro, parece ser bem engraçado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite para ler, é super engraçado, você vai adorar! Beijos.

      Excluir
  9. Não vi o filme nem li o livro, mas acho o Paulo Gustavo muito engraçado então
    acho que vou gostar muito de ler. Espero ter a oportunidade para fazê-lo em breve.

    ResponderExcluir

Subir