Resenha: O Sangue do Olimpo - Rick Riordan - Jurista Geek

20/02/2015

Resenha: O Sangue do Olimpo - Rick Riordan


Depois de enfrentarem as mais penosas missões, Percy Jackson e os outros tripulantes do Argo II ainda precisam encarar a pior de todas: chegar a Atenas a tempo de impedir que Gaia, a Mãe Terra, desperte. A Atenas Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II seguirá para leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os semideuses conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes e impedir uma guerra entre os acampamentos? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar aonde estão. E, se Gaia despertar, será o fim.

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Eu adiei a leitura de O Sangue do Olimpo por bastante tempo, tanto é que o livro foi lançado em outubro do ano passado e eu só o li na última semana. Talvez porque eu não queria que a série acabasse, ou porque depois de A Casa de Hades eu perdi o entusiasmo com a série. Mas como nunca é tarde, vamos lá!

No quinto e último da série, os semideuses têm várias missões: derrotar os gigantes, impedir que Gaia acorde, levar a Atena Partenos ao Acampamento Meio-Sangue, evitar uma guerra com o Acampamento Júpiter e unir as personalidades divinas dos deuses. Ufa! Espero não estar esquecendo alguma coisa, risos.

Percy, Annabeth, Jason, Piper, Leo, Hazel e Frank precisam, em um curto espaço de tempo, chegar à Atenas para derrotar os gigantes e impedir que Gaia desperte. Como de costume, eles enfrentam vários obstáculos no caminho e precisam cumprir várias missões. Enquanto isso, Reyna, Nico e o Treinador Hedge seguem para o oeste, tentando levar a Atena Partenos até o Acampamento Meio-Sangue, na esperança de unir os acampamentos e as personalidades divinas dos deuses, que estão dividas em gregas e romanas.

“Não dá para ser racional com o medo, nem com o ódio. Ambos são como o amor. São emoções quase idênticas. É por isso que Ares e Afrodite gostam um do outro. Seus filhos gêmeos, Medo e Pânico, foram gerados tanto pelo amor quanto pela guerra.” - Piper

Rick Riordan usou a mesma fórmula dos livros anteriores e desenvolveu uma história muito divertida e engraçada. Dessa vez, Percy e Annabeth não participaram da narração do livro, que ficou a cargo de Jason, Piper, Leo, Reyna e Nico.

O amadurecimento dos personagens é evidente! Piper é uma das minhas personagens preferidas e ela superou todas as minhas expectativas, tenho certeza que todos se surpreenderam com ela. Admito que eu não gostava muito de Reyna, mas ela ganhou o meu coração. Leo continuou sendo o melhor personagem da série. Sem falar em Nico, que provou ser muito corajoso e formou uma dupla e tanto com Reyna. Alguns personagens perderam um pouco do brilho para o crescimento de outros. Annabeth é uma delas, que se tornou coadjuvante em uma missão ao lado de Piper.

A batalha contra os gigantes foi incrível! Não vou contar o que acontece, vou deixar vocês descobrirem sozinhos. A única coisa que me decepcionou foi Gaia, pois eu esperava muito mais dela, já que nos livros anteriores ela era retratada como indestrutível, praticamente. O final dos personagens fez muito sentido, pelo menos pra mim. Assim como no final de Percy Jackson e os Olimpianos, eu fiquei com um gostinho de quero mais, mas provavelmente não haverá outra série com os mesmos personagens. 

Mas não ficaremos sem livros do Rick por muito tempo, pois ainda em 2015 teremos o lançamento de A Espada do Verão, primeiro volume de sua série de mitologia nórdica, Magnus Chase e os deuses de Asgard. Abraços, até a próxima!

O Sangue do Olimpo | Rick Riordan
Intrínseca |  432 p. | 2014

28 comentários:

  1. Oii Gleydson! Já comentei aqui no seu blog que nunca li nada da serie, mas sempre que leio suas resenhas sobre, fico com muita curiosidade e vontade! :)

    Ótima resenha! ^^

    E um excelente fim de semana!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Joanderson! Está perdendo uma série bem divertida. Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  2. Oi Gleydson, tudo bem?
    Eu sou louca para ler a série Percy Jackson e os Olimpianos, pois já vi os dois primeiros filmes e adorei!
    Adoro mitologia grega então ambas as séries me parecem ótimas! Eu adoro o Percy acho ele muito fofo, pelo menos no filme!
    Espero em breve ter a oportunidade de ler ambas as séries, pois parecem ser ótimas!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas os filmes não são muito fieis aos livros, infelizmente. Mitologia grega e egípcia são as melhores! Beijão...

      Excluir
  3. Olá querido, você como sempre trazendo ótimas resenhas e só fazendo aumentar a minha lista de desejos.

    Adorei a resenha.

    Beijoks Gleydson e bom final de semana.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/02/resenha-laco-colorido-katia-caetano.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Obrigado pelo carinho de sempre, beijão!!!!

      Excluir
  4. Oi Gleydson,
    Eu também adiei,e ainda estou adiando rs
    Tenho ele em PDF,mas prometi que vou ler so quando tiver o livro físico!Mas depois da sua resenha,fiquei tipo:leio ou não,eis a questão kkk
    Estou super curiosa para saber o que o tio Rick preparou dessa vez ;3 Tomara que nenhum dos meus amados personagens morra e.e
    Estou bem ansiosa também para ler o próximo livro dele ><
    Beijos

    Cantinho da Bruna | @cantinhodabruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te digo o mesmo, espero que nenhum dos seus amados personagens morra, haha. O Rick nem sempre é bonzinho, não é mesmo? Ou será que nesse ele resolveu ser? Haha. Leia e descubra, beijão!

      Excluir
  5. Oi Gleydson, tudo bom?
    Eu sou louca pra ler essa série do PJ, mas eu ainda não terminei a série dos Olimpianos. Parei no terceiro livro e não continuei a leitura até hoje. Queria muito pular os livros e ir direto para essa série, mas não posso né?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você até pode, porque tem novos personagens, é uma nova profecia e tudo mais... Mas aí você iria perder o resto de uma série muito divertida e legal, então termine PJO e depois vá para HDO, é o conselho que te dou. Obrigado pela visita, beijão! <3

      Excluir
  6. Oi Gleydson, acredita que nunca li nada do autor? Não sei se são leituras que me agradam, não sou muito fã de livros desse gênero, mas tem outros livros do autor que eu leria, tipo Tequila Vermelha, já leu?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li Tequila Vermelha, mas dizem que é bom. Obrigado pela visita, beijos!

      Excluir
  7. olá! Confesso que li a resenha por cima pra não pegar spoiler, mas já gostei do que li. Ainda não tenho essa parte da série de Percy Jackson, mas tenho um amigo que tem e vive me atualizando com spoilers :(
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é muito chato quando alguém fica contando spoiler. Eu não coloco spoilers em minhas resenhas, mas como você ainda não chegou nessa parte da série, algo pode ser spoiler para você. Obrigado pela visita, beijão!

      Excluir
  8. Oi, ainda não tive a oportunidade de iniciar a leitura dessa série, mas tenho muita vontade. Adoro PJO e acredito que essa série vai me fascinar tanto quanto.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, os novos personagens são muito bons! Beijos...

      Excluir
  9. Eu também esperava muito mais de Gaia. Afinal, foi basicamente a série inteira naquela tensão do que ela faria, e em tão poucas páginas já tudo acaba. Pelo amor né. Mas eu tambéem fiquei com aquele gostinho de quero mais :( e não duvido que o tio Rick faça mais histórias com os mesmos personagens não, acho que nem ele mesmo consegue desgrudar deles kkk

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Um mais um", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo, Carol! Ela me decepcionou bastante. Realmente, ele não consegue se desgrudar. Tomara que tenha, né? Hahaha. Beijos!

      Excluir
  10. Olá,
    Eu comecei a ler a série de PJ, mas acabei desistindo porque é TANTO livro e eu simplesmente não tenho paciência pra séries grandes demais, rsrs. Mas adoro a escrita desse autor e a forma que ele conduz as histórias.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as duas séries totalizam dez livros. Bastante coisa, né? Haha. Beijos.

      Excluir
  11. Ai, eu to adiando tanto o fim da série que ainda nem li A casa de Hades, esses dias eu peguei pra começar, mas só de pensar que antecedia o fim... nem me deu coragem. Não queria que acabasse, me apeguei demais! hahaha
    Beijos
    http://vidaemmartee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre assim no final de uma série: a gente quer saber o final, mas não quer que acabe, haha. Beijos!

      Excluir
  12. Oi Gleydson, tudo bom?
    Eu iniciai a leitura dos livros de percy jackson há muito tempo, logo quando quando o primeiro volume foi lançado. Li até o quinto livro, se não me engano, e acabei desistindo da série.
    Para mim, ela começou muito boa, mas foi perdendo o ritmo e virando encheção de linguiça ao longo das páginas :( Nunca mais li nada do Rick e não sei se estou pronta para uma segunda chance, rs!
    Ainda assim, adorei a sua resenha e senti falta de vários personagens </3
    Beijos e bom fim de semana ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que pena. Pois é, às vezes séries grandes têm essa desvantagem de ir perdendo o ritmo ao longo dela, algumas seriam melhores em uma trilogia, por exemplo. Obrigado pelo carinho, sua linda! Beijos ;)

      Excluir
  13. Oi Gleydson, vim te contar que te indiquei para responder a uma Tag, mas claro, só se você quiser :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/2015/02/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho de sempre, Kétrin. Eu já respondi essa tag aqui no blog, mas muito obrigado por me indicar. Beijão!!!

      Excluir
  14. Olha até hoje eu ainda não li nenhum desses livros do Rick Riordan.
    Só li até a metade do Percy Jackson e sinceramente preciso terminar de fazer minha leitura, porque eu gosto bastante dos filmes. Mas pretendo ler essa série tbm, porque eu tenho os primeiros livros desse e do outro que agora não me lembro o nome.

    Outra coisa, gostaria de dizer que gostei bastante da maneira que você desenvolveu sua resenha. Bastante objetiva e direta. Meus parabéns =] Eu vou te seguir tá? Eu adorei o seu cantinho.

    beijinhos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/02/lidos-no-mes-fevereiro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois filmes são bons, mas pena que não são muito fieis aos livros. Acho que nem vai ter mais o terceiro. Leia mesmo, uma aventura é sempre boa! Obrigado pelo carinho, beijão!

      Excluir

Subir