Livros & Mídia: 5 séries de livros que viraram franquias bilionárias de filmes - Jurista Geek

08/02/2015

Livros & Mídia: 5 séries de livros que viraram franquias bilionárias de filmes

Oi, pessoal! Sentiram saudades da Livros & Mídia? Hahaha. Essa semana citarei 5 séries de livros que viraram franquias bilionárias de filmes. Vou citar as que eu já assisti e/ou li. Então, se vocês derem por falta de alguma, sintam-se à vontade para citá-la nos comentários. ;)


Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autor(a): J. K. Rowling
Gênero: Ficção
Editora: Rocco
Nº de Páginas: 263
Ano: 2000
Encontre: Skoob
Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrente, num duelo, o cruel Voldemort.Com inteligência e criatividade, J. K. Rowling criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que reúne fantasia e suspense num universo original atraente para crianças, adolescentes e adultos.
Quem não conhece? Quem não adora? Harry é vida, gente! :D

Harry Potter foi uma das franquias mais lucrativas de Hollywood, com mais ou menos 7,72 bilhões de dólares em bilheteria mundial, até hoje. Dois anos após o termino da franquia, HP continua fazendo sucesso (e gerando mais lucros).


O primeiro filme estreou em 4 de novembro de 2001, no Reino Unido, e o último filme da franquia foi para as telas de cinema em 7 de julho de 2011. Podemos dizer que muitas pessoas cresceram assistindo e lendo Harry Potter. O que eu gosto muito nos livros de HP é que, conforme os personagens dos livros vão crescendo, a história vai tomando um clima mais maduro, o que refletiu bastante nos filmes. Cada detalhe dos livros tem sua importância (até os mínimos). Essa foi uma história que me marcou bastante, sem dúvidas.

E se você não leu ou assistiu Harry Potter, recomendo muitíssimo. É uma história que vai te proporcionar muita diversão e até emoção. :)


Título: O Senhor dos Anéis
Autor(a): J. R. R. Tolkien
Gênero: Fantasia
Editora: Martins Fontes
Nº de Páginas: 1212
Ano: 2002
Encontre: Skoob
IMBb 
O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings) é um romance de fantasia criado pelo escritor, professor e filólogo britânico J.R.R. Tolkien. A história começa como seqüência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit (The Hobbit), e logo se desenvolve numa história muito maior. Foi escrito entre 1937 e 1949, com muitas partes criadas durante a Segunda Guerra Mundial. Embora Tolkien tenha planejado realizá-lo em volume único, foi originalmente publicado em três volumes entre 1954 e 1955, e foi assim, em três volumes, que se tornou popular. Desde então foi reimpresso várias vezes e foi traduzido para mais de 40 línguas, tornando-se um dos trabalhos mais populares da literatura do século XX.
Eis aqui outra franquia bilionária. Com quase 5 bilhões de dólares em bilheteria mundial, a franquia O Senhor dos Anéis causou com seu sucesso, dando origem a muitos fãs da série que até então não sabiam da trilogia de livros.


No final do ano passado, foi exibido nos cinemas o último filme da trilogia O Hobbit, subtitulado "A Batalha dos Cinco Exércitos", protagonizado por Martin Freeman interpretando Bilbo Baggins, que conta os acontecimentos que antecedem SDA. Eu adorei a primeira saga, e adorei a segunda, mas, quanto à segunda, acho que foi um erro ter dividido O Hobbit, um livro tão pequeno, em três filmes. Os filmes não tiveram muita história pra contar, mas assim mesmo adorei a segunda saga. Os efeitos visuais melhorados que não temos na primeira saga são destaque. O final me deixou com um vazio tão grande... =/

Nem preciso falar que recomendo, não é? Hahaha.


Título: Crepúsculo
Autor(a): Stephenie Meyer
Gênero: Romance, Fantasia
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 390
Ano: 2008
Encontre: Skoob
IMBb
Isabella Swan, chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks – último lugar onde gostaria de viver. Ela tenta se adaptar à vida provinciana na qual, aparentemente, todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen. Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella, o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo 'amor proibido', alerta: sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward, é sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr.
Uma série amada, e ao mesmo tempo odiada por muitos. Com 3,34 bilhões de dólares em bilheteria mundial, Crepúsculo mostrou que, mesmo sendo odiada e amada, causava um sucesso estrondoso.


A trama dos livros e dos filmes não muda. Bella, uma garota comum e meio diferente conhece um vampiro e se apaixona. Então, eles começam a viver aventuras juntos. O desenrolar é bem fácil de processar e é até divertido.

Bom, se eu amo ou odeio Crepúsculo? Na verdade eu nem amo nem odeio, sou neutro. Até porque eu não costumo odiar séries em geral. Eu gosto de procurar sempre pontos positivos, para depois ver os negativos. Me diverti com Crepúsculo, sim.

4º 

Título: Jogos Vorazes
Autor(a): Suzanne Collins
Gênero: Distopia
Editora: Rocco
Nº de Páginas: 397
Ano: 2010
Encontre: Skoob
IMBb
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Então, você provavelmente já assistiu ou já ouviu falar de Jogos Vorazes, o primeiro filme de uma franquia protagonizado pela popular atriz Jennifer Lawrence, que arrasa na atuação. A franquia, com mais ou menos 2 bilhões de dólares em bilheteria mundial, com três filmes lançados, faz um sucesso enorme na atualidade, tanto literário como cinematográfico.


A série se passa em um mundo distópico e tem Katniss Everdeen como personagem principal, que participa de um reality show incomum chamado Jogos Vorazes, onde adolescentes se matam até restar apenas um sobrevivente e vencedor. Os jogos são realizados todo ano.

E se você ainda não assistiu ou leu Jogos Vorazes, não sabe o que está perdendo! :D



Título: As Crônicas de Nárnia - Volume Único
Autor(a): C. S. Lewis
Gênero: Fantasia
Editora: Martins Fontes
Nº de Páginas: 750
Ano: 2005
Encontre: Skoob
IMBb
A terra fictícia denominada Nárnia, criada pelo escritor Clive Staples, é o espaço onde ocorrem as aventuras de animais que podem falar e onde o bem pode combater o mal. Seu enredo, que contém aspectos do Cristianismo, é apresentado de forma mais acessível as crianças. As Crônicas de Nárnia (do original The Chronicles of Narnia), em um único livro, traz os sete volumes que ultrapassaram o status de livros infantis e se tornaram grandes clássicos da literatura.
E por último vou citar essa franquia encantadora e que eu amo tanto: Nárnia. A franquia tem três filmes lançados, e já arrecadou 1,5 bilhão de dólares. Não era de se esperar menos, já que a história é tão encantadora e divertida. As Crônicas de Nárnia me conquistou de imediato com o primeiro filme, subtitulado "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", com o conto muito legal de Lúcia e seus irmãos, que entram em um guarda-roupa e descobrem um mundo totalmente estranho e diferente chamado Nárnia.


Cara, assista, faz favor. Essa franquia é ótima, pode confiar. ;)


E então chega ao fim mais um Livros & Mídia. Espero que tenham gostado e, caso vocês queiram citar uma franquia bilionária ou milionária, podem falar nos comentários. Vamos bater um papo!
Tchau gente, abraços! :)

14 comentários:

  1. Olá!
    Primeiro os elogios: gostei do post e mais que gostei do layout (em especial do cabeçalho)
    Então, essas sagas/trilogias não são desconhecidas nem pelas pessoas que não leem, inclusive meu pai é super fã dos filmes de Harry Potter... e eu comecei a ler O Ladrão de Raios porque ele ficou super famoso com o lançamento do filme, e foi assim que eu entrei no mundo da leitura, e nele me mantenho até hoje. Tudo tem seu lado negativo, as franquias citadas são de adaptações mais fiéis conhecidas, e outras, fogem da trama original. Mesmo assim, fazem de muitos espectadores, leitores e divertem quem para para assistir, não é?

    Beijos.
    http://leituraassidua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mylane
      Que bom que gostou do post. O layout foi feito por Gleydon, o criador deste blog. Talentoso ele, não é? hahaha. Mas Mylane, eu não disse que as sagas eram desconhecidas, eu apenas recomendei para as pessoas que não assistiram ou leram, seja porque tenham receio de não gostar das histórias ou pelo fato de não terem tido oportunidade.
      Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  2. Olá!
    Escolheu bons livros que viraram filmes e que, inclusive, os filmes ficaram muito bons! Menos Crepúsculo, né? hahahahaha Eu adorava os livros, mas quando vi os filmes, até meu amor pelos livros diminuiu! Mas todos os outros, fantásticos! APesar de amar HArry Potter e todos os atores que o fazem, acho que os melhores filmes são de Jogos Vorazes. Amo os filmes!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu gosto de todas as sagas, umas mais que outras, claro. Minha preferida é Harry Potter. Pelo menos uma vez a cada dois meses eu assisto novamente um filme da saga, hahaha.
      Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  3. Adorei a sua escolha para os livros que viraram filmes, gosto de todos! Para mim, os filmes que foram mais fieis aos livros foram: Harry Potter e The Hunger Game.
    Bjs e sucesso com o blog!
    http://escritorawhovian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna
      Concordo plenamente com você. As duas sagas ganharam franquias muito fiéis, o que me agradou bastante.
      Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  4. Olá!
    O primeiro da lista tem que ser HP :) Apesar de implicar bastante com a adaptação de "O Enigma do Príncipe" gosto de como a saga foi levada para o cinema.
    Das outras que você citou, só li/assisti Jogos Vorazes e gosto bastante.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana
      Eu também implico com a a adaptação de "O Enigma do Príncipe", hahaha. Mas a saga, no geral, é perfeita.
      Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  5. Harry Potter ~suspira~ <3 Sem palavras para descrever o meu amor por essa saga. O Senhor dos Anéis, eu assisti quando era pequena e nunca li os livros, mas sinto muita vontade de lê-los. Sem dúvida comprarei um dia. Eu já fui completamente obcecada por Crepúsculo, hoje já não sou mais, mas sinto um certo carinho pela estória. Edward será sempre meu amorzinho kkkkkk.
    Jogos Vorazes ~suspira~,outra saga que eu sou loooooouca de paixão. Não assisti todos os filmes de Nárnia, preciso comprar os livros kkkk. Beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda
      Sou só "suspiros" pra dar com essas sagas, hahaha.
      Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  6. Olá Nelson...
    Amo Harry Potter e O Senhor dos anéis, os demais não tive a oportunidade
    de ler e não vi todos os filmes. É uma pena que algumas vezes as adaptações
    deixam a desejar, que não é o caso dos dois que eu citei, na minha opinião kkk

    Abraços e uma ótima semana.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/02/resenha-joia-rara.html#more

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Concordo com você. As vezes algumas alterações ficam até legais, mas tem outras situações em que os produtores não aproveitam partes que deveriam ser aproveitadas. No caso de HP e SDA isso não acontece muito.
      Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir
  7. Nelson! Só S-U-C-E-S-S-O :o !

    Admito que não curto muito HP, mas não posso negar que tanto a série de livros como a franquia de filmes são ótimas! Agora... Jennifer Lawrence arrasa mesmo! *-*

    Desses aí, só li Jogos Vorazes mesmo </3, mas assisti HP, Nárnia e próprio Jogos Vorazes, claro. Não arrisco ler nem assistir Crepúsculo ou O Senhor dos Anéis, pois ambos não me chamam atenção. Mas pretendo ler Nárnia, os filmes são demais :3

    Haha, Abs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jhonatan
      O Senhor dos Anéis é uma franquia/trilogia muito boa. Bom, eu gostei, hahaha.
      Obrigado pela visita, abraços!

      Excluir

Subir