Livros & Mídia: 6 livros que viraram séries - Jurista Geek

14/12/2014

Livros & Mídia: 6 livros que viraram séries

Tudo bem, gente? Bom domingo! Hoje na coluna irei citar para vocês 6 livros que viraram séries. Aposto que pelo menos uma dessas séries vocês acompanham, não é? Bom, se não acompanham nenhuma, deveriam, pois todas são muito boas, apesar de suas diferenças de gênero.

Então vamos começar por uma série que eu adoro e sou fã, daqueles doentes que estão sempre procurando informações novas sobre a série ou sobre os livros, hahaha.

 1º

Título: A Guerra dos Tronos
Título Original: A Game of Thrones
Autor(a): George R. R. Martin
Gênero: Fantasia
Editora: LeYa Brasil
Nº de Páginas: 592
Ano: 2010
Encontre: Skoob
IMBb
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.
Nunca tive o prazer de ler algo tão bem construído e tão bem trabalhado. Não é atoa que a série é a mais assistida em todo mundo e a mais pirateada. Game of Thrones não tem a história centrada em apenas um personagem, e sim em vários.

Game of Thrones, a série televisiva da HBO, teve sua estréia em 2011 - cada temporada com 10 episódios -, sendo instantaneamente aclamada pela crítica e dando origem a uma legião de fãs que começaram a ler os livros.

As Crônicas de Gelo e Fogo é uma série 5 livros (até o momento), escrita pelo americano George R. R. Martin, com previsão para mais 2 livros. É famosa por ter uma grande quantidade de mortes súbitas e inesperadas de personagens. Devo acrescentar que os livros são... gigantes!

No universo criado pelo Martin, não nos limitamos apenas em saber o que está acontecendo em determinado lugar, ao contrário, podemos ver diversos pontos de vistas (os famosos POV's) e sabemos o que está acontecendo em vários lugares dos Sete Reinos (Westeros).














A série da HBO é uma das mais bem produzidas que eu já vi, com um elenco ótimo, trilha sonora perfeita e com efeitos especiais maravilhosos. Tanto CGI como Live Action são usados.

A série de TV vai agora para a quinta temporada, com previsão de estréia para o primeiro semestre de 2015. Quanto à série de livros, há o problema do Martin com a demora das publicações. O último livro levou cerca de 6 anos para ser publicado depois da publicação anterior. A série provavelmente irá se desvencilhar dos livros, e talvez haverá alguns spoilers do sexto livro na próxima temporada, o que pode ser um problema para alguns que acompanham as duas séries e que não querem receber spoilers dos livros. Bom, eu não tenho problema nenhum com isso. Assistiria a série e, sem problemas, leria o sexto livro quando fosse lançado. Até porque há muita diferença entre ambos.

Dou-lhes uma dica de uma ótima série de livros e uma ótima série de TV. Assistam/leiam. Tenho certeza de que vão adorar. ;)


Título: Maldosas
Título Original: Pretty Little Liars
Autor(a): Sara Shepard 
Gênero: Drama teen
Editora: Rocco
Nº de Páginas: 296
Ano: 2010
Encontre: Skoob
IMBb
Pretty Little Liars fala sobre a vida de quatro garotas — Spencer, Hanna, Aria e Emily — que acabam se “separando” depois do sumiço de sua líder, Alison. Três anos depois, elas começam a receber mensagens de texto e alguém que está assinando como “A” e ameaça a expor seus segredos — incluindo os mais secretos que elas achavam que somente Alison sabia.



Pretty Little Liars é uma série de TV da ABC Family, baseada na série de livros de Sara Shepard. Eu lembro de uma época em que a série era transmitida pela SBT, mas acho que atualmente não é mais exibida pela a emissora.

Pretty Little Liars, a série de livros, é composta por 16 livros (o último tinha data de lançamento prevista para este mês nos EUA, mas não sei se já foi publicado, ou se o lançamento foi adiado). No Brasil, apenas onze livros foram publicados, e os outros continuam sem data de lançamento, um problema para quem depende das edições brasileiras.


















Tanto a série de TV quanto a série de livros tem aquele toque de suspense e mistério. E, claro, a dúvida: será que a "A" é a Alison? Quem será que está mandando essas mensagens, minha gente? Que suspense!

É legal acompanhar o desenrolar da história e descobrir os segredos das Liars. 

A série está na quinta temporada, e cada temporada contém de 22 à 25 episódios. Vish! Mas acho que você não deve temer o número de episódios. Se ficou curioso, assista o primeiro episódio. Se gostar, continue. Vá no seu ritmo, não se apresse para alcançar o final. Deguste a série, senão não tem graça.


Título: Sob a Redoma
Título Original: Under The Dome
Autor(a):  Stephen King
Gênero: Ficção científica
Editora: Suma de Letras
Nº de Páginas: 960
Ano: 2012
Encontre: Skoob
IMBb

"SOB A REDOMA SE MOVE COM TANTA RAPIDEZ E PRENDE O LEITOR TÃO ABSOLUTAMENTE QUE O DEIXA QUASE PARALISADO." - USA TODAY Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine. Subitamente a cidade é isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Dale Barbara, veterano da guerra do Iraque, se une a um grupo de moradores da cidade para manter a situação sob controle. A força de oposição é representada por Big Jim Rennie, um político que está disposto a tudo - até matar - para continuar no poder, e seu filho, que guarda a sete chaves um horrível segredo. Mas essa não é a única preocupação dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva. Sob a redoma é um thriller arrebatador e uma inquietante reflexão sobre nossa própria potencialidade para o bem e o mal.
Não podemos esperar pouca coisa de Stephen King, não é mesmo? O mestre do terror escrevendo ficção científica? Claro que ia dar em uma coisa ótima! Hahaha. 

Under The Dome, a série de TV, é uma produção da CBS criada por Brian K. Vaughan e baseada, claro, no livro de Stephen King. A série televisiva, recentemente, concluiu sua segunda temporada com agradáveis níveis de audiência. A produção já foi transmitida pela Rede Globo com o nome Under The Dome - Prisão Invisível.

Sob a Redoma é um livro único e sem continuação. Eu achei a ideia de King (a redoma) muito criativa e muito bem bolada. Sob a Redoma é a recriação de uma história que King tentou publicar duas vezes entre a década de 70 e 80.





















A série tem 13 episódios por temporada, e uma produção bem legal. Gosto muito da série pelo suspense e pelo desenrolar da trama. É frequente para nós, que acompanhamos a série, nos pegarmos torcendo para este ou aquele personagem se dar bem em tal situação.

Em falar em Under The Dome, acabei de lembrar que tenho episódios para atualizar. Já já farei minha pipoca e atualizarei todos eles o resto do dia, hahaha.

4º 

Título: Dragão Vermelho
Título Original: Red Dragon
Autor(a): Thomas Harris
Gênero: Suspense
Editora: Record
Nº de Páginas: 348
Ano: 1983
Encontre: Skoob
IMBb
Dragão Vermelho é a história de um agente do FBI, especializado em serial killers. Ele entra em colapso após a caçada a um psicopata extremamente perigoso. Mas seus serviços são novamente requisitados quando um serial killer começa a matar famílias inteiras, quebrando espelhos da casa e colocando os cacos diretamente nos olhos das vitímas. E para resolver esse caso, ele conta, a contra gosto, com a ajuda de um de seus maiores inimigos, o psiquiatra sociopata, o doutor Hannibal Lecter.

Eu estava em dúvida sobre qual série eu deveria comentar no quinto lugar: Hannibal ou Dexter?

Bom, optei por Hannibal porque eu gostaria de citar uma série em exibição e divulgar essa série espetacular. E além do mais, todo mundo conhece o Dexter, pois ele é um velho amigo nosso, os seriemaníacos.


Hannibal é uma série elegante e bem sinistra. Ela é uma das minhas séries preferidas atualmente, pois ela é uma trama que instiga a inteligência dos espectadores para os acontecimentos, muitas vezes, complicados para a compreensão total. O homem que dá nome à série, o Hannibal Lecter, mata suas vítimas de maneiras bem peculiares e come - isso mesmo - come algumas partes delas. O que eu acho divertido é a forma do preparo da "comida". É bem artística, demonstrando a genialidade de Lecter na cozinha.

Já o protagonista, Will Graham, tem uma habilidade incomum de pensar como um assassino e desvendar os mistérios por trás dos assassinatos. Seu grande desafio agora é descobrir quem é o Estripador de Chesapeaker que, obviamente, sabemos desde o início que é o nosso querido Hannibal.

Os livros da saga Hannibal Lecter são três: Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes (o qual ganhou uma adaptação cinematográfica muito famosa com Anthony Hopkins interpretando divinamente Hannibal Lecter), e Hannibal - A Origem do Mal (o livro que conta o período da infância de Hannibal.)

A série, por sua vez, se baseia nos livros de Thomas Harris, mais precisamente nos acontecimentos que antecedem Dragão Vermelho. Consequentemente, o desenvolvimento é totalmente criado, o que não é nem um ponto positivo e nem negativo, pois a série ganha sua própria história.

A série da NBC, que possui 13 episódios por temporada, se encontra em seu intervalo entre a segunda e terceira temporada - sem data de estréia para essa ultima até o momento.


Título: Diários do Vampiro - O Despertar
Título Original: The Vampire Diaries - The Awakening
Autor(a):  L. J. Smith
Gênero: Fantasia
Editora: Galera Record
Nº de Páginas: 241
Ano: 2009
Encontre: Skoob
IMBb 
Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois.
Os vampiros não saem de moda, hahaha.

Quem nunca ouviu falar da serie The Vampire Diaries? Bom, se você nunca ouviu falar, provavelmente você estava em coma, pois essa série é um sucesso enorme no canal americano The CW.





















A série The Vampire Diaries é protagonizada por Nina Dobrev, que dá um show de atuação quando precisa interpretar outro personagem além de Elena, sua fixa; como por exemplo a sua antecedente "malvada" Katherine Pierce. Outros que protagonizam são Paul Wesley e Ian Somerhalder, respectivamente Stefan e Damon Salvatore, que muitas vezes disputam o amor da Elena.

Não li os livros, mas sei - pelo o que eu conversei com uma amiga - que até a ideia geral do livro foi alterada. Os seres que muitas vezes vemos na série são bem diferentes nos livros. Os personagens também sofrem alterações. Bom, é compreensível, já que a série precisa se vender.

Atualmente, a série está em sua sexta temporada. Cada temporada tem em média 22 episódios. Repito o que disse no tópico de Pretty Little Liars: não se assuste pelo número de episódios e assista conforme seu ritmo, sem pressa de chegar ao fim.


Título: Orange Is The New Black
Autor(a): Piper Kerman
Gênero: Romance policial
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 304
Ano: 2014
Encontre: Skoob
Quando era jovem, tudo o que Piper Kerman queria era viver novas experiências, conhecer pessoas diferentes e descobrir o que fazer com o diploma recém-adquirido da prestigiosa Smith College. Anos depois, com um bom emprego e prestes a se casar, ela recebe uma visita inesperada - a polícia. Piper estava sendo intimada para responder por envolvimento com o tráfico internacional de drogas. A acusação era verdadeira - recém-formada, Piper teve um caso com uma traficante glamorosa que a convenceu a levar uma maleta de dinheiro para a Europa. Sua aventura pelo submundo do crime voltou à tona no dia em que a polícia bateu à porta dela. Depois de uma dolorosa odisseia pelo sistema judiciário americano, Piper acabou condenada a quinze meses de detenção numa penitenciária feminina no meio do nada - longe dos amigos, da família e de tudo o que ela conhecia. Em 'Orange Is the New Black', Piper apresenta casos curiosos, perturbadores, comoventes e divertidos do dia a dia no presídio. Cercada de criminosas, logo percebe que aquelas mulheres são muito mais complexas do que ela imaginava. Ao mesmo tempo que aprende a conviver com regras arbitrárias e um rigoroso código de conduta, Piper revela as alegrias e angústias das presidiárias e analisa a crueldade com que o sistema carcerário as desumaniza e faz com que sejam invisíveis ao mundo exterior.
E por último vamos falar dessa série maravilhosa, Orange Is The New Black, original da Netflix. Se você ainda não viu a resenha do Gleydson para este livro, clique aqui.


Eu não li o livro, mas a série, sem dúvida, é excelente. O elenco é ótimo e bem cativante. A série da Netflix mistura drama e comédia. No desenvolvimento, você irá acompanhar a vida da personagem principal Piper Chapman na cadeia.

Logo na capa do livro na edição da Intrínseca vemos que o livro inspirou a série. Como toda adaptação, mudanças precisam ser feitas, além do mais, o livro conta com uma série de relatos vividos por Piper Kerman, o que na série teve que ser alterada algumas coisas e acrescentado ainda mais.

O livro conta fatos reais narrados por Kerman, e do seu ponto de vista. A série satiriza um pouco esses acontecimentos e conta com o desenvolvimento excelente criado pela Jenji Kohan, a mesma criadora daquela série divertidíssima, Weeds.

A série da Netflix se encontra em seu intervalo entre a segunda e a terceira temporada. A ultima sem previsão de estréia.

Por hoje é só, pessoal. Comentem suas séries favoritas, ou comentem sugestões de temas. Vou adorar se me sugerirem alguma coisa, hahaha. Até domingo que vem! :)

11 comentários:

  1. Sob a Redoma é a única série que assisto. Sempre quis ler o livro, mas quando o pego para ler, eu não consigo ir até o final e paro, dá uma preguicinha, rs.
    Adorei o post.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Tive o mesmo probleminha que você, simplesmente não consigo ler o livro. Só tenho paciência para assistir a série.
      Obrigado pela visita, abraço!

      Excluir
  2. Adorei o post e amo quse todas as series citadas aqui \o/
    litaralmentelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pretty Little Liars foi a única que eu via. Quaaase comecei a ver Sob a Redoma, mas achei tão nonsense que nem me prestei pra ver o piloto.
    Adorei a postagem :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!
      Não acho Sob a Redoma inteiramente nonsense. Tive preconceito antes de assistir a série, mas quando assisti acabei me apegando. Não é uma das minhas favoritas, mas gosto muito.
      Obrigado pela visita, beijo!

      Excluir
  4. Eita, eita, eita... Não acompanho nenhuma (Putz), mas pelo menos conheço todas. É que elas não fazem muito meu estilo, embora eu saiba que gostaria de PLL, mas tenho preguiça, com tantas temporadas... Enfim, adorando essa linha de posts!

    Abraços
    http://garotodelinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ítalo!
      Se não acompanha nenhuma, pode ir fundo, escolher uma e assistir; todas são ótimas!
      Não deixe que o número de episódios assuste você, pode assistir sem pressa, como eu já disse no post. Deguste a série de acordo com o seu ritmo.
      Obrigado pela visita, abraço!

      Excluir
  5. Baaaah, e se eu disser que não acompanho nenhuma delas? Haha :p é que assim como em adaptações cinematográficas, preciso ler o livro antes, por que depois que vejo o filme/série, parece não ter mais sentido ler o livro (sim, isso já aconteceu, perdi de ler Jogos Vorazes por que vi o filme!!!).
    Adorei seu post, ótima ideia!
    Abraços!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aliscia
      Aaaah, eu tenho esse problema as vezes, mas só quando o filme é meio chato. Quando o filme é legal eu até gosto de ler o livro e reviver os acontecimentos. Quanto às séries, eu acompanho algumas sem interesse de ler os livros.
      Obrigado pela visita, abraço! :)

      Excluir
  6. Dessas séries que você citou eu só acompanho Under The Dome e The Vampire Diaries, estou com vários episódios pendentes hahaha Tenho vontade de assistir Orange is The New Black, mas tenho certo receio. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi
      Assista 'Orange' sem medo, a série é muito divertida e fácil de assistir. Gosto muito :3
      Obrigado pela visita, beijo!

      Excluir

Subir