Resenha: Feliz Natal, Alex Cross - James Patterson - Jurista Geek

31/12/2016

Resenha: Feliz Natal, Alex Cross - James Patterson


Oi pessoal, tudo bem por aí? Pois é, mais um ano chegando ao fim e eu quero muito agradecer a vocês por tudo: obrigado a todos os que leem as minhas postagens, que comentam, que curtem nas redes sociais... Enfim, obrigado a todos que fizeram parte do blog este ano e eu espero que vocês continuem conosco! Ah, e como prometido, aqui está a última resenha do projeto Natal Literário. Era algo que eu queria executar antes mesmo de ter criado o blog e, finalmente, coloquei em prática, então, estou muito feliz e satisfeito com as leituras.

É véspera de Natal e Alex Cross é chamado para agir em duas situações complicadas. Indo contra a própria vontade e a de sua família, ele se vê obrigado a ajudar nos dois casos. 

No primeiro, Henry Fowler (um advogado renomado que acabou se envolvendo em vários problemas e perdeu a credibilidade) mantinha a família como refém, ameaçando matá-los e depois suicidar-se. Alex não consegue se negar a ajudar em um caso como esse e  vai fazer de tudo para solucioná-lo da melhor forma possível. 

No segundo, ele até tentou dizer "não", mas foi obrigado a ir mesmo assim. Uma velha conhecida sua, Hala A. Dossari, se encontrava na Union Station planejando alguns ataques. Quando ela envenena uma máquina de refrigerante na estação de trem e provoca explosões, Cross precisa detê-la o quanto antes. Além disso, ele suspeita que tudo aquilo faz parte de um plano maior que precisa ser parado, urgentemente.


“Já me chamaram de cínico algumas vezes nesta vida. Mas é difícil ser positivo ou idealista no meu ramo”. - Alex Cross 

Eu não criei muitas expectativas em relação à história e acabei me surpreendendo. Alex Cross é um personagem e tanto, que encontra soluções em coisas que ninguém havia pensado ainda. Posso afirmar que é um dos melhores protagonistas de romances policiais que eu já li e eu realmente gostei muito dele. E o que falar dos outros personagens? Nana Mama, avó de Cross, por exemplo, é um espetáculo e é impossível não se apaixonar por ela.  

Eu gostei bastante da história, no geral. Os dois casos foram muito bem trabalhados e eu não tenho algo negativo para falar sobre eles, a não ser o fato dos desfechos serem meio corridos, mas foram bem satisfatórios. O primeiro caso, em particular, é muito angustiante, pois de um lado vemos a família de Cross comemorando o Natal e orando para que ele esteja bem, e do outro vemos Fowler mantendo sua ex-esposa, seus filhos e mais duas pessoas como reféns, ameaçando colocar um fim na vida deles e na própria. Isso nos faz refletir bastante, já que Cross e todos os outros policias envolvidos deixaram de comemorar o Natal com sua família para tentar impedir aquele homem louco de cometer tamanha atrocidade. 

A narrativa da história é em primeira pessoa e flui facilmente, proporcionando uma ótima leitura. Os capítulos são bem curtos e divididos de acordo com os pontos de vista dos personagens. Apesar de eu ter visto algumas críticas negativas quanto a isso, o tamanho dos capítulos foi algo que me agradou. Eu também vi algumas pessoas dizendo que a fórmula do autor é a mesma em todos os livros e que isso se torna cansativo, mas este é o primeiro livro do James Patterson que eu leio. Eu gostei da fórmula que ele utilizou, mas preciso ler mais algumas de suas obras para ter uma opinião final sobre o assunto.

Enfim, eu super recomendo Feliz Natal, Alex Cross para todos que gostam do gênero, assim como eu, e também para quem quer iniciar nas leituras deste tipo. Este é o décimo nono volume da série, mas você pode lê-lo sem prejuízo algum no entendimento. Mas, por via das dúvidas, é bom começar pelo primeiro, não é? Haha. Eu gostei bastante da obra e pretendo ler a série a partir do primeiro volume, então, este é mais um plano para 2017.

Eu desejo que, não só 2017, mas todos os anos seguintes da vida de vocês sejam repletos de felicidade, saúde e tudo que há de bom (e de muitos livros, inclusive). Que Deus abençoe cada um de vocês! Beijos, até a próxima!

Feliz Natal, Alex Cross | James Patterson
Editora Arqueiro | 176 p. | 2013

19 comentários:

  1. Olá!
    Adorei a ideia de fazer um Natal Literário! Muito legal mesmo!
    Gostei da resenha, gosto de romances policiais, mas tenho um certo receio porque a grande maioria dos que li foram decepcionantes, só que como esse livro é curtinho me interessei por ele! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é uma pena que todos os romances policiais que você leu te decepcionaram :( Espero que goste desse, caso chegue a lê-lo. Abraços!

      Excluir
  2. Olá!! :)

    Bem!! A serie já vai comprida mesmo!! ahah Mas gostei muito de conferir a resenha que escreveste acerca dele! :)

    Eu acho que gostaria porque o género também me agrada! Mesmo que não prejudique a leitura, prefiro ler toda a coleção mesmo! :) Bom Ano!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode,com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Com certeza esse livro irá para minha lista de 2017. Eu amo romances policiais e a história parece ser bem interessante. Eu gosto sempre de comprar toda a coleção antes para depois começar a leitura, porque não aguento de ansiedade. Sou do tipo que devora uma série em pouco tempo. E como romance policial é algo que me agrada bastante, sempre gosto de ter na estante. E esse é o décimo nono? Nossa, nossa, nossa! A série é beeeem grandinha kkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Mesmo quando a série pode ser lida fora de ordem eu prefiro iniciar pelo primeiro mesmo, pois o personagem vai amadurecendo durante os enredos, e é bom entendê-lo desde o início. Essa série está nas minhas metas de 2017, e pretendo ler os cinco primeiros volumes pelo menos. Adorei saber mais da trama.
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já li alguns livros do James Patterson, mas ainda não cheguei a ler essa obra. Adorei conhecer suas impressões e saber que você se surpreendeu. Acho muito legal quando um personagem consegue ver solução onde ninguém mais ver. É legal saber que, apesar de ser o 19º volume da série, podemos ler fora da ordem sem problema algum.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não li nenhum livro do autor ainda, mas gostei muito da sua resenha. Acho que seria uma boa ideia começar por esse livro. Sua resenha ficou muito legal, parabéns.

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Apesar de eu amar romance polícia acredita que ainda não li nada desse autor? Achei interessante esses contos e curiosa para saber se eu conseguiria solucionar os casos junto com o protagonista.
    Dica anotada.
    Feliz 2017!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Eu cheguei a ler este livro há algum tempo, e até que gostei, mas não foi bem uma das melhores leituras. Achei o livro pequeno...haha' senti que faltaram coisas nos dois casos e também no desfecho. De qualquer forma, eu gostei, mas não totalmente *-*
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  9. Eu comecei a ler esse livro a um tempinho mas não foi pra frente porque não sei... Não me pegou. O James arrasa, mas ele não é um livro que marcaria minha vida e não me empolguei em ir para frente. Então como já tentei e não deu certo vou deixar a dica passar. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adoro livros do gênero e esse parece ser incrível! A série é bem longa mas se ela for boa nada impede de lê-la não é mesmo? Ela parece ser aquela obra que prende e não dá para soltar até terminar, fiquei empolgada em saber qual é o final dessa história! Anotarei essa dica com certeza!
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, os livros do autor realmente seguem o mesmo caminho em todos, por isso deixei de lê-lo. Ainda não li este livro, mas fico feliz que tenha gostado da narrativa e como ele conduziu os capitulos. Meio estranho começar pelo decimo volume da série,kkk.

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom? Feliz ano novo! E que bom que gostou da leitura! Eu até tenho vontade de ler, mas minha experiência com os livros protagonizados pelo Alex Cross não foi muito boa :/ De qualquer forma, quem sabe eu leio no natal desse ano :D Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. James escreve muuuito bem e essa série é maravilhosa... Ainda não li esse mas já estou completamente ansioso

    http://obaucultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie
    eu sempre ouço falar desse personagem, desse livro em geral e parece ser muito legal, interessante para entrar no clima natalino de suspense hahaha boa dica e resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho curiosidade de ler esse livro é apesar de concordar com as críticas referente o autor, tenho esperança que com esse seja diferente, se não for, definitivamente não leio mais nada dele. Já li 4 livros dele é realmente parece ser sempre o mais do mesmo.
    Referente esse livro, gostei das situações que Cross tem que resolver, parece ser uma história mais dinâmica e com fatos que deixam o leitor com uma espera gostosa pelo desfecho, espero sinceramente não me decepcionar.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Olá, sempre vejo ótimas críticas sobre os livros do autor...espero poder conferir também!

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Primeiro preciso dizer que ri muito com seu comentário sobre ler desde o primeiro... Eu super curtiria, mas essa série do Patterson tem mais de 20 livros e infelizmente nem todos foram lançados por aqui (ou não se acha por ser edição antida) - mas como eu iria amar se fossem *-*
    Esse é um dos livros que ainda não li, mas fiquei mais do que empolgada em realizar essa leitura - que parece ser tão interessante e incrível como os outros da série :)
    Espero curtir a leitura...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Subir